Vaticano

Igreja: Papa abriu portas do Vaticano para almoço com 1500 pessoas necessitadas e voluntários

Agência Ecclesia
...
RV/OR
RV/OR

Iniciativa assinalou I Dia Mundial dos Pobres

Cidade do Vaticano, 19 nov 2017 (Ecclesia) - O Papa Francisco celebrou hoje o I Dia Mundial dos Pobres, no Vaticano, com uma Missa na Basílica de São Pedro e um almoço com 1500 pessoas necessitadas e voluntários de todo o mundo.

Antes da refeição, na sala Paulo VI, o pontífice deu as boas-vindas aos presentes e fez uma pequena oração: “Cada um de nós, com o coração cheio de boa vontade e amizade pelos outros, vamos partilhar o alimento, desejando-nos o melhor uns aos outros”.

Francisco rezou para que Deus abençoasse a refeição, os que os prepararam e quem nela participou, com os seus amigos e famílias.

“Uma bênção também para todos os que estão noutros refeitórios pela cidade de Roma, porque Roma está cheia disto, hoje. Uma saudação e um aplauso para eles, desde aqui”, pediu.

O Papa Francisco começou por celebrar o I Dia Mundial dos Pobres, no Vaticano, com uma Missa na Basílica de São Pedro que reuniu 4 mil pessoas pobres de Roma e de outras dioceses do mundo.

O almoço foi animado pela Banda da Gendarmaria Vaticana e um coro infantil; a refeição com o Papa vai ser servida por 40 diáconos da Diocese de Roma e 150 voluntários de outras dioceses.

A criação do Dia Mundial dos Pobres foi decisão anunciada por Francisco na conclusão do Jubileu da Misericórdia (dezembro 2015-novembro 2016).

O Papa explicou na altura que vê nesta nova celebração a “mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo”, que encerra o ano litúrgico na Igreja Católica, evocando a sua identificação com os “mais pequenos e os pobres”.

Na sua mensagem para a celebração de 2017, Francisco criticou a “riqueza descarada” de uma minoria de “privilegiados” que agrava os níveis de pobreza, a nível mundial.

A figura escolhida como “testemunha da pobreza genuína” é São Francisco de Assis, que fundou a Ordem dos Frades Menores (franciscanos) em 1209.

OC