Nacional

Porto: Tertúlia sobre «superar as crises na família com amor», na Paróquia Nossa Senhora da Areosa

Agência Ecclesia
...
DR
DR

Porto, 05 abr 2017 (Ecclesia) – A Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora da Areosa, na Diocese do Porto, promove a tertúlia ‘Superar as crises na família com amor’, às 21h30 da próxima segunda-feira, 10 de abril, no multiusos da paróquia.

"Os motivos das crises familiares são diversos, desde situações de distância entre o casal, dificuldades económicas, problemas de saúde, etc”, explica Isabel Carvalho, a responsável pelo grupo de casais da Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora da Areosa, no Porto.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o informa que pretende abordar de “forma mais aprofundada” a temática da família presente na Exortação Apostólica ‘Amoris Laetitia’, do Papa Francisco.

A tertúlia ‘Superar as crises na família com amor’ começa pelas 21h30, no multiusos da paróquia, com a participação da psicóloga Mariana Negrão, professora assistente na Universidade Católica, no Porto.

A iniciativa dedicada à exortação ‘Amoris Laetitia’ (A Alegria do Amor), que faz um ano de publicação este sábado, 8 de abril, conta ainda com o testemunho de dois casais que vão dar “exemplos particulares de dificuldades” que em família e pela família “foram capazes de superar”.

“Consideramos importante proporcionar um momento de reflexão sobre este tema que acreditamos que irá com certeza ajudar famílias que possam estar ou que venham a passar por uma fase mais complicada", observou Isabel Carvalho sobre o evento a realizar dia 10 de abril.

Os temas da família estiveram no centro de duas assembleias do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2014 e 2015, por decisão de Francisco, antecedidas por inquéritos enviados às dioceses católicas de todo o mundo.

A exortação apostólica pós-sinodal, “sobre o amor na família”, recolhe os resultados das duas assembleias de bispos, citando os seus relatórios, juntamente com documentos e ensinamentos dos Papas precedentes e as numerosas catequeses sobre a família do próprio Francisco.

O tema da família, no contexto do primeiro aniversário da publicação da exortação do pontífice argentino esteve em destaque na mais recente edição do Semanário ECCLESIA.

CB



Diocese do Porto Exortação pós-sinodal Amoris laetitia