Nacional

Porto: Bispo sublinha «exemplar dedicação» do clero

Agência Ecclesia
...
Foto: Diocese do Porto
Foto: Diocese do Porto

Decreto com nomeações para o ano pastoral 2017-2018

Porto, 03 ago 2017 (Ecclesia) - O bispo do Porto elogiou a “exemplar dedicação” do clero diocesano ao anunciar as nomeações para o ano pastoral 2017-2018.

“Dou graças a Deus por vós e convosco irmãos leigos, consagrados, diáconos e presbíteros que agora iniciais o caminho do ministério, sois chamados a novas missões ou deixais múnus e serviços pastorais vividos com inexcedível e exemplar dedicação que me cumpre agradecer em meu nome e em nome da Igreja do Porto”, refere D. António Francisco dos Santos, num documento enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O prelado recorda mensagem do Papa Francisco aos participantes na Plenária da Congregação para o Clero, em Roma, a 1 de junho, na qual o pontífice falou da formação e das exigências do ministério ordenado como “um percurso fascinante e ao mesmo tempo exigente”.

“É no contexto desta fidelidade ao chamamento divino e deste seu primeiro sim dado com generosidade que o mesmo discípulo do Senhor, membro da Igreja pelo batismo ou entregue por inteiro ao seu serviço no ministério ordenado, se torna disponível para a missão”, refere D. António Francisco dos Santos.

O bispo do Porto sublinha a necessidade de uma “disponibilidade para a missão nos seus contínuos desafios e aumentadas exigências” para quem se decide “a seguir o Senhor”.

O documento anuncia as mudanças nos serviços pastorais de sacerdotes, diáconos e diáconos permanentes, para paróquias e secretariados, incluindo o Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, cujo diretor é o cónego Jorge Duarte, igualmente diretor do Gabinete de Comunicação da Diocese.

OC



Diocese do Porto