Nacional

Jovens: Carmelitas dedicam ano pastoral ao quinto centenário do nascimento de Santa Teresa

Agência Ecclesia
...

Porto, 15 nov 2014 (Ecclesia) – Os Jovens Carmelitas planearam várias iniciativas para celebrarem o quinto centenário do nascimento de Santa Teresa e a primeira atividade é uma caminhada pelo monte, a ‘Subida 1.1’, hoje, em Viana do Castelo.

Os Jovens Carmelitas, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, explicam que nas diversas atividades a realizar querem “aprofundar o conhecimento da vida e da espiritualidade de Teresa”, que ensina-os “a orar e a viver” na “relação de amizade” com quem “sabem que os ama”.

Nesse sentido, a primeira atividade, a ‘Subida 1.1’, começou às 09h30 no Convento do Carmo, Diocese de Viana do Castelo, e depois da caminhada pelo monte termina no mesmo sítio às 17h30.

A juventude ligada aos padres Carmelitas Descalços revela que neste ano pastoral, em que celebram o quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus (1515-2015), “põe-se a caminho inspirados pela figura desta santa e doutora da Igreja”.

Do plano de atividades intitulado ‘Ser jovem com Teresa’ destaca-se o quinto Encontro Ibérico do Carmo Jovem, em Medina del Campo, Espanha, entre 6 a 8 de dezembro de 2014.

Em 2015, das iniciativas programadas assinala-se a ‘Subida 1.2’, no Marco de Canaveses, Diocese do Porto, a 16 de maio, e de 5 a 9 de agosto, os Jovens Carmelitas participam no Encontro Europeu de Jovens em Ávila, Espanha.

CB/OC