Nacional

Portugal: Igreja Católica assinala Semana Nacional da Cáritas

Agência Ecclesia
...

Destaque para o habitual peditório público, entre 25 e 28 de fevereiro

Lisboa, 21 fev 2016 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal começa hoje a celebrar a Semana Nacional da Cáritas, com atenção a desafios como a pobreza ou a crise de refugiados e incentivar à solidariedade e ao voluntariado.

D. José Traquina, vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e responsável pelo acompanhamento da Cáritas, recorda o Jubileu da Misericórdia que está a decorrer e que tem de inspirar a missão dos católicos no meio da sociedade.

 “Ao vivermos o dinamismo da misericórdia, o nosso coração não se pode fechar. Nunca se pode fechar. É um coração capaz de ver e de sentir as dores dos outros; é um coração que só sabe viver no Mundo”, frisa o bispo auxiliar de Lisboa.

Sob o lema “Coração da Igreja no Mundo”, o evento apresenta um vasto programa de iniciativas, com destaque para o habitual peditório público, entre 25 e 28 de fevereiro, “em todas as dioceses do país, nas capitais de distrito e em superfícies comerciais de norte a sul”.

A recolha de donativos vai reverter a favor do “trabalho que a Cáritas Portuguesa desenvolve” todos os dias, no âmbito do seu compromisso com os “mais pobres”.

O presidente da Cáritas sublinha que “este deve ser um compromisso nacional, assumido por todos aqueles que procuram uma sociedade mais justa, mais equitativa, mais fraterna”.

Um gesto de solidariedade e de coresponsabilidade”, aponta Eugénio Fonseca.

Em 2015, o peditório público da Cáritas permitiu angariar mais de 300 mil euros “que se destinaram a apoiar os mais de 160 mil beneficiários” da instituição católica, “em todo o território nacional”.

Várias dioceses, como Porto, Coimbra, Lisboa e Setúbal, prepararam um conjunto de encontros, colóquios e momentos de reflexão para assinalar a Semana Nacional Cáritas.

Em Lisboa, a manhã do dia 24 de fevereiro vai ser reservada a um debate sobre a Europa, as Migrações e o Interculturalismo, no Centro Cultural de Cascais.

No mesmo dia, mas em Setúbal, vai ser inaugurado pelas 11h00 o “Espaço com Cor”, na sede do projeto de Intervenção Familiar “Laços com Cor” direcionado a “famílias em situação de vulnerabilidade social”.

Ainda na diocese sadina, dia 25 de fevereiro às 21h00, realce para um colóquio sobre “Tráfico Humano e Prostituição”, a propósito do livro do padre Abel Varzim “Procissão dos Passos”, no Externato Frei Luís de Sousa, em Almada.

O início da Semana Nacional Cáritas é assinalado na igreja da Paroquia dos Navegantes, a partir das 11h00, com uma eucaristia presidida por D. José Traquina.

O programa de várias atividades diocesanas está disponível na mais recente edição do Semanário ECCLESIA.

JCP



Caritas