Nacional

Património: Igreja da Misericórdia de Leiria classificada como monumento de interesse público

Agência Ecclesia
...

Lisboa, 13 abr 2015 (Ecclesia) - O Governo português classificou como monumento de interesse público a igreja da Misericórdia de Leiria, de acordo com a portaria n.º 208/2015 que foi hoje publicada em Diário da República.

“A primitiva Igreja da Misericórdia de Leiria foi erguida em 1544, no local da sinagoga medieval da cidade, situada na então denominada Rua Nova dos Judeus. Porém, o templo atual resulta de uma reconstrução integral, iniciada em 1707, e da qual resultou a sua singela estrutura chã, com decoração austera, integrável no panorama do tardomaneirismo nacional”, precisa o documento.

Segundo a portaria, para além do seu interesse patrimonial, a igreja afirma -se como “um espaço com grande simbolismo, conservando muito presente a memória judaica e cristã -nova de Leiria, cuja importância histórica é acrescida pelo facto de na antiga judiaria, junto à sinagoga, ter funcionado a tipografia, de fundação quatrocentista, de onde saiu em 1495 o célebre Almanaque Perpétuo de Abraão Zacuto, a primeira obra científica impressa em Portugal”.

Também hoje, a capela-mor da igreja de São Domingos, em Coimbra, foi desclassificada como monumento nacional, concluindo um processo iniciado em junho de 2014.

OC



Património