Nacional

Vida Consagrada: Irmãs Hospitaleiras promovem jornadas «Leigos com Carisma»

Agência Ecclesia
...
DR
DR

Lisboa, 20 out 2017 (Ecclesia) – O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IIHSCJ) organiza as Jornadas ‘Leigos com Carisma’, hoje em Fátima e este sábado, dia 21 de outubro, em Lisboa.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o IIHSCJ informa que as jornadas vão reunir grupos de leigos das várias casas e centros do instituto para uma “partilha de experiências, aprofundar de conhecimentos e um encontro de fé”.

As segundas Jornadas ‘Leigos com Carisma’ começam hoje, em Fátima, e do programa assinala-se, de manhã, a partilha das atividades desenvolvidas pelos vários grupos, junto das suas comunidades, e o “reviver” dos 15 anos do projeto Leigos Hospitaleiros.

A tarde está destinada a visitar “os lugares santos”, nomeadamente, os Valinhos, a Capelinha das Aparições e o Santuário de Fátima.

Este sábado, segundo e último dia de jornadas, os participantes vão assistir a várias conferências e debates, a partir 09h30, no auditório da Clínica Psiquiátrica de São José, em Lisboa.

O comunicado destaca os temas ‘Viver e transmitir a fé em família’ que vai ser apresentado pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e ‘O carisma do laicado na Igreja’, pelo coordenador da Faculdade de Teologia, da Universidade Católica de Lisboa, o professor Juan Ambrósio.

O tema geral das jornadas ‘Leigos com Carisma’ vai destacar-se nos painéis ‘Viver a espiritualidade laical à luz de um carisma de vida consagrada’ e ‘Viver a missão a partir da fé’, respetivamente de âmbito nacional e o segundo com exemplos e casos internacionais.

A Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus está presente em 24 países e o instituto é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com Fins de Saúde que gere e administra 12 estabelecimentos de saúde em Portugal.

CB



Hospitaleiros