Vaticano

Igreja/Saúde: Vaticano associa-se à celebração do Dia Mundial da Visão

Agência Ecclesia
...
Foto: Lusa
Foto: Lusa

Cardeal Peter Turkson apela à ação para prevenir casos de cegueira

Cidade do Vaticano, 12 out 2017 (Ecclesia) - O Vaticano associou-se hoje à celebração do Dia Mundial da Visão, falando num direito humano que tem de ser defendido e promovido, em partiular na prevenção de casos de cegueira.

O prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Peter Turkson, apela a proclamar “o direito à visão”, de forma universal, com o envolvimento dos governos dos países mais pobres.

A mensagem recorda os 39 milhões de invisuais e 246 milhões de amblíopes em todo o mundo, uma situação que não pode deixar ninguém “indiferente”, dado que 4 em cada 5 casos de cegueira eram “preveníveis ou curáveis”.

Em novembro deste ano, o Vaticano via promover um congresso internacional sobre a “disparidade global em matéria de saúde” que inclui a preocupação com problemas ligados à visão.

A Igreja pede o envolvimento da “rede dos hospitais católicos no mundo” e das ONG que se ocupam do combate à cegueira.

Esta quarta-feira, no final da audiência geral, o Papa aludiu ao Dia Mundial da Visão, que se celebra hoje, deixando uma palavra de “proximidade” aos cegos e deficientes visuais.

OC