Nacional

Lamego: Exposição «Contas a Rezar» convida a uma volta ao mundo das religiões

Agência Ecclesia
...
Foto: Júlia Lourenço
Foto: Júlia Lourenço

Mostra resulta de um coleção particular de Júlia Lourenço, com mais de 1300 peças da

Lamego, 29 ago 2017 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Lamego, e o Castelo de Lamego, vão acolher no dia 01 de setembro a exposição “Contas de Rezar”, uma mostra composta por mais de 1300 objetos de fé de diferentes religiões.

De acordo com a Diocese de Lamego, a inauguração da exposição está marcada para as 17h00, no castelo da cidade, e uma hora mais tarde no museu diocesano.

A exposição em causa reúne peças de um espólio particular, da colecionadora Júlia Lourenço, que desde 1993 já congregou “mais de 1300 peças de diferentes religiões e de vários pontos do mundo”, adianta a página online E-Cultura.

Entre os artigos presentes nesta mostra, encontram-se “terços, rosários, japá malas (como designam os hindus), odyuzu (para os budistas), masbahas (para os muçulmanos) ou cordão de oração”.

A “viagem” dos visitantes “começa pelos hindus, passando pelos budistas, muçulmanos e terminando nos católicos e inclui peças elaboradas com diferentes materiais, desde osso de rena da Finlândia, pastilha decorativa de Itália, ónix, ágata, cortiça, tecido, botões, a papel ou fósforos”.

A responsável pela coleção, Júlia Lourenço, é uma professora e investigadora da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Na base da recolha das peças está uma “rede mundial de colaboração” que permitiu em poucos anos a expansão de um projeto que agora tem cariz itinerante, já tendo passado por outras regiões e dioceses.

JCP  



Diocese de Lamego Igreja/Cultura