Vaticano

Vaticano: Papa alerta para «miséria» provocada pelo afastamento de Deus

Agência Ecclesia
...
(Lusa)
(Lusa)

Francisco encontrou-se com instituição católica que trabalha junto dos mais pobres

Cidade do Vaticano, 20 dez 2014 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje no Vaticano para a “miséria” provocada pelo afastamento de Deus, e denunciou as “muitas formas de pobreza” que afetam a humanidade.

Francisco sublinhou que estas situações “revelam a miséria mais perigosa, causa de todas as outras: a distância de Deus, a presunção de poder fazer sem Deus”.

“Esta é a miséria cega de considerar como fim da própria existência a riqueza material, a busca do poder e do prazer, colocando a vida do próximo ao serviço destes objetivos”, denunciou, em audiência à Comunidade Papa João XXIII.

Esta instituição internacional, fundada pelo padre Oreste Benzi, está presente em 34 países e tem sede na cidade de Rimini (Itália), dedicando-se a “viver e promover a partilha direta com os mais carenciados” e a “trabalhar, de maneira não violenta em conformidade com a Doutrina Social da Igreja, para remover as causas que criam injustiças e marginalização”.

O encontro com cerca de 7 mil pessoas contou com experiências e testemunhos junto dos pobres e marginalizados da sociedade.

“É a presença do Senhor que marca a diferença entre liberdade do bem e escravidão do mal, que pode tornar-nos capazes de cumprir obras boas e de tirar delas uma alegria interior, capaz de irradiar-se também nos que estão perto”, disse o Papa.

Francisco concluiu o seu pequeno discurso com votos de um Bom Natal “pleno de amor e alegria”.

OC



Papa Francisco