Nacional

Publicações: Arquidiocese de Braga vai reeditar memórias em «Liber Fidei»

Agência Ecclesia
...

Braga, 04 jan 2017 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga apresenta hoje a reedição da obra ‘Liber Fidei’, “um livro manuscrito que possui 954 documentos” da história local.

A Arquidiocese de Braga explica que o nome ‘Liber Fidei’ se deve à documentação, que é “digna de fé jurídica”, onde se encontram acordos, sentenças, testamentos, vendas, doações, notícias, emprazamentos, cartas de couto, eleições, cartas régias ou bulas apostólicas.

A publicação que se encontra no Arquivo Distrital de Braga, uma das unidades culturais da Universidade do Minho, tem um registo de 685 anos, mais concretamente entre 1 de janeiro de 569 a março de 1254.

‘Liber Fidei’ vai ser apresentado, após a Eucaristia de sufrágio presidida pelo arcebispo primaz D. Jorge Ortiga, às 17h30.

A apresentação está a cargo do cónego José Marques, o responsável pela reedição da obra que está ordenada “de forma a facilitar a pesquisa dos investigadores”.

Na sua página na internet, a Arquidiocese de Braga informa que a reedição homenageia o cónego Avelino de Jesus da Costa, “responsável pelo projeto inicial de reedição”.

CB/OC



Diocese de Braga Publicações