Nacional

Igreja/Portugal: Cardeal-patriarca e presidente da República felicitam o Papa pelo seu 81.º aniversário

Agência Ecclesia
...

Lisboa, 17 dez 2017 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa e o presidente da República Portuguesa saudaram hoje o Papa Francisco pelo seu 81.º aniversário, sublinhando o seu exemplo como referência de esperança para a Igreja e a sociedade.

“Que Deus lhe dê saúde, força, porque nós continuamos a precisar muito dele, no cargo que está a desempenhar e que tão bem nos tem feito”, desejou D. Manuel Clemente, em declarações à Agência ECCLESIA, em Lisboa.

O cardeal-patriarca elogiou o “refrescamento evangélico” que Francisco, eleito em 2013, tem trazido” ao “ministério de Papa e ao ministério da Igreja”.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa sublinha a ligação “tão profunda, tão convincente” do pontífice argentino “à sociedade, ao mundo, que vê nele um grande sinal de esperança, um grande fator de esperança e de reconstrução”.

“Desejo ao Papa Francisco todas as felicidades que o sustentem e fortaleçam neste ministério tão bonito que ele está a desenvolver”, complementou D. Manuel Clemente.

Já Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma mensagem de gratidão pelo percurso de vida e pela ação do Papa, nascido a 17 de dezembro de 1936.

“Agradeço ter trazido consigo uma mensagem, uma maneira de ser, uma personalidade que é inseparável daquilo que diz e como diz”, referiu à Agência ECCLESIA.

O chefe de Estado falou de um “exemplo”, que chega aos católicos, aos cristãos e a muitos não-crentes, por todo o mundo.

O Papa celebrou hoje o seu 81.º aniversário, num dia em que rezou, como é tradição, a oração do ângelus desde a janela do apartamento pontifício, ao meio-dia de Roma, acompanhado por milhares de peregrinos na Praça de São Pedro.

Antes, um grupo de crianças assistidas pelo Dispensário Pediátrico “Santa Marta” saudou Francisco, numa audiência privada na Sala Paulo VI, para lhe dar os parabéns.

PR/OC



Papa Francisco