Dia Mundial da Paz 2019: Papa aponta 12 «vícios» da política que «colocam em perigo a paz social»

Mensagem de Francisco destaca oportunidade que representa «cada período eleitoral» 

(mais…)

Slider

Vaticano: Papa encontrou-se com diretora-geral da UNESCO

Audrey Azoulay presenteou Francisco com um estudo sobre a educação das pessoas migrantes

(mais…)

Dia Mundial da Paz 2019: Mensagem do Papa desafia governantes a serem «mediadores» de um verdadeiro futuro para todos – D. Peter Turkson

Presidente do Dicastério para o Desenvolvimento Humano e Integral comentou propostas de Francisco

(mais…)

Pena de Morte: Papa pede compromisso dos líderes mundiais para a «abolição universal desta forma cruel de castigo»

“Cada vida é sagrada e a dignidade humana deve ser defendida sem exceção», frisa Francisco

(mais…)

Paquistão: Dois irmãos cristãos enfrentam pena de morte por blasfémia

  Qaisar e Amoon Ayub são acusados de publicar na internet material ofensivo contra o Islão

(mais…)

Natal: Bispo de Beja pede fraternidade nas famílias e um coração atento a quem vem de fora

Significado do nascimento de Cristo «não ficou prisioneiro no passado», diz D. João Marcos 

(mais…)

Santarém: Bispo afirma que «acolhimento» é condição para que «haja Natal»

D. José Traquina divulgou a Mensagem de Natal e escreveu também às crianças para falar do Natal a partir de uma história contada a partir do diálogo entre a vaca e o burro do Presépio (mais…)

Viana do Castelo: Bispo incentiva à partilha no início da campanha «10 milhões de estrelas – Um gesto pela paz»

«O segredo está na partilha, no dar, ‘pedaços de vida’» – D. Anacleto Oliveira (mais…)

Natal: Cidade da Guarda acolheu cerimónia nacional da «Luz da Paz de Belém»

Iniciativa envolve os Escuteiros e a Cáritas Portuguesa na promoção do ideal da fraternidade

(mais…)

Viseu: D. Armando Esteves foi ordenado bispo

Celebração na Catedral viseense reuniu centenas de pessoas em volta do novo auxiliar da Diocese do Porto (mais…)

 

Algarve: Bispo disse que uma visita pastoral «é sempre um tempo de graça e de dom»

«Presença do bispo é sempre um apelo a alargar um bocadinho os horizontes» – D. Manuel Quintas (mais…)

Natal: «Desejar bom Parto a Nossa Senhora é desejar bom Natal» – padre Nélio Tomás

Na Paróquia de Alfragide, no Patriarcado de Lisboa, a comunidade madeirense reuniu-se para celebrar a tradição da “Missa do Parto” (mais…)

Natal: Bispo de Coimbra aponta a responsabilidade da comunidade diocesana

D. Virgílio Antunes deixou saudação especial às crianças, jovens, idosos, doentes e pobres e às instituições que cuidam deles

(mais…)

Natal: Bispo do Porto quer proximidade à pobreza e solidão

D. Manuel Linda deixa primeira mensagem em vídeo por altura do Natal e aponta a “lição do presépio”

(mais…)

JMJ2019: Bispo do Porto convida os jovens a «fazer festa» com a iniciativa «Panamá in Douro» (C/vídeo)

A atividade para quem não tem possibilidade de ir às jornadas mundiais da juventude no Panamá

(mais…)

Natal: Santuário de Fátima apoia projetos para a infância na Guiné-Bissau (c/vídeo)

Coleta tem como destino a iniciativa Nô Kume Sabi dinamizada pelas irmãs Franciscanas de Nossa Senhora da Aparecida (mais…)

Programa Ecclesia do dia 18 de dezembro de 2018

Programa Ecclesia do dia 17 de dezembro de 2018

Não receies dizer – “Jesus”

Miguel Oliveira Panão (Professor Universitário), Blog & Autor (mais…)

Amar só tem um porquê

José Luís Nunes Martins (mais…)

Vida Digna Para Todos

Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos
(mais…)

A cruz escondida

Dezenas de cristãos vítimas de massacre na República Centro-Africana (mais…)

AGENDA

Dez
8
Sáb
Natal: «Presépio na Cidade» volta a iluminar Lisboa
Dez 8_Dez 23 todo o dia
Natal: «Presépio na Cidade» volta a iluminar Lisboa

Lisboa, 10 dez 2018 (Ecclesia) – Na Rua Garret, em Lisboa (junto à Basílica dos Mártires) está patente, de 08 a 23 de dezembro o «Presépio da Cidade».

Pelo 19º ano consecutivo, o Presépio na Cidade quer “estar perto das pessoas na rua” e “levar a mensagem de Jesus, de uma forma simples, alegre e acolhedora”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Diariamente, até dia 23 de dezembro, entre as 14h00 e as 19h00, o Presépio na Cidade quer acolher cada um e no final da tarde, pelas 18h30, há oração do Terço.

«O Povo que andava nas trevas viu uma grande Luz» (Isaías 9-2) e «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor» (Lc 2) são as frases mote da iniciativa deste ano.

O «Presépio na Cidade» é um projeto de leigos católicos que nasceu em Lisboa no ano 2000 – ano do Jubileu – com a intenção de celebrar em grande festa o Nascimento de Jesus, convidando a cidade a aproximar-se e a participar deste grande Acontecimento.

“Dar a conhecer o Menino Jesus, à Cidade de Lisboa, e a todos os que nela vivem ou trabalham, num Espírito de Paz, Alegria e Simplicidade” e “repor o verdadeiro sentido do Natal” são os objetivos do «Presépio na Cidade».

LFS

Dez
17
Seg
Algarve: Curso bíblico orientado por frei Fernando Ventura
Dez 17_Dez 21 todo o dia
Algarve: Curso bíblico orientado por frei Fernando Ventura

Tavira, 17 dez 2018 (Ecclesia) – A Igreja de São Francisco, em Tavira (Diocese do Algarve), vai acolher um curso bíblico, de 17 a 21 deste mês, promovido pela Fraternidade daquela localidade da Ordem Franciscana Secular de Portugal.

O curso que começa às 21h00 é orientado por frei Fernando Ventura, franciscano capuchinho, que nasceu em 1959.

O orientador é intérprete na Comissão Teológica Internacional da Santa Sé e colabora, como tradutor, com diversos organismos internacionais, como a Ordem dos Capuchinhos, Comissão Teológica Internacional no Vaticano, Conferência Episcopal Italiana, Sínodo dos Bispos, Federação Bíblica Mundial, Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular, e ainda algumas ONG’s.

Escreveu, ainda, em parceria com o jornalista da SIC Joaquim Franco, dois livros entrevista intitulados “Do Eu solitário ao Nós Solidário” e “Somos pobres mas somos muitos”.

LFS

Dez
19
Qua
Lisboa: Universidade Católica promove homenagem ao padre João Seabra
Dez 19@19:00_20:00

Foto www.presidencia.pt, padre João Seabra

Lisboa, 13 dez 2018 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai homenagear o padre João Seabra no dia 19 de dezembro, em Lisboa.

A sessão de homenagem, em torno da publicação do livro “Não sou dono da verdade, mas sou possuído por ela”, que reúne 70 textos sobre  padre João Seabra, vai contar com intervenções de Luísa Leal de Faria, professora catedráfica da Faculdade de Ciências Humanas, e de António Pedro Barreiro, aluno do Instituto de Estudos Políticos da UCP

Promovida por iniciativa da reitora da UCP e do capelão da universidade, a homenagem vai decorrer às 19h00, no edifício da “Católica Lisbon School of Business & Economics”.

João Seabra nasceu em Lisboa, em 1949; licenciou-se pela Faculdade de Direito de Lisboa e entrou para o Seminário dos Olivais em 1973, fez a licenciatura em Teologia na Universidade Católica Portuguesa e em Direito Canónico, na Universidade de Salamanca.

Ordenado sacerdote a 5 de novembro de 1978, pelo cardeal D. António Ribeiro, foi capelão da Universidade Católica, pároco em Santos-o-Velho e na igreja de Nossa Senhora da Encarnação, no Chiado (Lisboa).

PR

Dez
20
Qui
Solidariedade: Concertos de Cuca Roseta ajudam instituições da Igreja Católica em Macedo de Cavaleiros
Dez 20 todo o dia

Fadista diz que o seu novo trabalho discográfico dedicado ao Natal é a concretização de um «sonho»

Bragança, 18 dez 2018 (Ecclesia) – A fadista portuguesa Cuca Roseta vai apresentar o seu mais recente álbum ‘Luz de Natal’, editado em novembro, em quatro concertos solidários onde parte da receita reverte para uma IPSS em Macedo de Cavaleiros, na Diocese de Bragança-Miranda.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA informa que três concertos, “exclusivos e únicos”, vão realizar-se ainda este ano: primeiro esta quinta-feira, dia 20, às 21h00, na igreja Nossa Senhora da Conceição, no Porto, e no dia seguinte a música de Natal pode ser ouvida no Mosteiro de Santa Clara, em Coimbra, às 21h30.

O terceiro e último concerto solidário de 2018 tem lugar na igreja de São Roque, em Lisboa, a partir das 19h00, deste sábado, dia 22, e no dia 6 de janeiro de 2019 é a vez de Macedo de Cavaleiros ouvir a ‘Luz de Natal’ de Cuca Roseta, às 21h00, na igreja de Santa Maria.

Condicionados à lotação das igrejas, os concertos são de entrada livre, com recolha de donativos.

Como “o Natal é tempo de partilha, de entrega e comunhão” parte da receita reverte para “três importantes” instituições particulares de solidariedade social no Concelho de Macedo de Cavaleiros, Diocese de Bragança-Miranda.

Os concertos vão apoiar a missão dos Centros Sociais Paroquiais de S. Nicolau de Cortiços, S. Geraldo de Carrapatas e Santa Maria Madalena de Grijó, “requalificando as suas estruturas”, e na criação de uma resposta social “especializada para pessoas com demência de caráter inovador”.

Segundo o comunicado, enviado pelo Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda, no Distrito de Bragança as doenças neuro degenerativas, “apesar de atingirem já mais de 25% da população idosa”, é uma área que se encontra ainda a descoberto.

“Os objetivos dos concertos são de extrema relevância para responder e proporcionar às pessoas com demência as mesmas oportunidades de envelhecer com qualidade, ternura e cuidado”, sublinha.

Em declarações à Agência ECCLESIA, Cuca Roseta explica que o seu novo trabalho discográfico dedicado ao Natal é um “sonho” concretizado que remete para a sua infância e ‘Luz de Natal’ apresenta músicas “que trazem a nostalgia” de dias de alegria.

“Para mim o Natal sempre foi um momento de muita alegria, de família, família unida apesar de já ser durante todo o ano; Este é o único disco meu que quando ouço me emociono, são músicas que me tocam de forma muito profunda, é uma mensagem que explica o que é o Natal para mim, mensagem mais espiritual, mais interior, que é o mais importante”, disse a fadista portuguesa numa entrevista que vai ser publicada brevemente.

CB/PR

Dez
21
Sex
Música: Banda DABAR apresenta novo disco «Perfume de Deus»
Dez 21 todo o dia

Vila Real, 18 dez 2018 (Ecclesia) – O grupo de música de inspiração cristã ‘DABAR’, da Diocese de Vila Real, vai apresentar o seu novo álbum ‘Perfume de Deus’ em três concertos orantes, até ao final de 2018.

“Neste ano missionário pode ser uma boa ajuda para descobrir estes dois belos movimentos de deixar-se perfumar, cativar por Deus, e testemunhar, levar o perfume de Deus para o mundo”, afirma o grupo ‘DABAR’.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a banda católica informa que o primeiro concerto orante do novo cd é já esta sexta-feira, dia 21, às 21h30, em Alijó, e depois apresentam o trabalho a 23 e 29 de dezembro, às 21h00, em Salto e Montalegre, respetivamente.

‘Perfume de Deus’ quer “ser uma experiência de oração e adoração” com influências que vão do pop rock ao gospel, mas de “modo especial” na música de inspiração cristã que se vai fazendo em Portugal.

As 13 músicas do novo disco dos ‘DABAR’ são um conjunto de “relatos de encontros baseados em experiências concretas de vida”, inspiradas e/ou relidas na “Palavra de Deus e nas orações que a tradição e os santos deixaram”.

“Encontros que mostram este Deus que quebra o fraco da sua infinita misericórdia para inebriar de amor a todos os que O encontram, mas que ao mesmo tempo nos ensinam a ser esse frasco quebrado, oferecido ao mundo que anseia por este belo aroma”, explica a banda da Diocese de Vila Real.

No novo trabalho a banda conta também com a participação de dois grupos de música de inspiração cristã, os ‘Mendigo de Deus’, da mesma Igreja diocesana de Vila Real, e os ‘MC 16-15’ da Diocese vizinha de Lamego.

Segundo o comunicado, o cd ‘Perfume de Deus’ está na mesma linha do primeiro trabalho da banda ‘Jardineiro de Deus’ que como prenda de Natal pode ser descarregado de forma gratuita na internet (soundcloud dos ‘Dabar’).

DABAR’ é um termo hebraico que significa ‘Palavra’, e a banda da Diocese de Vila Real, que começou a formar-se nas Jornadas Mundiais da Juventude 2011 – Madrid, realça o objetivo ser “Palavra de Deus, acolhida, vivida, rezada e comunicada através da música”.

CB

 

Natal: Comunidade Vida e Paz promove festa com pessoas em situação de sem-abrigo
Dez 21_Dez 23 todo o dia

Objetivo é continuar a «ajudar a reconstruir os sentidos de vida dos convidados»

Lisboa, 23 nov 2018 (Ecclesia) – A Comunidade Vida e Paz (CVP) vai dinamizar uma nova edição da festa de Natal com as pessoas em situação de sem-abrigo 2018, entre 21 e 23 de dezembro, na Cantina da Cidade Universitária, em Lisboa.

“A Festa é para os nossos convidados! É para lhes mostrar que a mudança é possível, que o primeiro passo está mesmo ao alcance deles e que nós os iremos acompanhar neste caminho”, explica a comunidade, no seu sítio na internet.

A festa realiza-se há 30 anos e os voluntários da Vida e Paz querem “espalhar ainda mais magia” na Cantina da Cidade Universitária com todos os seus convidados.

Além da animação que marca esta iniciativa, com música e atividades lúdicas, com a ceia de Natal, a festa da CVP é também uma ocasião para ajudar em áreas como a saúde ou a higiene, a documentação, como o o cartão de cidadão, e continuar a desafiar os sem-abrigo a predisporem-se para a reabilitação, a acreditar num futuro diferente.

A primeira edição, em 1989, teve lugar na Alameda das Universidades de Lisboa, onde os dias de festa “foram cheios de alegria e de situações curiosas” como a falta de alimentos mas, sempre que isso acontecia e, para “grande surpresa, apareciam benfeitores para apoiar”.

“Com o passar do tempo a Festa foi crescendo tendo-se tornado num marco do Natal da cidade de Lisboa”, realça a CVP.

A Comunidade Vida e Paz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, que assume como missão “apoiar as pessoas sem-abrigo de Lisboa com o objetivo de as reabilitar e reinserir como cidadãos participativos na sociedade”.

CB/OC

Porto: O “Mistério do Natal na Iconografia” na Torre dos Clérigos
Dez 21 todo o dia
Porto: O “Mistério do Natal na Iconografia” na Torre dos Clérigos

Porto, 05 dez 2018 (Ecclesia) – Ao longo do mês de dezembro, a Torre dos Clérigos, no Porto, realiza iniciativas para celebrar a quadra natalícia e Luis Casimiro vai fazer duas visitas guiadas sobre a iconografia neste monumento.

No dia 08 e 21 deste mês, Luis Casimiro é o guia de duas visitas guiadas ao monumento emblemático da cidade do Porto que tem como lema «O Mistério do Natal na Iconografia dos Clérigos», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ainda no âmbito das visitas, Germano Silva orienta, dia 29 deste mês, o «UpTOWN» (Torre dos Clérigos, Paço Episcopal, Sé e Museu de Arte e arqueologia na Igreja de São Lourenço)

Ao longo do mês de dezembro, a Torre dos Clérigos tem uma agenda cultural onde o Natal é o pilar central dos seus acontecimentos.

LFS

Solidariedade: Concertos de Cuca Roseta ajudam instituições da Igreja Católica em Macedo de Cavaleiros
Dez 21 todo o dia

Fadista diz que o seu novo trabalho discográfico dedicado ao Natal é a concretização de um «sonho»

Bragança, 18 dez 2018 (Ecclesia) – A fadista portuguesa Cuca Roseta vai apresentar o seu mais recente álbum ‘Luz de Natal’, editado em novembro, em quatro concertos solidários onde parte da receita reverte para uma IPSS em Macedo de Cavaleiros, na Diocese de Bragança-Miranda.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA informa que três concertos, “exclusivos e únicos”, vão realizar-se ainda este ano: primeiro esta quinta-feira, dia 20, às 21h00, na igreja Nossa Senhora da Conceição, no Porto, e no dia seguinte a música de Natal pode ser ouvida no Mosteiro de Santa Clara, em Coimbra, às 21h30.

O terceiro e último concerto solidário de 2018 tem lugar na igreja de São Roque, em Lisboa, a partir das 19h00, deste sábado, dia 22, e no dia 6 de janeiro de 2019 é a vez de Macedo de Cavaleiros ouvir a ‘Luz de Natal’ de Cuca Roseta, às 21h00, na igreja de Santa Maria.

Condicionados à lotação das igrejas, os concertos são de entrada livre, com recolha de donativos.

Como “o Natal é tempo de partilha, de entrega e comunhão” parte da receita reverte para “três importantes” instituições particulares de solidariedade social no Concelho de Macedo de Cavaleiros, Diocese de Bragança-Miranda.

Os concertos vão apoiar a missão dos Centros Sociais Paroquiais de S. Nicolau de Cortiços, S. Geraldo de Carrapatas e Santa Maria Madalena de Grijó, “requalificando as suas estruturas”, e na criação de uma resposta social “especializada para pessoas com demência de caráter inovador”.

Segundo o comunicado, enviado pelo Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda, no Distrito de Bragança as doenças neuro degenerativas, “apesar de atingirem já mais de 25% da população idosa”, é uma área que se encontra ainda a descoberto.

“Os objetivos dos concertos são de extrema relevância para responder e proporcionar às pessoas com demência as mesmas oportunidades de envelhecer com qualidade, ternura e cuidado”, sublinha.

Em declarações à Agência ECCLESIA, Cuca Roseta explica que o seu novo trabalho discográfico dedicado ao Natal é um “sonho” concretizado que remete para a sua infância e ‘Luz de Natal’ apresenta músicas “que trazem a nostalgia” de dias de alegria.

“Para mim o Natal sempre foi um momento de muita alegria, de família, família unida apesar de já ser durante todo o ano; Este é o único disco meu que quando ouço me emociono, são músicas que me tocam de forma muito profunda, é uma mensagem que explica o que é o Natal para mim, mensagem mais espiritual, mais interior, que é o mais importante”, disse a fadista portuguesa numa entrevista que vai ser publicada brevemente.

CB/PR

Porto: Misericórdia atribui título de irmão honorário a quatro personalidades
Dez 21@19:00_20:00
Porto: Misericórdia atribui título de irmão honorário a quatro personalidades

Porto, 17 dez 2018 (Ecclesia) – A Misericórdia do Porto vai atribuir, dia 21 deste mês, o título de irmão honorário a “quatro personalidades”: D. António Taipa, padre Américo Aguiar, Artur Santos Silva e Luis Valente de Oliveira.

A sessão solene vai decorrer na Igreja privativa da Misericórdia (Porto – Rua das Flores), às 19h00, e a atribuição do diploma de irmão honorário da misericórdia do Porto é “a inscrição, como irmão da Misericórdia, de alguém que a mesa administrativa decide honrar publicamente, desse modo, em razão de relevantes serviços prestados à instituição e dos seus méritos reconhecidos pela comunidade civil”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Dez
22
Sáb
Solidariedade: Concertos de Cuca Roseta ajudam instituições da Igreja Católica em Macedo de Cavaleiros
Dez 22 todo o dia

Fadista diz que o seu novo trabalho discográfico dedicado ao Natal é a concretização de um «sonho»

Bragança, 18 dez 2018 (Ecclesia) – A fadista portuguesa Cuca Roseta vai apresentar o seu mais recente álbum ‘Luz de Natal’, editado em novembro, em quatro concertos solidários onde parte da receita reverte para uma IPSS em Macedo de Cavaleiros, na Diocese de Bragança-Miranda.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA informa que três concertos, “exclusivos e únicos”, vão realizar-se ainda este ano: primeiro esta quinta-feira, dia 20, às 21h00, na igreja Nossa Senhora da Conceição, no Porto, e no dia seguinte a música de Natal pode ser ouvida no Mosteiro de Santa Clara, em Coimbra, às 21h30.

O terceiro e último concerto solidário de 2018 tem lugar na igreja de São Roque, em Lisboa, a partir das 19h00, deste sábado, dia 22, e no dia 6 de janeiro de 2019 é a vez de Macedo de Cavaleiros ouvir a ‘Luz de Natal’ de Cuca Roseta, às 21h00, na igreja de Santa Maria.

Condicionados à lotação das igrejas, os concertos são de entrada livre, com recolha de donativos.

Como “o Natal é tempo de partilha, de entrega e comunhão” parte da receita reverte para “três importantes” instituições particulares de solidariedade social no Concelho de Macedo de Cavaleiros, Diocese de Bragança-Miranda.

Os concertos vão apoiar a missão dos Centros Sociais Paroquiais de S. Nicolau de Cortiços, S. Geraldo de Carrapatas e Santa Maria Madalena de Grijó, “requalificando as suas estruturas”, e na criação de uma resposta social “especializada para pessoas com demência de caráter inovador”.

Segundo o comunicado, enviado pelo Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda, no Distrito de Bragança as doenças neuro degenerativas, “apesar de atingirem já mais de 25% da população idosa”, é uma área que se encontra ainda a descoberto.

“Os objetivos dos concertos são de extrema relevância para responder e proporcionar às pessoas com demência as mesmas oportunidades de envelhecer com qualidade, ternura e cuidado”, sublinha.

Em declarações à Agência ECCLESIA, Cuca Roseta explica que o seu novo trabalho discográfico dedicado ao Natal é um “sonho” concretizado que remete para a sua infância e ‘Luz de Natal’ apresenta músicas “que trazem a nostalgia” de dias de alegria.

“Para mim o Natal sempre foi um momento de muita alegria, de família, família unida apesar de já ser durante todo o ano; Este é o único disco meu que quando ouço me emociono, são músicas que me tocam de forma muito profunda, é uma mensagem que explica o que é o Natal para mim, mensagem mais espiritual, mais interior, que é o mais importante”, disse a fadista portuguesa numa entrevista que vai ser publicada brevemente.

CB/PR

Natal: Estreia absoluta de «Missa do Parto» de Alfredo Teixeira
Dez 22@21:00
Natal: Estreia absoluta de «Missa do Parto» de Alfredo Teixeira

Lisboa, 18 dez 2018 (Ecclesia) – Na Igreja de São Tomás de Aquino, em Lisboa, vai realizar-se, a 22 deste mês, às 21h00, a “estreia absoluta” da «Missa do Parto», composta por Alfredo Teixeira.

Entre outras músicas, o «Ensemble São Tomás de Aquino» estreia a obra «Missa do Parto» [II], para coro e órgão, uma “breve cantata popular, a partir da recriação de cinco cantos madeirenses para a novena de Natal”.

Na Madeira, a preparação do Natal herdou o espírito da solenidade da festa da Senhora do Ó, fixada no calendário litúrgico no dia 17 de dezembro, representada na figura de uma Senhora explicitamente grávida.

A piedade que se desvela no contexto devocional destas celebrações verte-se numa mística de contemplação da «Senhora Virgem do Parto».

Nascido em 1965, Alfredo Teixeira, professor e investigador da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, fez os seus estudos musicais na Escola do Conservatório Nacional (Lisboa) e frequentou o Curso Internacional de Direção Coral “Lleidatà Orfeo” (Catalunha), sob a orientação de Lászlo Heltay.

LFS

Dez
23
Dom
Música: Banda DABAR apresenta novo disco «Perfume de Deus»
Dez 23 todo o dia

Vila Real, 18 dez 2018 (Ecclesia) – O grupo de música de inspiração cristã ‘DABAR’, da Diocese de Vila Real, vai apresentar o seu novo álbum ‘Perfume de Deus’ em três concertos orantes, até ao final de 2018.

“Neste ano missionário pode ser uma boa ajuda para descobrir estes dois belos movimentos de deixar-se perfumar, cativar por Deus, e testemunhar, levar o perfume de Deus para o mundo”, afirma o grupo ‘DABAR’.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a banda católica informa que o primeiro concerto orante do novo cd é já esta sexta-feira, dia 21, às 21h30, em Alijó, e depois apresentam o trabalho a 23 e 29 de dezembro, às 21h00, em Salto e Montalegre, respetivamente.

‘Perfume de Deus’ quer “ser uma experiência de oração e adoração” com influências que vão do pop rock ao gospel, mas de “modo especial” na música de inspiração cristã que se vai fazendo em Portugal.

As 13 músicas do novo disco dos ‘DABAR’ são um conjunto de “relatos de encontros baseados em experiências concretas de vida”, inspiradas e/ou relidas na “Palavra de Deus e nas orações que a tradição e os santos deixaram”.

“Encontros que mostram este Deus que quebra o fraco da sua infinita misericórdia para inebriar de amor a todos os que O encontram, mas que ao mesmo tempo nos ensinam a ser esse frasco quebrado, oferecido ao mundo que anseia por este belo aroma”, explica a banda da Diocese de Vila Real.

No novo trabalho a banda conta também com a participação de dois grupos de música de inspiração cristã, os ‘Mendigo de Deus’, da mesma Igreja diocesana de Vila Real, e os ‘MC 16-15’ da Diocese vizinha de Lamego.

Segundo o comunicado, o cd ‘Perfume de Deus’ está na mesma linha do primeiro trabalho da banda ‘Jardineiro de Deus’ que como prenda de Natal pode ser descarregado de forma gratuita na internet (soundcloud dos ‘Dabar’).

DABAR’ é um termo hebraico que significa ‘Palavra’, e a banda da Diocese de Vila Real, que começou a formar-se nas Jornadas Mundiais da Juventude 2011 – Madrid, realça o objetivo ser “Palavra de Deus, acolhida, vivida, rezada e comunicada através da música”.

CB

 

Porto: Homenagem a D. António Taipa
Dez 23@16:00
Porto: Homenagem a D. António Taipa

Porto, 23 nov 2018 (Ecclesia) – A Diocese do Porto vai dar graças pela “vida, serviço e testemunho” de D. António Taipa numa celebração, dia 23 de dezembro, às 16h00, na Sé daquela cidade.

O atual bispo do Porto, D. Manuel Linda escreveu por ocasião da nomeação do sucessor do bispo auxiliar do Porto que “o senhor D. António Taipa tem servido exemplarmente esta Diocese há mais de cinquenta anos e nos ofícios mais delicados: formador e reitor do Seminário Maior, no estudo e no ensino da teologia bíblica, membro das mais diversas estruturas pastorais e de participação diocesanas e nacionais, bispo auxiliar e administrador diocesano”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Sensível, afetuoso, sociável, culto e fidelíssimo, marcou positivamente uma geração de sacerdotes e conquistou a simpatia e admiração do laicado”, refere.

Nessa mesma missa concelebrará D. Armando Esteves Domingues que a partir dessa data substituirá D. António Taipa no serviço pastoral da diocese como bispo auxiliar.

LFS

Dez
24
Seg
Natal: Bispo de Viana do Castelo passa quadra natalícia com os «mais frágeis»
Dez 24 todo o dia
Natal: Bispo de Viana do Castelo passa quadra natalícia com os «mais frágeis»

Viana do Castelo, 17 dez 2018 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo quer fazer deste Natal uma oportunidade para estar com os “mais frágeis” da região, e nesse sentido vai promover encontros com membros da comunidade cigana, com reclusos e com pessoas mais “sós”.

Esta agenda especial do bispo prossegue depois com uma visita aos reclusos, “com quem celebrará Eucaristia na tarde do dia 24 de dezembro”.

Como já é tradição nesta quadra natalícia, D. Anacleto de Oliveira quer também estar com aqueles que vivem mais isolados no território, e por isso vai cear com estas pessoas mais “sós”, na noite de Natal, um evento que vai ter lugar na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

A par destas iniciativas mais orientadas para as comunidades mais carenciadas, o bispo de Viana do Castelo vai presidir à ‘bênção das grávidas’, no dia 23 de dezembro às 18h00; e à tradicional ‘Missa do Galo’, no dia 24 de dezembro, pelas 23h00, ambas as celebrações na Sé diocesana.

LFS

Natal: Bispo de Viana do Castelo reserva quadra para estar com os «mais frágeis» da região

 

Porto: «Natal dos Sós» na Casa dos Girassóis
Dez 24 todo o dia
Porto: «Natal dos Sós» na Casa dos Girassóis

Porto, 11 dez 2018 (Ecclesia) – A iniciativa «Natal dos Sós» promovida pela Paróquia da Campanhã (Porto) que se realiza na noite da consoada (24 de dezembro) vai realizar-se, este ano, na Casa dos Girassóis.

Desde 1987 que esta paróquia do Porto “oferece neste dia” a Ceia de Natal, “não é uma festa comum mas um ambiente simples e familiar em que cada um é chamado pelo seu primeiro nome”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Alguns jovens e adultos tratam do acolhimento e outros dedicam-se a cozinhar com aquilo que a Associação Nun’Álvares oferece, abrindo a dispensa”, acrescenta.

Habitualmente, são “meia centena de pessoas”, de diversa proveniência e estatuto social, que “não aguentam a solidão nessa noite e vêm formar «família», em busca de um abraço acolhedor e de uma ceia tradicional”, sublinha a nota.

A Casa dos Girassóis “oferece carinho a quem mais precisa” e foi benzida a 21 de abril deste ano, pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda.

LFS

Deficiência: Inclusão na Igreja deve começar no «conselho pastoral» de cada comunidade

Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência lança inquérito para conhecer realidade paroquial (mais…)

Deficiência: Quando a inclusão aumenta o sentido de Igreja

Mãe de cinco filhos, Carmo Diniz conta como integração plena do seu filho evangeliza comunidade paroquial (mais…)

Igreja/Sociedade: Serviço Pastoral propõe comunidades «mais inclusivas» das pessoas com deficiência

Mensagem assinala Dia Internacional, evocando «barreiras físicas e psíquicas» a superar (mais…)

ENTREVISTA

REPORTAGEM

Igreja/Portugal: Sem aposta clara nos jovens, Sínodo 2018 terá sido «oportunidade perdida», sublinham delegados da CEP (c/vídeo)

Tema vai estar em debate na próxima assembleia plenária do episcopado católico, em Fátima

 

NACIONAL

VATICANO

INTERNACIONAL