Nacional

Porto: D. João Miranda Teixeira distinguido pela autarquia de Felgueiras

Agência Ecclesia
...
Foto: Diocese do Porto
Foto: Diocese do Porto

Prelado serviu a diocese nortenha durante cerca de três décadas

Felgueiras, 12 ago 2017 (Ecclesia) – O bispo auxiliar emérito do Porto, D. João Miranda Teixeira, vai ser distinguido hoje com o título de cidadão honorário e a medalha de ouro do Concelho de Felgueiras, numa cerimónia em Vila Verde, a sua terra natal.

De acordo com informações enviadas à Agência ECCLESIA, no mesmo dia vai ser feita a consagração e bênção do altar da igreja românica de São Mamede de Vila Verde, numa cerimónia presidida pelo bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos.

O referido monumento, que chegou a estar em estado de “quase total ruína”, foi recuperado graças a “uma profunda campanha de obras de conservação, salvaguarda e valorização, a cargo da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais” e “no âmbito do projeto Rota do Românico do Vale do Sousa, que a devolveram ao culto e à visitação”.

D. João Miranda Teixeira nasceu a 1 de dezembro de 1935 em Vila Verde, Felgueiras, tendo sido ordenado padre em 1960 e bispo em maio de 1983, desempenhando a missão de auxiliar da diocese do Porto durante mais de 28 anos.

A 30 de novembro de 2006 foi nomeado administrador apostólico da diocese do Porto, por impedimento de D. Armindo Lopes Coelho, cargo que assumiu até à tomada de posse de D. Manuel Clemente, em 24 de março de 2007.

Em novembro de 2011, D. João Miranda Teixeira resignou por ter atingido os 75 anos, a idade limite imposta pelo direito canónico.

“Não gostaria para já de cruzar os braços – e já vi que não vai faltar que fazer - mas também nunca gostei de corridas. Tentarei conjugar cinco verbos do dicionário: rezar, celebrar, ouvir (mesmo de confissão), preparar, visitar”, disse na altura o prelado.

A diocese do Porto conta atualmente com três bispos auxiliares: D. António Bessa Taipa, D. António Augusto Azevedo e D. Pio Alves.

JCP



Diocese do Porto