Nacional

Igreja: Faleceu frei Francolino Gonçalves, biblista português

Agência Ecclesia
...
LFS/AE
LFS/AE

Religioso integrava Pontifícia Comissão Bíblica, do Vaticano

Lisboa, 15 jun 2017 (Ecclesia) - O religioso dominicano português Francolino Gonçalves, especialista no estudo da Bíblia, faleceu hoje em Jerusalém, aos 74 anos de idade, anunciou a Associação Bíblica Portuguesa.

O “ilustre biblista”, refere o comunicado enviado à Agência ECCLESIA, era membro da Pontifícia Comissão Bíblica, da Santa Sé, professor da Escola Bíblica de Jerusalém e membro da Associação Bíblica Portuguesa.

“A Associação Bíblica Portuguesa pede aos seus associados «a oração da comunhão dos santos e aos membros sacerdotes que o tenham presente nas intenções eucarísticas, para que, depois de tantos anos dedicados à Palavra de Deus, possa agora passar da fadiga da procura e do estudo à alegria da contemplação»”, acrescenta a nota oficial assinada pelo padre Mário Sousa, presidente da Associação.

Frei Francolino Gonçalves, investigador da Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém, tinha sido reconduzido pelo Papa Francisco em 2014 como membro da Comissão Bíblica Pontifícia, um cargo que ocupava desde 2009, por nomeação de Bento XVI.

O sacerdote nasceu em Corujas, Macedo de Cavaleiros, em março de 1943; foi ordenado sacerdote em novembro de 1968, na cidade canadiana de Montreal.

O percurso académico do religioso português, no estudo das Escrituras, passou pela Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém (onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian), pelo Instituto Orientalista de Lovaina (Bélgica) e pela Universidade Dominicana de Filosofia e Teologia de Ottawa (Canadá).

Frei Francolino Gonçalves era doutor em filologia e história orientais pela Universidade Católica de Lovaina e em Letras (História da Antiguidade) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Os seus principais centros de interesse foram a dimensão política do profetismo no Próximo Oriente Antigo e a história da formação dos livros proféticos da Bíblia, em especial Isaías e Jeremias.

Em 2011 foi distinguido por unanimidade com o prémio da Academia Pedro Hispano.

Para o júri do prémio, frei Francolino Gonçalves é "um caso raro e incontornável” da cultura portuguesa nos séculos XX/XXI.

As investigações deste especialista “levaram-no a levantar novas hipóteses e perspetivas que alteram profundamente a compreensão das religiões da Bíblia”.

OC



Sagrada Escritura Dominicanos Obituário