Vaticano

Vaticano: Papa celebrou 90.º aniversário do cardeal Angelo Sodano, antigo secretário de Estado

Agência Ecclesia
...

Celebração decorreu na Capela Paulina

Cidade do Vaticano, 07 dez 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu hoje a uma Missa, no Vaticano, por ocasião do 90.º aniversário do cardeal Angelo Sodano, antigo secretário de Estado, agradecendo-lhe pelo seu percurso ao serviço da Igreja Católica.

“Nós vemos em si, cardeal, o testemunho de um homem que fez muito pela Igreja, em diversas situações, com alegria e com lágrimas. Mas o testemunho que hoje me parece maior é o de um homem eclesialmente disciplinado, e esta é uma graça pela qual lhe agradeço, senhor cardeal. E peço que este testemunho da dimensão eclesial, na disciplina eclesial, nos ajude a ir avante na nossa vida. Muito obrigado, senhor cardeal, disse, no final da celebração que decorreu na Capela Paulina, do Palácio Apostólico.

A breve saudação, improvisada, destacou a importância de dar graças a Deus pelo que faz na vida de cada um.

“Nessas ocasiões, torna-se mais forte a memória do caminho percorrido e esta memória leva-nos a oferecer um presente. Memória que é uma dimensão da vida. É uma desgraça perder a memória de tudo o que Deus fez por nós”, assinalou.

D. Angelo Sodano nasceu em Isola d'Asti (Itália) a 23 de novembro de 1927; em 1959 foi chamado a prestar serviço à Santa Sé, dentro e fora do Vaticano.

Após ser nomeado arcebispo pelo Papa Paulo VI, em 1977, foi enviado como Núncio Apostólico ao Chile, onde permaneceu mais de 10 anos.

Regressou ao Vaticano a convite do Papa João Paulo II em 1988 e em junho de 1991 foi nomeado Secretário de Estado do Vaticano, recebendo o título cardinalício, permanecendo em funções até 2006, já no pontificado de Bento XVI.

Desde 2005, D. Angelo Sodano é o decano do Colégio Cardinalício.

OC



Papa Francisco