Nacional

Media: Responsáveis da Associação de Imprensa Cristã recebidos pelo presidente da República

Agência Ecclesia
...
Foto: Presidência da República
Foto: Presidência da República

Lisboa, 20 jun 2016 (Ecclesia) – A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) foi recebida em audiência pelo presidente da República, num encontro em que Marcelo Rebelo de Sousa teve oportunidade de se inteirar das principais dificuldades dos meios de comunicação regionais.

Segundo um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, uma das matérias abordadas foi “a recente Lei da Transparência, que veio sobrecarregar, ainda mais, sobretudo as pequenas publicações, com novas obrigações administrativas e burocráticas”.

O presidente da direção da AIC, padre Elísio Assunção, manifestou ao presidente da República a sua “preocupação e indignação” pela discriminação que as publicações da imprensa de inspiração cristã têm vindo a ser alvo, por parte da Entidade Reguladora para a Comunicação Social”.

Em causa estão sobretudo “as novas classificações atribuídas indiscriminadamente e sem respeitar a lei, sem informar os interessados”, que fizeram com que este tipo de imprensa tenha passado a ser tida como “doutrinária” em vez de um projeto de “informação geral”.

Esta mudança fez com que os meios de comunicação cristãos perdessem o acesso a vários “incentivos do Estado”.

No seu encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, a direção da AIC criticou “particularmente a ausência de critérios objetivos” para justificar “tal classificação”.

Esta e outras preocupações foram incluídas “num dossier” entregue ao presidente da República, “que disse ir ler e analisar com atenção todo o conteúdo”.

Nesta reunião participaram ainda responsáveis da Associação Portuguesa de Imprensa e da VisaPress - Gestão de Conteúdos dos Media.

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã nasceu em 1992, ano em que foram aprovados os estatutos durante a assembleia geral de associados; atualmente tem cerca de 270 sócios, 180 dos quais efetivos.

JCP



Comunicações Sociais