Nacional

UCP: Apresentada obra «Desporto, Ética e Transcendência»

Agência Ecclesia
...
Foto: António Azevedo/ASF
Foto: António Azevedo/ASF

Publicação reúne contributos de várias figuras dentro e fora do fenómeno desportivo

Lisboa, 26 fev 2016 (Ecclesia) – O vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, padre José Tolentino Mendonça, e o coordenador-executivo do Centro de Estudos de Religiões e Culturas da UCP, lançaram uma obra intitulada “Desporto, Ética e Transcendência”.

A publicação, apresentada esta quinta-feira no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa, está inserida na coleção “Ética no Desporto” e resultou de um conjunto de intervenções feitas durante um colóquio internacional que a UCP acolheu em maio de 2015.

O evento, organizado pelo Centro de Estudos de Religiões e Culturas e o Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano, destacava o “campo desportivo” como “portador de alguns dos principais valores das sociedades” e “via de musculação moral do indivíduo”.

Reforçava também a ligação que existe entre o desporto, a ética e a espiritualidade, por exemplo como forma das pessoas procurarem o “bem-estar”.

Na iniciativa participaram o então secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro; a reitora da Universidade Católica Portuguesa, Maria da Glória Garcia, e Lourenço Carvalho, presidente do Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano.

O livro agora editado sublinha também intervenções de figuras como o escritor e ensaísta Pablo d’Ors; os atletas olímpicos e paralímpicos Nuno Delgado e Jorge Pina; o professor universitário Gonçalo M. Tavares, o treinador de futebol José Couceiro e o árbitro João Capela.

A par da obra “Desporto, Ética e Transcendência”, e ainda no âmbito da coleção “Ética no Desporto”, foi também lançado o livro “Desporto em Palavras”, do  professor Manuel Sérgio, investigador da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Um título que reúne “um conjunto de textos publicados ao longo dos últimos 3 anos na imprensa desportiva”, sobre “a teoria e prática desportiva”.

Para Manuel Sérgio, mentor e conselheiro de José Mourinho, Jorge Jesus e Provedor da Ética no Desporto, “educar para o desporto é educar tendo em vista a complexidade humana e não só o físico, o biológico e a competição desmedida”.

“Educar para o Desporto é educar para valores! (…) Porque é com valores e com homens com valores que o desporto tem rosto humano! Mais importante que ter sucesso é ter valor, principalmente se neste valor há vontade de construção de um mundo diferente!”, escreve o autor.

A coleção “Ética no Desporto” resultou de uma parceria institucional celebrada entre o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e a Universidade Católica Portuguesa.

JCP



Papa Francisco