Nacional

Incêndios: Corpo Nacional de Escutas no terreno para ajudar populações e bombeiros

Agência Ecclesia
...
Foto: Lusa
Foto: Lusa

Agrupamentos das Regiões de Coimbra e Portalegre/Castelo Branco garantem apoio após «tragédia»

Lisboa, 18 jun 2017 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) manifestou hoje a sua solidariedade às vítimas da “enorme catástrofe” do incêndio em Pedrógão Grande e informou que agrupamentos das Regiões de Coimbra e Portalegre/Castelo Branco estão a apoiar bombeiros e população.

“O Corpo Nacional de Escutas, através do seu chefe nacional, Ivo Faria, dedica às famílias das vítimas desta enorme catástrofe uma nota de solidariedade e profundo pesar”, refere um comunicado da instituição, enviado à Agência ECCLESIA.

“Os escuteiros têm o lema de estar sempre alerta para servir, todos os dias e a cada necessidade. Mas nestas situações de particular emergência e dor, estamos ainda mais atentos e disponíveis para, com segurança para os nossos escuteiros, prestar o apoio necessário e servir operacionais e populações”, afirma Ivo Faria.

O Departamento Nacional de Proteção Civil e Segurança do Corpo Nacional de Escutas (DNPCS-CNE) garante “o apoio de retaguarda” em situações de necessidade provocadas por episódios de intervenção das entidades de proteção civil no teatro de operações.

“A propósito do incêndio de Pedrógão Grande, o DNPCS-CNE intervém na retaguarda dos bombeiros, no apoio alimentar e na manutenção operacional dos aquartelamentos, e ainda no apoio a evacuações e no suporte alimentar a deslocados”, precisa a nota de imprensa.

A atuação centra-se, neste momento, em dois “pontos fulcrais”, Pedrógão Grande e Penela.

“Os nossos pensamentos e as nossas orações estão agora virados para os familiares e as comunidades enlutadas”, conclui o comunicado.

O incêndio que deflagrou no sábado no concelho de Pedrógão Grande, tendo alastrado aos concelhos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, já provocou mais de 60 mortes, estando este número em atualização.

OC



Escutismo Incêndios