Nacional

Óbito: Faleceu o cónego José Geraldes Freire

Agência Ecclesia
...

Coimbra, 19 mar 2017 (Ecclesia) – Faleceu o cónego José Geraldes Freire, professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo-se realizado as exéquias este sábado, 18 de março, na igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

A Diocese de Portalegre-Castelo Branco, de onde era natural, informa que o cónego José Geraldes Freire faleceu nos hospitais da Universidade de Coimbra

O professor da Universidade de Coimbra nasceu a 14 de maio de 1928, em S. Miguel d'Acha, e foi ordenado presbítero a 15 de agosto de 1951 na catedral de Portalegre.

O padre José Geraldes Freire foi nomeado professor do Seminário Maior de Portalegre em 1955 e, a partir de 28 de setembro de 1963, é “autorizado a exercer o cargo de Professor de Clássicas na Universidade”, refere a nota publicada na página da internet da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Em 18 de setembro de 1990 é nomeado cónego capitular da Sé de Portalegre e a 15 de novembro do mesmo ano é nomeado monsenhor com o título de ‘Prelado Honorário de Sua Santidade João Paulo II’.

As exéquias do cónego José Geraldes Freire decorreram na manhã do dia 18 de março, na igreja de Nossa Senhora de Lourdes, em Coimbra, de onde seguiu para o Cemitério da Conchada, na mesma cidade.

PR