Nacional

Música: Repertório tradicional de Natal centra-se na Sagrada Família

Agência Ecclesia
...

Teólogo e sociólogo Alfredo Teixeira realça “a particular inteligência” nas músicas e a peculiaridade do ponto de vista social

Lisboa, 22 dez 2012 (Ecclesia) – O teólogo e sociólogo Alfredo Teixeira disse que os cantos tradicionais de Natal concentram-se na Sagrada Família e contam perspetiva pouco habitual do ponto de vista social.

O diretor do Instituto Universitário de Ciências Religiosas da Universidade Católica, formado em estudos musicais e corais, falou do repertório tradicional português como uma experiência de um Natal miniaturizado.

“A principal caraterística do repertório é baseado na experiência da Sagrada Família, descrita como pouco habitual, do ponto de vista social”, referiu ao programa ECCLESIA.

“José embala o Menino” é um dos exemplos dados, onde é descrito que “há uma cooperação que nem sequer é habitual no mundo onde nasceram estas canções”.

[[v,d,3684,por Alfredo Teixeira]]“Sabe-se que nesta época os homens só se aproximavam das crianças quando elas já sabiam andar, mas José é apresentado em várias canções como uma figura social muito verosímil”, acrescentou.

Na conferência intitulada “Música como lugar teológico”, Alfredo Teixeira deu conta da “particular inteligência nestes repertórios que é a centralidade nessa família, mistério do Natal.”

Foram apresentados excertos de música tradicional natalícial, tais como da autoria de Fernando Lopes Graça e Eurico Carrapatoso, e os comentários sublinhavam a centralidade do Natal.

“O traço da criação tradicional musical em Portugal concentra-se na contemplação de um Deus Menino, esse acontecimento cristão e inédito que é de pensar Deus a partir da própria experiência da sua humanização”, afirmou o teólogo.

PTE/SN

 



Natal