Nacional

Porto: Instituição que é «berço, mesa e oficina» da misericórdia

Agência Ecclesia
...

Santa Casa da Misericórdia da cidade celebrou 517 anos

Porto, 16 mar 2016 (Ecclesia) – O bispo do Porto considera que a Santa Casa da Misericórdia da cidade nasceu para “ser berço, mesa e oficina” da misericórdia.

Na homilia do aniversário da Santa Casa da Misericórdia do Porto, D. António Francisco dos Santos disse esta instituição tem sido “âncora, bússola e farol de misericórdia”

A celebrar 517 anos, a Santa Casa da Misericórdia da cidade do Douro tem sido “uma escola exemplar das 14 obras de misericórdia”, frisou.

A comemoração deste aniversário significa “abrir os horizontes” da memória “ao imenso património de bem-fazer” que esta instituição do Porto “realizou e realiza”, disse D. António Francisco Santos na homilia, esta segunda-feira, da celebração desta data comemorativa.

As Santas Casas da Misericórdia, que nasceram pela mão da rainha D. Leonor, ocupam-se dos pobres e desprotegidos.

A primeira instituição nasceu em 1498 e ao longo destes séculos têm traduzido o amor igual ao próximo “independentemente da sua origem, condição social ou credo religioso”

Ao olhar para a sociedade do nosso tempo, o bispo do Porto lamenta que esta esteja carecida “de vontades, de iniciativas e de lugares onde as crianças, as famílias, os fragilizados pela doença, os que vivem o peso da idade ou da solidão e os que se sentem magoados pelos desatinos do caminho sejam acolhidos e tratados como irmãos”.

LFS



Diocese do Porto