Vaticano

Vaticano: Papa assinalou aniversário da morte de Paulo VI

Agência Ecclesia
...
Foto: Osservatore Romano
Foto: Osservatore Romano

Cidade do Vaticano, 07 ago 2017 (Ecclesia) - O Papa Francisco rezou este domingo diante do túmulo de Paulo VI (1897-1978), assinalando o 39.º aniversário da morte do beato italiano, nas Grutas do Vaticano, sob a Basílica de São Pedro.

A Rádio Vaticano informa que antes deste momento de “recolhimento e oração” foi celebrada Missa, sob a presidência do bispo de Albano, D. Marcello Semeraro, também secretário do Conselho de Cardeais.

Francisco beatificou em outubro de 2014 Paulo VI, o pontífice que liderou a Igreja Católica entre 1963 e 1978, período em que encerrou o Concílio Vaticano II, e primeiro Papa a fazer viagens internacionais, entre as quais uma visita a Fátima.

A biografia de Giovanni Battista Montini, divulgada pelo Vaticano, referia que o novo beato “sofreu muito por causa das crises que afetaram repetidamente o corpo da Igreja”, durante a sua vida, tendo respondido com “uma corajosa transmissão da fé, garantindo a solidez doutrinal num período de mudanças ideológicas”.

O Papa italiano escreveu sete encíclicas, entre as quais a ‘Humanae vitae’ (1968), sobre a regulação da natalidade, e a ‘Populorum progressio’ (1967), sobre o desenvolvimento dos povos, tendo instituído o Sínodo dos Bispos e o Dia Mundial da Paz.

OC