Nacional

Lisboa: Fórum da Cáritas debate «acolhimento» aos refugiados

Agência Ecclesia
...
DR
DR

Hoje, com a participação de Pedro Calado, Alto-comissário para as Migrações , em Cascais

Lisboa, 24 fev 2016 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Lisboa vai promover hoje um fórum dedicado ao tema “Europa, Migrantes e Interculturalismo”,  em Cascais, no âmbito da Semana Nacional Cáritas.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização destaca a importância de refletir “sobre o acolhimento de estrangeiros, imigrantes e refugiados” no contexto da atual crise que tem estado a bater à porta da Europa e de Portugal.

A Cáritas de Lisboa recorda “o imparável fluxo” de migrantes e refugiados que procuram entrar no Velho Continente, cerca de 4 mil por dia, e “as sérias e incontornáveis questões que este movimento coloca” a todos os países envolvidos.

Com início previsto para as 9h45, no Centro Cultural de Cascais, o evento visa também identificar aspetos mais locais que fazem do “acolhimento e integração de imigrantes uma boa prática no município de Cascais”.

Destaque para a participação, entre outras figuras, do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e de Carla Martingo, do Gabinete de Educação, Formação e Mediação Intercultural do ACM.

A Semana Nacional Cáritas, entre 21 e 28 de fevereiro, tem este ano como tema “Cáritas: Coração da Igreja no Mundo” e motiva um vasto programa de atividades em várias dioceses.

No caso da Cáritas Diocesana de Lisboa, além do fórum já referido, ela apostou também numa exposição fotográfica itinerante sobre toda a atividade da organização e ainda numa exposição de obras de arte para venda às populações.

O resultado desta venda vai acumular com o total do peditório nacional da Cáritas Portuguesa, que este ano reverte em grande parte para o apoio aos refugiados.

Será também novidade o início do arranjo de um espaço destinado a ser muito brevemente Centro Diocesano de Apoio à família”, um projeto que “resulta de uma estreita relação de cooperação entre a Cáritas de Lisboa e a Pastoral Familiar diocesana.

JCP



Diocese de Lisboa Caritas