Nacional

Lusofonia: Fundação católica recolhe 2532 «Presentes Solidários»

Agência Ecclesia
...

«Dar a Duplicar!» foi lema da campanha de ajuda a 13 causas em comunidades carenciadas

Lisboa, 20 fev 2017 (Ecclesia) - A Fundação Fé e Cooperação (FEC) recolheu 2532 “presentes solidários” para projetos em favor de 13 comunidades carenciadas em países lusófonos e no Iraque, informou hoje a instituição católica.

“A adesão à campanha ‘Presentes Solidários’ é maior de ano para ano, contribuindo para a melhoria das condições reais de vida de inúmeras famílias dos países lusófonos e também de famílias de deslocados no Iraque. Um total de foram angariados na campanha ‘Presentes Solidários 2016’, através das 552 encomendas realizadas”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os 13 presentes do catálogo 2016 foram identificados pelos seus parceiros no terreno e selecionados de acordo com as “necessidades reais das comunidades”.

A iniciativa visa ajudar populações concretas em diversas áreas - educação, alimentação, saúde e infraestruturas.

Cada presente solidário vai ajudar uma comunidade de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Iraque Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, com o lema ‘Dar a Duplicar!’.

“Desde 2007 oferecemos mais de 28 mil presentes, que deram respostas concretas a vários desafios nas áreas da educação, alimentação, saúde e infraestruturas, colmatando necessidades de comunidades vulneráveis espalhadas pelos países lusófonos”, sublinha a FEC.

A irmã Irene Guia, a colaborar com o JRS - Serviço Jesuíta aos Refugiados, parceiro da campanha ‘Presentes Solidários 2016’ no Iraque, adianta que estes presentes "serão recebidos como aconchego mas também como sinais de que outros sabem o que padecem e que estão atentos ao seu sofrimento”.

A FEC é uma Organização não-governamental para o Desenvolvimento (ONGD) fundada há 26 anos pela Conferência Episcopal Portuguesa, pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e Federação nacional dos Institutos Religiosos (FNIS).

OC



FEC