Nacional

Natal: Exposição «Presépio Tradicional Português»

Agência Ecclesia
...

Na localidade de Santiago do Cacém até 07 de janeiro

Santiago do Cacém, 07 dez 2017 (Ecclesia) – A localidade de Santiago do Cacém (Diocese de Beja) vai acolher uma exposição, de 07 deste mês a 07 de janeiro, com o «Presépio Tradicional Português».

A exposição está patente ao público no quartel velho dos bombeiros daquela localidade e ao longo deste mês, terão lugar “conferências, visitas guiadas, concertos e outras iniciativas que visam dar a conhecer as boas práticas da arte dos Presépios”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Quando se aproxima o Natal, a magia do presépio renasce, no entanto, a arte do «Presépio Tradicional Português» “está a definhar e corre o risco de se extinguir”, lê-se na nota.

O presépio português faz parte de uma “rica tradição europeia, mas tem personalidade própria, em que marcam presença as cenografias baseadas em paisagens naturais, a multiplicação de cenas da vida rural e urbana, a alternância de escalas e o destaque conferido à Sagrada Família, que é o seu epicentro”, salienta José António Falcão, responsável do UCART (Centro UNESCO de Arquitetura e Arte).

Sob a orientação do arquiteto Ricardo Pereira, da conservadora-restauradora Sara Fonseca e da pintora Raquel Ventura, mais de meia centena de pessoas, entre adultos e crianças, “trabalharam afincadamente”, ao longo de vários dias, na construção do Presépio.

LFS



Natal