Nacional

Portugal: Semana Nacional Cáritas quer reforçar apoio prestado às famílias

Agência Ecclesia
...

Iniciativa que decorre entre 12 e 19 de março vai mais uma vez apelar à «generosidade de todos os portugueses»

Lisboa, 11 mar 2017 (Ecclesia) – A edição deste ano da Semana Nacional Cáritas, entre amanhã e o dia 19 de março, é centrada no tema da Família e pretende reforçar o apoio prestado às famílias e pessoas mais carenciadas em todo o país.

Numa mensagem alusiva ao tema da semana o bispo auxiliar de Lisboa, D. José Traquina, apela à ousadia de, a família, "ser verdadeiramente capaz de construir a Paz".

"Não conheço como gostaria cada uma das realidades familiares das pessoas a quem agora me dirijo. Não sei, por experiência directa, o que é faltar hoje o necessário para comprar mais um livro ou um caderno que é preciso para a escola; ou o exercício que é preciso fazer a meio do mês, com o salário, para que ele possa chegar até ao fim. Mas sei que muitas vezes a vida do dia-a-dia não é fácil. E, por isso, peço licença para lhe poder propor que, como quer que seja a sua realidade, procure dar passos significativos no sentido de a sua família ser efectivamente construtora da Paz", sugere o membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

A iniciativa tem como lema ‘Família Construtora da Paz’ e inclui a realização de um peditório em todas as dioceses, com a colaboração de inúmeros voluntários.

O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca destacou a importância de uma recolha que, “graças à generosidade de todos os portugueses”, permite apoiar “milhares de pessoas durante o ano”.

Em 2016, o peditório nacional envolveu cerca de quatro mil voluntários e possibilitou a angariação de mais de 265 mil euros.

“Para que possamos continuar a desenvolver este tão importante trabalho, precisamos de voluntários para efetuarem a recolha de donativos”, lembra Eugénio Fonseca.

A semana inclui também várias outras atividades, envolvendo as diversas Cáritas diocesanas.

Em Lisboa, a Cáritas diocesana vai aproveitar estes dias “para falar e promover a ação sociocaritativa da Igreja Católica”.

O evento vai decorrer entre 15 e 19 de março na paróquia de São Romão de Carnaxide, integrado no “programa semanal” daquela comunidade, e é dirigido a todas as pessoas, “desde as crianças aos mais idosos”.

“Não é possível a paz, a concórdia, a justiça, o amor, a solidariedade em sociedade, lá fora, se antes não forem prática regular na casa e família de cada um. Se queremos hoje um mundo de paz, vamos ter de investir no apoio a cada família. Não podemos ter famílias pobres, com fome, desempregadas, fragmentadas, apartadas, maltratadas”, aponta a Cáritas lisboeta.

O mesmo organismo católico frisa ainda que “a construção de paz exige por parte de instituições públicas e particulares um sério investimento no bem-estar familiar”.

Ainda no programa da Semana Cáritas em Lisboa, vai decorrer no dia 18 de março em Carnaxide, a partir das 15h00, uma ‘caminhada pela paz’ coordenada por escuteiros e aberta a todas as famílias.

Um momento que “pretende ser uma verdadeira manifestação de solidariedade para com os mais necessitados”, explica a organização.

JCP/LS



Caritas