Nacional

Lisboa: Sé tem nova imagem de Nossa Senhora de Fátima

Agência Ecclesia
...
Foto: Francisco Noronha de Andrade
Foto: Francisco Noronha de Andrade

Iniciativa surgiu no âmbito do Centenário das Aparições e quer abrir ainda mais a catedral aos peregrinos

Lisboa, 11 dez 2017 (Ecclesia) – A Sé de Lisboa recebeu uma nova imagem de Nossa Senhora de Fátima, já abençoada e coroada pelo cardeal-patriarca D. Manuel Clemente, na solenidade da Imaculada Conceição.

De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, este projeto nasceu no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, numa iniciativa que envolveu o cónego Carlos Paes, na altura Deão do Cabido da Sé; o cónego Luís Manuel, prior da Sé, e Francisco Noronha Andrade, da Associação Servitas.

A cerimónia de benção e de coroação contou já com a presença também do novo Deão, entretanto nomeado pelo Patriarcado de Lisboa, o cónego Francisco José Tito Espinheira. 

A nova imagem é da autoria de Luciano Thedim, sobrinho do escultor José Thedim que deu forma à primeira representação de Nossa Senhora de Fátima, em 1920.

Outro pormenor é que tanto a imagem como a coroa que a ornamenta foram feitas este ano, em que se cumpre precisamente o Centenário das Aparições de Fátima.

No caso da coroa, da autoria de Jorge Leitão, ela também saiu do mesmo atelier onde, em 1942, foi concebida a coroa original de Fátima.

A nova imagem de Nossa Senhora de Fátima entrou na Sé pela primeira vez no dia 13 de outubro e está agora colocada ao culto das comunidades cristãs e dos peregrinos que visitam a cidade de Lisboa.

Como um “convite” a entrar e a rezar também pelas graças do Centenário e pela vinda do Papa Francisco a Portugal, nos dias 12 e 13 de maio, ocasião em que canonizou os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.

JCP



Diocese de Lisboa Fátima