Vaticano

Vaticano: Projeto sociocaritativo do Papa chega ao «Facebook»

Agência Ecclesia
...

«Obolo de São Pedro» primeiro em italiano, em setembro, e espanhol e inglês no mês seguinte

Cidade do Vaticano, 19 mai 2017 (Ecclesia) – O ‘Óbolo de São Pedro’, um projeto de recolha de donativos dedicados às obras de caridade do Papa, vai chegar à rede social ‘facebook, em setembro e outubro, anunciou hoje a Santa Sé.

A Secretaria de Estado do Vaticano informou hoje em comunicado que o ‘Óbolo de São Pedro’ vai ter uma página na rede social ‘Facebook’ em setembro e outubro deste ano, respetivamente em italiano e depois espanhol e inglês.

“O objetivo é criar um espaço virtual aberto a todos para partilhar e dar a conhecer as obras de caridade alimentadas por esta iniciativa existente deste há seculos”, afirma o comunicado divulgado na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Depois de ter chegado às redes sociais ‘twitter’ e ‘instagram’, a página do ‘Óbolo de São Pedro’ no ‘Facebook’ pretende “favorecer o diálogo” com todas as pessoas que também têm a intenção de “ajudar os mais necessitados e apoiar de forma concreta as obras de caridade”.

Tradicionalmente, o projeto sociocaritativo do Papa é constituído pelas ofertas dos fiéis por ocasião da festa de São Pedro e São Paulo (29 de junho), os contributos dos Institutos Religiosos, das Sociedades de Vida Apostólica e de Fundações, para além de donativos a título individual.

Desde há séculos que o ‘Óbolo de São Pedro’ está empenhado no apoio a pequenos e grandes projetos pelo mundo como: A ampliação do Instituto “Filippo Smaldone” para crianças pobres e com problemas auditivos em Kagali, no Ruanda; a atribuição de bolsas de estudo para jovens universitários deslocados no Kurdistão iraquiano; a abertura duma nova escola primária para as crianças dalit na Índia.

O comunicado assinala ainda que como noutras redes sociais, a iniciativa do ‘Óbolo de São Pedro’ no ‘Facebook’ surgiu da vontade da Santa Sé  em estreita colaboração com a Secretaria de Estado, a Secretaria para a Comunicação e o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.

A Santa Sé anunciou que o projeto está no ‘Twitter’ em três línguas (italiano, inglês e espanhol) - ‘@obolus_it’; ‘@obolus_es’; e ‘@obolus_en’ - e no ‘instagram’ em italiano em ‘obolus_va’, no dia 30 de março.

Recorde-se ainda que o ‘Óbolo de São Pedro’ já tinha uma página de internet que foi lançada há cerca de meio ano: www.obolodisanpietro.va.

O Papa Pio IX reconheceu oficialmente o Óbolo de São Pedro com a Encíclica ‘Saepe Venerabilis’ de 5 de agosto de 1871.

CB



Santa Sé