Nacional

Porto: Quadro de D. António Francisco dos Santos colocado no Paço Episcopal

Agência Ecclesia
...
Foto: Diocese do Porto
Foto: Diocese do Porto

Porto, 13 dez 2017 (Ecclesia) – O quadro de D. António Francisco dos Santos, falecido bispo do Porto, foi colocado no Paço Episcopal da diocese, anunciaram hoje o administrador diocesano e bispos auxiliares, em nota pastoral.

“Dando cumprimento a uma muito feliz tradição, de mandar pintar e colocar no Paço Episcopal o retrato do Bispo do Porto quando cessa funções, procedemos à colocação na Sala Verde do Paço Episcopal da pintura/retrato do nosso muito saudoso e amado Bispo D. António Francisco dos Santos”, refere o documento, enviado à Agência ECCLESIA.

Nesta Sala passam a figurar D. António Francisco dos Santos, que faleceu, aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco, no último dia 11 de setembro; D. Manuel Clemente, D. Armindo Lopes Coelho, D. Júlio Tavares Rebimbas, D. António Ferreira Gomes e D. Agostinho de Jesus e Sousa.

A nota pastoral informa que a pintura é da autoria do mesmo artista que pintou D. Manuel Clemente e D. Armindo Lopes Coelho, “o mestre António Macedo, residente em Vila Nova de Gaia”.

O texto é assinado por D. António Taipa, administrador diocesano, D. Pio Alves e D. António Augusto, bispos auxiliares.

D. António Francisco dos Santos, natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego) foi ordenado padre em dezembro de 1972; o Papa João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego.

O Papa emérito Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006, e o Papa Francisco nomeou-o bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, D. António Francisco dos Santos era presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

OC



Diocese do Porto