Nacional

Óbito: Faleceu o padre vicentino Agostinho Teixeira de Sousa

Agência Ecclesia
...
Foto Congregação da Missão, Padre Agostinho Teixeira de Sousa
Foto Congregação da Missão, Padre Agostinho Teixeira de Sousa

Lisboa, 19 mar 2017 (Ecclesia) – Faleceu esta sexta-feira o padre Agostinho Teixeira de Sousa, superior da comunidade dos vicentinos, em Lisboa, informou a Congregação da Missão em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O padre Agostinho Teixeira de Sousa faleceu no IPO, em Lisboa, e o corpo esta em câmara ardente a partir das 17h00 horas deste domingo, na paróquia de São Tomás de Aquino, onde vai decorrer uma vigília pelas 18h30.

O funeral do padre Agostinho Teixeira de Sousa realiza-se esta segunda-feira, às 11h00 na igreja paroquial de São Tomás de Aquino, em Lisboa, seguindo para a capela de Pedra Maria em Varziela, Felgueiras, onde vai ser celebrada uma Eucaristia pelas 17h00.

O padre Agostinho Teixeira de Sousa tinha 61 anos, nasceu em Varziela, Felgueiras, de onde saiu para Braga, aos 11 anos, para estudar no Seminário dos Padres Vicentinos.

Ordenado sacerdote no dia 27 de julho de 1980, em Santa Quitéria Felgueiras, por D. António Ferreira Gomes, o sacerdote vicentino foi pároco nas dioceses do Porto, Beja, Santarém e Portalegre-Castelo Branco.

Na Congregação da Missão, o padre Agostinho dinamizou as ‘Missões Populares’, tendo participado em mais de 30, nas dioceses de Beja, Lamego, Vila Real, Portalegre-Castelo Branco, Santarém e Setúbal.

Capelão militar durante 6 anos, o sacerdote vicentino foi ecónomo na Província Portuguesa da Congregação da Missão, coordenador das ‘Missões Populares Vicentinas’, conselheiro provincial e o de superior de diversas comunidades, atualmente na da Luz, em Lisboa.

Nos últimos meses, o padre Agostinho Teixeira de Sousa deu um contributo relevante às celebrações dos 300 anos de presença em Portugal da Congregação da Missão e dos 400 do carisma vicentino, que estão a decorrer este ano.

PR



Vicentinos