Vaticano

Vaticano: Documentário sobre o Papa retoma declarações que perspetivam pontificado «breve»

Agência Ecclesia
...

Trabalho televisivo antecipa celebração do 80.º aniversário de Francisco

Cidade do Vaticano, 13 mar 2015 (Ecclesia) – Um novo documentário televisivo sobre o Papa retoma hoje as declarações de Francisco que perspetivam a possibilidade de vir a ter um pontificado breve.

“Tenho a sensação de que o meu pontificado será breve, quatro, cinco anos. É como uma sensação, algo vaga”, refere, numa das entrevistas citadas no documentário ‘Papa Francesco: come Dio comanda’ (Papa Francisco: como Deus lidera), que vai ser transmitido esta noite na ‘Sky Atlantic’.

O Papa observa, no entanto, que não tem dados objetivos para fazer esta afirmação, pelo que mantém todas as hipóteses “em aberto”.

O retrato do Papa, que vai completar 80 anos de idade no próximo dia 17, teve o acompanhamento do padre Antonio Spadaro, jesuíta, uma figura muito próxima de Francisco.

O pontífice argentino tinha falado sobre as suas impressões relativamente à duração do pontificado em março de 2015, numa entrevista à televisão mexicana ‘Televisa’.

“O Senhor colocou-me [aqui] para uma coisa breve, nada mais”, precisava.

Em declarações à Rádio Vaticano, o padre Spadaro explica que o documentário procura “valorizar a perspetiva dos fiéis sobre o Papa Francisco”, apresentando “um percurso íntimo, profundamente humano” de alguém que vive “uma dimensão profundamente dramática da história”.

O sacerdote jesuíta, diretor da revista ‘Civilità Cattolica’ explica que o documentário não tem declarações “inéditas”, no sentido estrito do termo, mas apresenta pela primeira vez registos de áudio e vídeo de algumas entrevistas concedidas até hoje pelo Papa.

O trabalho passa em revista o percurso de vida de Jorge Mario Bergoglio, o antigo arcebispo de Buenos Aires que em março de 2013, aos 76 anos de vida, foi eleito para suceder a Bento XVI.

Os 45 minutos de programa foram dirigidos por Diana Ligorio em colaboração com Salvatore Mazza, antigo vaticanista do jornal católico italiano, ‘Avvenire’.

O trabalho centra-se em três entrevistas concedidas pelo Papa na sua língua natal, o espanhol, e apresenta imagens pouco conhecidas do pontificado, na Praça de São Pedro ou em viagens internacionais.

OC



Papa Francisco