Nacional

Publicações: Novo livro apresenta Fátima como «Lugar sagrado global»

Agência Ecclesia
...

Obra da autoria de José Eduardo Franco e Bruno Cardoso Reis

Lisboa, 19 abr 2017 (Ecclesia) – A obra «Fátima – Lugar sagrado global» da autoria de José Eduardo Franco e Bruno Cardoso Reis vai ser hoje apresentada, pelas 18h00, no Auditório Sedas Nunes do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

O livro vai ser apresentado pelos historiadores José Barreto e António Matos Ferreira, o antropólogo João Vasconcelos e o jornalista Joaquim Franco e tem a chancela do Círculo de Leitores, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Passados 100 anos sobre as aparições de Fátima na Cova de Santa Iria, pode-se talvez, finalmente, questionar o fenómeno e perguntar pela origem dos pastorinhos, voltar a ler os seus testemunhos, os contornos dos interrogatórios, a forma como a Igreja integrou o fenómeno de fé, como se afirma hoje Fátima como um dos grandes santuários marianos”, realça o comunicado.

Os autores dirigem-se aos que defendem que em Fátima "nada há para analisar, mas sim para denunciar, pois ter-se-ia tratado de um embuste clerical".

"Esta não é uma obra apologética, mas também não é um libelo acusatório. Procura perceber Fátima, e inclusive o discurso contra Fátima, em toda a sua complexidade", referem.


LFS/OC



Publicações Fátima