Nacional

Lisboa: Cardeal-patriarca diz que as obras da misericórdia devem ser «um programa para cada cristão»

Agência Ecclesia
...

D. Manuel Clemente iniciou um ciclo de reflexões semanais sobre o Jubileu

Lisboa, 12 fev 2016 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa vai apresentar durante os Domingos da Quaresma, um conjunto de seis vídeos sobre o Jubileu, apresentando as as obras de misericórdia como “um programa” de vida para cada cristão.

Num vídeo divulgado esta sexta-feira pelo Patriarcado de Lisboa, D. Manuel Clemente reflete sobre as primeiras duas obras de misericórdia corporais “enunciadas por Cristo” no Evangelho, “dar de comer a quem tem fome” e “dar de beber a quem tem sede”.

“Corresponder às necessidades básicas dos nossos semelhantes é fundamental para uma vida que se queira na esteira de Jesus Cristo e por isso uma vida propriamente cristã”, frisa o responsável católico.

É por isso que, realça D. Manuel Clemente, “nas comunidades cristãs, além da Palavra de Deus que se anuncia e da celebração dos sacramentos e da vida litúrgica, há também a expressão sociocaritativa, quer na vida de cada pessoa, quer nas suas famílias, quer na atenção às necessidades mais concretas dos outros”.

Em causa estão “necessidades primárias e absolutas para qualquer ser humano, que não podem ser de modo nenhum obviadas nem estragadas por qualquer espiritualismo que não as considerasse”, conclui.

O cardeal-patriarca de Lisboa vai marcar cada domingo da Quaresma com uma reflexão sobre o Ano da Misericórdia.

“Em cada semana, D. Manuel Clemente, num apontamento catequético, falará sobre as obras de misericórdia, corporais e espirituais”, adianta o gabinete de comunicação do Patriarcado.

Todos os vídeos vão ser disponibilizados online na sexta-feira anterior, através do site do Patriarcado, do YouTube, Facebook e Twitter.

As reflexões, com cerca de 3 minutos cada, estarão também disponíveis para leitura através do jornal diocesano “Voz da Verdade”.

JCP



Diocese de Lisboa Jubileu da Misericórdia