Nacional

Lisboa:Capela do Rato acolhe ciclo sobre «grandes correntes da ética ocidental»

Agência Ecclesia
...
Capela do Rato - Lisboa - LFS/Agência ECCLESIA
Capela do Rato - Lisboa - LFS/Agência ECCLESIA

Especialistas refletem sobre as orientações éticas da contemporaneidade

Lisboa, 23 jan 2017 (Ecclesia) – A Comunidade da Capela do Rato (Lisboa) acolhe a partir de hoje o curso «Filosofar é também agir - grandes correntes da ética ocidental», com mais de 150 inscritos.

Esta iniciativa surge no seguimento do curso «Os filósofos também falam de Deus» que decorreu também naquele espaço e conta com a presença de vários especialistas nas “orientações éticas mais representativas” dos tempos atuais, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA pelos promotores do evento.

A equipa organizadora, que tem a coordenação científica de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, convidou vários docentes universitários para falarem sobre estas temáticas contemporâneas que têm uma “apresentação teórica”, seguida de debate e de diálogo.

“Ética, Moral, Religião e Direito. Diferentes tipos de Éticas - deontológicas, teleológicas, consequencialistas, etc.” é o tema do primeiro encontro, a 23 de janeiro, com Teresa Ximenez, CFUL), seguindo-se, uma semana depois, “Ética da virtude (Aristóteles e sua influência posterior)”, por António Pedro Mesquita, FLUL.

No mês de fevereiro as temáticas abordadas são: “Ética das virtudes e ambiente” (Sofia Vaz, SEA, 6 de fevereiro), “A Bioética (principais correntes e seus principais representantes)” (Marta Mendonça, UNL, 13 de fevereiro), “As éticas da cidadania - A ética de um mundo decente (Rosenzweig, Margalit, Lévinas)” (Mendo de Castro Henriques, UCP, 20 de fevereiro) e “A ética animal (Peter Singer, Tom Regan)” (Manuel João Pires, CFUL, 27 de fevereiro)”.

As sessões de março iniciam-se com “As éticas do cuidado (Carol Gilligan, Sarah Rudick, Leonardo Boff)” (Maria Luísa Ribeiro Ferreira, CFUL, dia 6), continuando com “A ética da responsabilidade (Hans Jonas e outros)” (Manuel  José do Carmo Ferreira, CFUL, dia 13), “As éticas ambientalistas (Leopold, Callicot, Arne Naess, e outros)” (Maria José Varandas, SEA, dia 20) e “As éticas consequencialistas (Stuart Mill e suas implicações em éticas contemporâneas)” (Pedro Galvão, FLUL, dia 27).

Para o mês de abril, os conferencistas vão refletir sobre “As éticas do dever (Kant e suas implicações em éticas contemporâneas)” (Pedro Alves, FLUL, 3 de abril), “A ética da Justiça (John Rawls e suas implicações em éticas contemporâneas)” (Viriato Soromenho Marques, FLUL, 10 de abril) e “A ética empresarial” (Jorge Rodrigues, ISCAL, 16 de abril).

O curso encerra-se em maio com “As éticas da justiça e do cuidado (Sheila Benhabib, Martha Nussbaum, Adela Cortina e Maria de Lourdes Pintasilgo)” (Fernanda Henriques, U. Évora, dia 8), “As éticas feministas (feminismos da igualdade, da diferença e do transgénero; os ecofeminismos)” (Maria Luísa Ribeiro Ferreira, dia 15) e “A ética dos Evangelhos” (José Tolentino Mendonça, UCP, dia 22).

As sessões têm início às 18h15 e terminam às 20h00; a inscrição cifra-se nos 30 Euros.

LFS



Diocese de Lisboa