Nacional

Refugiados: Cáritas Portuguesa associa-se a campanha global de sensibilização da opinião pública

Agência Ecclesia
...

Fernando Santos, selecionador nacional de Futebol, saudou capacidade de acolhimento do país

Lisboa, 27 set 2017 (Ecclesia) – O selecionador nacional de futebol associou-se hoje ao lançamento da campanha ‘Partilhar a Viagem’, da Cáritas Internacional, e apresentou Portugal como um país “que sabe acolher”.

Fernando Santos recordou o seu percurso de emigrante na Grécia e disse que Portugal “vive em segurança e em paz”, fatores fundamentais, como sublinhou à Agência ECCLESIA.

A campanha global da Cáritas foi lançada esta manhã, no Vaticano, pelo Papa Francisco e pretende promover a cultura do encontro em comunidades onde migrantes e refugiados partem e regressam, por onde viajam e onde escolhem ficar.

Num mundo onde “existe muita indiferença e uma cultura do individualismo”, esta campanha tem como objetivo a “consciencialização pública que promove oportunidades e espaços para que migrantes e comunidades se juntem e partilhem histórias e experiências com o objetivo de fortalecer vínculos”, disse à Agência ECCLESIA D. José Traquina, vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

A campanha ‘Partilhar a Viagem’ tem a duração de dois anos e, segundo D. José Traquina, apela a “gestos, iniciativas e sessões” para uma “cultura de encontro”.

“Qualquer pessoa interessada” pode participar no projeto, e a Cáritas Portuguesa convida as pessoas com “experiência de migração a partilhar a sua viagem”, sublinhou por sua vez João Pereira, secretário-geral da Cáritas Portuguesa.

Uma viagem de descoberta que dá “espaço ao outro”, através de experiências de migrantes e refugiados.

LFS



Caritas Refugiados