Nacional

Lisboa: Iniciativa «Presépio na Cidade» convida a viver «o verdadeiro sentido do Natal, da Vida e da Família»

Agência Ecclesia
...

Aposta de leigos católicos para a dinamização desta quadra nasceu no ano 2000

Lisboa, 07 dez 2017 (Ecclesia) – Começa hoje em Lisboa uma nova edição do projeto ‘Presépio na Cidade’, iniciativa de leigos católicos que procura “repor o verdadeiro sentido do Natal, da Vida e da Família que tanto têm sido menosprezados”.

Na página online da iniciativa, os organizadores realçam a importância de “dar a conhecer o Menino Jesus”, e os valores que ele transporta, “de paz, alegria e simplicidade”, à cidade de Lisboa e “aos que nela vivem ou trabalham”.

O presépio vai estar instalado até dia 22 de dezembro na Rua Garrett, junto à Basílica dos Mártires, no Chiado, como convite à oração mas também a colocar mãos à obra, através da construção de ‘kits de natal’ com um cariz solidário.

“Esta construção tem como objetivo fazer com que a sociedade participe para um Bem comum, que é dar um pouco do nosso tempo, da nossa alegria, da nossa capacidade de fazer, àqueles que sofrem, que estão sós e que como todas as pessoas precisam e gostam de se sentir amados”, explica a organização.

Os moldes para os kits de Natal, constituídos por pequenos sacos com terço, podem ser descarregados online.

Todos os trabalhos devem ser depois entregues na Basílica dos Mártires.

O programa do ‘Presépio na Cidade’ inclui também uma ‘bênção das grávidas’ no dia 16 de dezembro às 18h30, na Basílica dos Mártires.

Um momento “especial” para que todas estas mulheres, “e os seus bebés, bem como as suas famílias” se possam sentir “amadas e protegidas”, frisam os promotores do projeto.

As inscrições para esta celebração estão abertas, bem como para outra iniciativa, a ‘Via da Alegria’, que convida a um percurso pelas ruas da baixa lisboeta, em ligação ao “caminho que a Sagrada Família fez até Belém, onde Maria deu à Luz, Jesus, o Salvador do Mundo”.

A organização espera “juntar o maior número de pessoas na Via da Alegria, de modo a deixar marca do Amor que os homens e mulheres de Lisboa têm por Jesus e pela Boa Noticia que Ele é”.

A iniciativa ‘Presépio na Cidade’ nasceu em Lisboa, no ano 2000, pela mão de leigos católicos com a intenção de “celebrar em grande festa o nascimento de Jesus, convidando a cidade a aproximar-se e a participar deste grande acontecimento”.

JCP