Nacional

Incêndios: Papa mostra-se «consternado» com número de vítimas

Agência Ecclesia
...
Foto: Lusa
Foto: Lusa

Francisco envia mensagem de pesar e oração para as populações das localidades atingidas pelo fogo

Lisboa, 19 jun 2017 (Ecclesia) - O Papa Francisco enviou hoje uma mensagem ao bispo de Leiria-Fátima após o incêndio em Pedrógão Grande, mostrando-se “consternado” com o número de vítimas.

“Consternado pelas numerosas vítimas do incêndio em Pedrógão Grande e localidades vizinhas, o Papa Francisco pede-lhe para transmitir a todos enlutados e provados por este drama a expressão do seu pesar e a certeza da sua proximidade orante”, refere o texto enviado à Agência ECCLESIA.

A mensagem a D. António Marto é assinada, em nome do Papa, pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e foi transmitida pela Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé) em Portugal, a qual sublinha “a solidariedade do Santo Padre, o Papa Francisco, pelas vítimas do incêndio”.

O fogo, que deflagrou este sábado concelho de Pedrógão Grande e alastrou aos concelhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 62 mortos, dezenas de feridos e elevados danos materiais.

O Papa “recomenda as vítimas a Deus Omnipotente e invoca a força e o conforto divinos sobre feridos e desalojados”, concedendo a todos a sua bênção apostólica.

Já este domingo, Francisco tinha rezado no Vaticano pelas vítimas, em silêncio, após deixar uma mensagem de solidariedade.

“Manifesto a minha proximidade ao querido povo português pelo devastador incêndio que está a atingir as florestas à volta de Pedrógão Grande, causando numerosas vítimas e feridos", disse, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação do ângelus.

Em comunicado, a Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima informa queenviou para o Pedrógão Grande 1500 peças de roupa, entre atalhados, lençóis, roupa de criança e adulto e calçado; foram ainda entregues 20 colchões tripartidos aos bombeiros que estão no terreno . 

OC



Incêndios Papa Francisco