Vaticano

Vaticano: Papa contesta «indiferença» face ao sofrimento do próximo

Agência Ecclesia
...
(Lusa)
(Lusa)

Francisco encontrou-se com milhares de fiéis numa audiência pública no âmbito do Ano Santo da Misericórdia

Cidade do Vaticano, 14 mai 2016 (Ecclesia) - O Papa Francisco desafiou hoje, no Vaticano, os cristãos a cultivarem atitudes de piedade rejeitando a "indiferença" pelos outros.

"Quantas vezes vemos tantas pessoas apegadas aos gatos, cachorros e, depois, se esquecem de ajudar os mais necessitados que lhes estão próximos?”, questionou, numa audiência pública no âmbito do Ano Santo da Misericórdia, na Praça de São Pedro.

O Papa recordou o Evangelho onde se encontram "pessoas doentes, demoníacas, pobres ou atribuladas que se dirigem a Jesus com estas palavras: “Senhor, tende piedade!”" e considerou que estas pessoas intuíam que em Jesus havia algo de extraordinário, que podia ajudá-las a sair da condição em que se encontravam.

"Para Jesus, sentir piedade equivale a compartilhar a situação triste da pessoa que encontra e, ao mesmo tempo, empenhar-Se pessoalmente para transformar a tristeza da pessoa em alegria", afirmou Francisco.

O Papa disse que a "piedade é manifestação da misericórdia de Deus e aparece na lista dos dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus".

“Também nós somos chamados a cultivar em nós atitudes de piedade diante de tantas situações da vida, repelindo de nós a indiferença que impede de reconhecer as exigências dos irmãos que nos circundam e livrando-nos da escravidão do bem-estar material", acrescentou.

"Ao mesmo tempo, a piedade não deve ser confundida com a compaixão que temos para com os animais que vivem conosco; pois, de facto, acontece que, às vezes, temos este sentimento para com os animais, mas permanecemos indiferentes diante dos sofrimentos dos irmãos”, referiu ainda.

No fim da audiência jubilar o Papa saudou ainda os peregrinos de língua portuguesa, em especial os fiéis da Missão Católica Portuguesa, de Friburgo na Suíça, e o grupo brasileiro do Santuário Jardim da Imaculada, de Cidade Ocidental.

SN

Notícia atualizada às 13:16



Papa Francisco