Nacional

Portugal: Presidente da República condecorou primeiro português a liderar Organização Mundial Escutista

Agência Ecclesia
...
Foto: Presidência da República
Foto: Presidência da República

João Armando Gonçalves desempenhou o cargo entre 2014 e 2017

Lisboa, 06 dez 2017 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa condecorou esta terça-feira João Armando Gonçalves, o primeiro português a liderar o Comité Mundial da Organização Mundial do Movimento Escutista, com o Ordem do Infante D. Henrique.

A distinção, entregue no Palácio de Belém durante o dia internacional do voluntário, vem em destaque na página online do Corpo Nacional de Escutas, que realça uma iniciativa que reconheceu também “o contributo” do escutismo “para a construção de um mundo melhor”, e os “relevantes serviços prestados” pelo movimento “a Portugal”.

João Armando Gonçalves, de 53 anos, engenheiro civil e professor no Instituto Politécnico de Coimbra, liderou o Comité Mundial da Organização Mundial do Movimento Escutista entre 2014 e 2017.

“Um movimento com mais de 40 milhões de membros, com organizações e associações escutistas de quase todos os países e territórios do mundo”, realça o CNE.

Na entrega da distinção, por parte de Marcelo Rebelo de Sousa, estiveram também presentes o chefe nacional do CNE, Ivo Faria; o escuteiro-chefe nacional, Miguel Gonzalez, e a família de João Armando Gonçalves.

A Ordem do Infante D. Henrique tem como objetivo “distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores”.

João Armando Gonçalves, o primeiro português a liderar o Comité Mundial da Organização Mundial do Movimento Escutista, começou a sua ligação ao CNE quando tinha 13 anos.

O Escutismo é o maior movimento organizado de jovens em Portugal, contando atualmente no país com cerca de 58 mil elementos com idades entre os 06 e os 22 anos, mais 14 mil adultos coordenadores responsáveis.

JCP



Escutismo