Nacional

Incêndios: Vítimas da «calamidade» em Portugal lembradas no Congresso Eucarístico de Angola

Agência Ecclesia
...
Foto Lusa
Foto Lusa

Cerca de 100 mil participantes na Missa de encerramento, presidida por D. Manuel Clemente, rezaram pelos que morreram em Pedrógão Grande

Huambo, Angola, 18 jun 2017 (Ecclesia) – Cerca de 100 mil participantes na Missa de encerramento do Primeiro Congresso Eucarístico Nacional de Angola, que hoje terminou na cidade do Huambo,  rezaram pelas as vítimas do incêndio em Pedrógrão Grande.

D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, é o enviado extraordinário do Papa a este Congresso Eucarístico e, na Missa de encerramento a que preside, pediu a todos os presentes para se unirem “a todos os que morreram neste gigantesco incêndio”.

Em declarações à enviadas à Agência ECCLESIA, o secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Barbosa, disse que os cerca de 100 mil participantes neste celebração tiveram presente também os familiares das vítimas e “todos os que no terreno lutam contra esta calamidade”.

“Fica esta expressão solidária do presidente da CEP e minha e desta imensa multidão de cristãos que celebram na fé e na esperança a sua vida eucarística”, disse o padre Manuel Barbosa que participou, com D. Manuel Clemente, no Primeiro Congresso Eucarístico de Angola.

O Congresso Eucarístico Nacional de Angola decorreu na cidade do Huambo entre os dias 12 e 18 de junho e teve como enviado extraordinário do Papa D. Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e contou também com a presença de D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, como conferencista.

O incêndio que deflagrou no sábado no concelho de Pedrógão Grande, tendo alastrado aos concelhos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, já provocou mais de 60 mortes, estando este número em atualização.

Além de elevados danos materiais provocados pelos incêndios, há ainda a registar mais de 50 feridos, incluindo bombeiros voluntários, quatro dos quais em estado grave.

PR



Incêndios