Vaticano

Vaticano: Papa escreve aos adolescentes e pede que vão contra a corrente

Agência Ecclesia
...

Francisco assina mensagem para o Jubileu dos católicos dos 13 aos 16 anos de idade

Cidade do Vaticano, 14 jan 2016 (Ecclesia) - O Papa dirigiu hoje uma mensagem aos adolescentes católicos, a quem pediu que tenham a coragem de ir contra a corrente, no âmbito do Jubileu da Misericórdia que a Igreja está a celebrar.

“Não acreditem nas palavras de ódio e terror que se repetem com frequência; pelo contrário, construam novas amizades. Ofereçam o vosso tempo, preocupem-se sempre com que lhes pede ajuda. Sejam corajosos, contra a corrente”, escreve, no texto que prepara o Jubileu dos Adolescentes, a celebrar nos dias 23 e 24 de abril e dirigido à faixa etária dos 13 aos 16 anos de idade.

“Estejam preparados para se tornarem cristãos capazes de escolhas e gestos corajosos, capazes de construir cada dia, mesmo nas pequenas coisas, um mundo de paz”, acrescenta.

A mensagem, com o tema ‘Crescer misericordiosos como o Pai’, sublinha que “não há fronteiras” para a misericórdia de Deus e explica os objetivos do ano santo extraordinário (dezembro de 2015-novembro de 2016), o terceiro na história da Igreja Católica, como um período de reflexão e de descoberta.

“Viver como irmãos é uma grande festa, a mais bela que se pode sonhar, a festa sem fim que Jesus nos ensinou a cantar através do seu Espírito”, refere o Papa.

Aos adolescentes que vivem em áreas de conflitos, de guerras e de extrema pobreza, Francisco pede para que não percam a esperança.

“O Senhor tem um grande sonho a realizar juntamente com vocês. Os amigos da mesma idade, que vivem em condições menos dramáticas do que as suas, lembram-se de vocês e comprometem-se para que a paz e a justiça possam pertencer a todos”, escreve.

Para participar do Jubileu dos Adolescentes, o Papa pede aos jovens que preparem o coração e a mente, nos sacramentos da Reconciliação e na Eucaristia.

“Crescer misericordiosos significa aprender a ser corajosos no amor prático e desinteressado, significa tornar-se grande tanto no aspeto físico como no íntimo de cada um”, assinala.

No espírito da Jornada Mundial da Juventude, em Roma, está a ser preparada uma programação especial nos dias 23 e 24 de abril, incluindo a Missa com o Papa Francisco na Praça São Pedro.

OC



Papa Francisco Jubileu da Misericórdia