Nacional

Igreja: Bispos encerram trabalhos da Assembleia Plenária na nova sede da Conferência Episcopal

Agência Ecclesia
...

Encontro marcado para Lisboa, a 16 de novembro

Lisboa, 08 nov 2017 (Ecclesia) - A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai encerrar os trabalhos da sua próxima Assembleia Plenária a 16 de novembro, na nova sede do episcopado, em Lisboa.

A 193.ª Assembleia Plenária da CEP começa na segunda-feira, em Fátima, com o discurso do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, pelas 16h00, na Casa de Nossa Senhora das Dores.

A 16 de novembro, a conferência de imprensa em que vai ser apresentado o comunicado final dos trabalhos está marcada para as 15h00, na Casa do Bom Pastor em Lisboa (Estrada da Buraca, 8-12).

Os bispos católicos vão debater o novo documento orientador para a formação dos sacerdotes, a exortação apostólica pós-sinodal sobre a família e a preparação do Sínodo de 2018, dedicado aos jovens.

A Conferência Episcopal Portuguesa e os serviços nacionais da Igreja Católica em Portugal - Comissões Episcopais e secretariados dos vários setores da pastoral - têm desde agosto uma nova sede.

A Quinta do Bom Pastor tem dois edifícios: o palacete, onde estão a funcionar os serviços da Conferência Episcopal; e as casas que serviam para cursos e retiros que, após obras de requalificação e a necessária adaptação, foram transformadas nas instalações da Rádio Renascença.

A CEP é a entidade representativa da Igreja Católica em Portugal e uma das conferências mais antigas, atuando regularmente como tal desde os anos 30 do século XX, embora só em 1967 tivesse os primeiros estatutos.

Entre os serviços acolhidos na nova sede conta-se o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, proprietário da ECCLESIA, que produz e distribui informação em diferentes plataformas: internet (portal de informação agencia.ecclesia.pt e redes sociais), imprensa (semanário digital Ecclesia), rádio (Programa Ecclesia na Antena 1) e televisão (Programas Ecclesia e 70x7 na RTP2).

OC



Conferência Episcopal Portuguesa