Vaticano

Publicações: Jornal do Vaticano destaca obra de Tolentino Mendonça

Agência Ecclesia
...
OR
OR

Cidade do Vaticano, 29 fev 2016 (Ecclesia) - O jornal do Vaticano destaca hoje, na sua edição em italiano, a obra “A Mística do Instante” do padre e poeta madeirense Tolentino Mendonça, destacando a sua visão sobre “o corpo e a realidade sensível”.

“Desde os primeiros séculos criou-se um fosso entre o anúncio evangélico e a conceção do corpo como causa do pecado, elaborada pelo cristianismo”, pode ler-se.

O artigo sublinha que a 'Teologia dos sentidos' do padre José Tolentino Mendonça convida a libertar o corpo do “jugo indevido a que foi submetido, durante tanto tempo” e colocá-lo de novo “no centro da sacralidade da realidade viva habitada pelo Espírito”.

Tolentino Mendonça recebeu no último mês de novembro, na Itália, o prémio literário ‘Res Magnae 2015’, distinção atribuída no campo da ensaística, pela sua obra

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o sacerdote considerou então que o prémio era um incentivo para “continuar um caminho de criação que encara pessoalmente como um serviço à Igreja Católica e à Cultura”.

O vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa realçou a sua intenção de contribuir para que Teologia esteja cada vez mais “em diálogo com o presente, com a História, com o quotidiano, com a vida”

“Aquilo que eu sinto como caminho é muito fazer esta ponte e fazer com que a Teologia se faça de olhos abertos, sem medos, sem complexos de abordar a vida na sua concretude, na sua contribuição, no seu mistério, e se consegui fazer isso neste livro fico muito contente”, reconhece o padre José Tolentino Mendonça.

No ensaio ‘A Mística do Instante – o tempo e a promessa’, agora traduzido para italiano, o padre Tolentino Mendonça sustenta que há um Evangelho que “só a pele apreende”, que “a fraternidade se exprime também pelo tato”, que “o pão da Eucaristia é o pão de mil sabores” e que “o odor permite uma aprendizagem do invisível”.

OR/OC



Igreja/Cultura