Vaticano

Vaticano: Diretora da Cáritas de Cabo Verde em debate sobre primeira encíclica de Bento XVI

Agência Ecclesia
...

«Deus caritas est», 10 anos depois

Cidade do Vaticano, 24 fev 2016 (Ecclesia) - A diretora da Cáritas de Cabo Verde, Marina Almeida Costa, é uma das conferencistas convidadas pelo Vaticano para o congresso internacional que vai decorrer entre quinta e sexta-feira, no 10.º aniversário da «Deus caritas est».

A primeira encíclica assinada por Bento XVI, hoje Papa emérito, está no centro de dois dias de debate sobre o tema ‘A caridade nunca terá fim’, numa iniciativa do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’, organismo da Santa Sé que coordena a ação das instituições católicas ligadas à área social e humanitária.

A conferência insere-se no programa de eventos do Jubileu da Misericórdia e tem como objetivo “examinar e aprofundar as perspetivas teológicas e pastorais da encíclica para o mundo de hoje, sobretudo em relação ao trabalho daqueles que exercem o serviço de caridade da Igreja”, adianta a Rádio Vaticano.

Participam no encontro representantes de vários países das conferências episcopais e de organismos caritativos da Igreja, para além de responsáveis de organismos da Santa Sé.

O encontro conta com uma mesa-redonda dedicada ao significado do amor nas três religiões monoteístas, com o rabino David Shlomo Rosen, diretor do Departamento de Assuntos religiosos de American Jewish Committee de Jerusalém; Saeed Ahmed Khan, professor na Wayne State University de Detroit, EUA; e o filósofo Fabrice Hadjadj, diretor do Instituto Philanthropos de Friburgo, Suíça.

Na sexta-feira, os participantes serão recebidos em audiência pelo Papa Francisco.

OC