Nacional

Santarém: D. José Traquina tomou posse como bispo diocesano

Agência Ecclesia
...
D. José Traquina na assinatura da tomada da diocese de Santarém|Arlindo Homem
D. José Traquina na assinatura da tomada da diocese de Santarém|Arlindo Homem

Entrada solene na diocese acontece este domingo com transmissão em direto na Internet

Santarém, 25 nov 2017 (Ecclesia) - D. José Traquina tomou hoje posse da diocese de Santarém, numa cerimónia que decorreu numa Sé escalabitana cheia de pessoas que o quiseram acompanhar nesta hora.

Na sessão foi lido o texto de nomeação de D. José Traquina, tornado público a 7 de outubro, pelo Papa Francisco, sucedendo assim a D. Manuel Pelino, que renunciou por motivos de idade.

"É com alegria e ação de graças que entrego hoje o báculo ao terceiro bispo da diocese", afirmou o agora emérito de Santarém.

Após a leitura do decreto, D. José Traquina assinou no altar da Sé de Santarém o texto tomando posse da diocese, às 12h.

D. José Augusto Traquina Maria, de 63 anos, nasceu a 21 de janeiro de 1954 em Évora de Alcobaça, (Distrito de Leiria, Patriarcado de Lisboa), e foi ordenado padre a 30 de junho de 1985; a 17 de abril de 2014 foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa, pelo Papa Francisco, e ordenado bispo a 1 de junho desse mesmo ano, numa celebração presidida pelo cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente.

A diocese escalabitana tem cerca de 3 mil quilómetros quadrados, e abrange 13 dos 21 concelhos do distrito, num total de 7 vigararias e 113 paróquias.

A diocese foi criada a 16 de julho de 1975, pela Bula ‘Apostolicae Sedis Consuetudinem’ do Papa Paulo VI, que, no mesmo dia, nomeou como primeiro bispo D. António Francisco Marques, falecido em 28 de agosto de 1997.

A ECCLESIA vai acompanhar, com transmissão em direto através da internet, a entrada solene na diocese, pelas 16h00 de domingo.

O programa ‘70x7’ (RTP2) deste domingo, pelas 13h30, é dedicado à entrada do novo bispo na Diocese de Santarém.

JCP/CB/OC/LS



Diocese de Santarém