Nacional

Lisboa: «Se o Papa fosse à sua paróquia? Como comunicava?»

Agência Ecclesia
...

Jornadas diocesanas de comunicação desafiam a inovar na busca de novas linguagens de fé

Lisboa, 03 fev 2017 (Ecclesia) – ‘Se o Papa fosse à sua paróquia? Como comunicava?’, é este o ponto de partida para a 2.ª jornada de comunicação do Patriarcado de Lisboa, que vai ter lugar no Centro Pastoral de Torres Vedras, no dia 18 de fevereiro.

De acordo com o programa do evento, publicado hoje, a vinda do Papa Francisco a Portugal e a Fátima é um dos pontos de partida da reflexão, com os participantes a poderem apresentar o seu próprio “projeto de comunicação”.

Esta jornada diocesana nasceu em 2016, depois da caminhada sinodal proposta pela Igreja Católica local às comunidades, tendo em vista o reforço do caráter missionário dos cristãos.

Neste sentido, o Patriarcado de Lisboa considera essencial a comunicação enquanto motor de uma Igreja cada vez mais comprometida e empenhada na sociedade.

“Respondendo aos desafios enunciados na Constituição Sinodal de Lisboa, esta iniciativa destina-se a todos os agentes desta pastoral que desenvolvem os seus trabalhos nas Paróquias, Institutos Religiosos, Movimentos, grupos ou associações e visa fornecer um contributo importante para uma melhor comunicação da fé”, pode ler-se.

“Comunicar de forma compreensível e adotar novas linguagens” é um dos objetivos.

“Outro dos desafios colocados à prática pastoral atual prende-se com a clareza da sua comunicação, tanto na maneira como ela se realiza no interior da Igreja como no diálogo com o exterior”, refere o número 43 da Constituição Sinodal de Lisboa.

Ao longo do evento, com entrada gratuita mas dependente de inscrição prévia, as pessoas vão poder participar em workshops sobre ‘práticas de comunicar’ ou ‘gestão de redes sociais’.

Vão também ter oportunidade de refletir sobre ‘como comunicar a visita do Papa a Fátima’, através de uma conferência da responsável pelo gabinete de comunicação do Santuário, a jornalista Carmo Rodeia.

O encerramento das jornadas de comunicação estará a cargo do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

JCP



Diocese de Lisboa Comunicações Sociais