Nacional

Portugal: Cardeal-patriarca diz que país enfrenta «questão de valores»

Agência Ecclesia
...

Lisboa, 08 fev 2016 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa encontrou-se com os secretários das Comissões Justiça e Paz europeias, que se reuniram em Alfragide de sexta-feira a domingo, aos quais afirmou que Portugal vive uma crise de valores, para lá dos problemas económicos.

“Enfrentamos hoje uma questão de valores, que sejam universalmente assumidos – do nascer ao morrer, do casar ou não casar, da distinção ou indistinção sexual, do papel do Estado e/ou da espontaneidade social na educação, na assistência, etc.”, declarou D. Manuel Clemente, numa intervenção divulgada pela página do Patriarcado de Lisboa na internet.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa sublinhou que o país representa hoje uma realidade “quantitativamente pluralista e qualitativamente contraditória”, mesmo em relação às “questões essenciais da existência humana”.

“Chega a parecer que o único ‘valor’ indiscutível é o do desejo individual, desvinculado de razões que o ultrapassem ou vinculem, em termos de universalidade e corresponsabilidade”, advertiu.

D. Manuel Clemente aludiu à “grave situação financeira (endividamento externo e interno) e socioeconómica” que se mantém, apesar das “recentes melhorias”.

A este quadro socioeconómico juntam-se “outras questões propriamente culturais”, que constituem “um grande desafio à permanência de convicções sólidas e compartilhadas sobre o sentido da existência”, realçou.

OC