JMJ 2019: Panamá vai marcar «mudança» na Igreja Católica, diz responsável do Vaticano

Cardeal Kevin Farrell destaca nova relação com o mundo juvenil, após a última assembleia do Sínodo (mais…)

Igreja: «JMJ made in Pana/Cá» convida jovens a fazer ponte virtual entre Panamá e Lisboa

Atividade vai acompanhar os atos finais da Jornada Mundial da Juventude, em direto, desde o Parque das Nações (mais…)

Direitos Humanos: Vaticano publica «manual» contra tráfico de pessoas

Novo documento destaca perigos crescentes do «contrabando de migrantes» e pede ação concertada a nível internacional (mais…)

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Slider

JMJ 2019: Embaixadora do Panamá destaca marcas portuguesas no encontro mundial da juventude católica (C/vídeo)

Restauro da catedral por empresa nacional, visita do presidente Marcelo Rebelo de Sousa e passagem da imagem peregrina de Fátima são referências do evento (mais…)

JMJ 2019: Padre Paulo Vicente vai ligar o Panamá a Viseu

Sacerdote considera que encontro na América central apresenta «um testemunho forte» de fé das novas gerações (mais…)

JMJ 2019: D. Joaquim Mendes projeta participação portuguesa no Panamá e fala em «grande vibração»

Presidente da Comissão Episcopal que acompanha a Pastoral Juvenil destaca momento único de celebração, a nível mundial (mais…)

Especial: Terra… garantia de liberdade

Em Moçambique, as multinacionais disputam terrenos essenciais à sobrevivência dos camponeses

(mais…)

 

Vaticano: Papa defende fim da «incompreensão» entre judeus e cristãos

Francisco assinala prefácio de textos bíblicos comentados por fiéis das duas religiões (mais…)

Vaticano: Francisco convida a rezar a Deus «papá», com a confiança de uma criança

Papa sublinha centralidade da expressão «Abbà», com Jesus ensinou os seus discípulos a rezar (mais…)

Coimbra: Bispo afirma importância do «acolhimento» como «modo de ser da Igreja»

D. Virgílio Antunes destaca participação e empenho dos leigos na vida da Igreja (mais…)

Igreja/Sociedade: Cardeal-patriarca sublinha necessidade de «atenção particular» da Justiça à Comunicação

Homilia no início do Ano Judicial defendeu direito primordial à vida, «da conceção à morte natural» (mais…)

Coimbra: Bispo convida jovens a participar em inquérito diocesano (c/vídeo)

Secretariado da Pastoral Juvenil que conhecer motivações «pessoais e espirituais» das novas gerações (mais…)

Sintra: Encontro de cristãos assinala semana dedicada ao diálogo ecuménico

Jovens e adultos convidados a participar em workshops dedicados à «promoção da justiça» (mais…)

Programa Ecclesia do dia 16 de janeiro de 2019

 

Programa Ecclesia do dia 15 de janeiro de 2019

 

Dar Deus

Miguel Oliveira Panão (Professor Universitário), Blog & Autor (mais…)

Porque não amamos até ao fim?

José Luís Nunes Martins

(mais…)

O teu ano

Paulo Rocha

(mais…)

A cruz escondida

Apaixonada, Warda Masihiya fugiu de casa. E até mudou de religião (mais…)

Editorial Cáritas

A aliança do pensar o do fazer em Beja [ver caderno]

Igreja/Sociedade: Presidente da República saúda D. Nuno Brás pela sua designação como bispo do Funchal

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha «vasta e brilhante carreira de serviço à Igreja e à comunidade» (mais…)

Funchal: D. António Carrilho pede «total disponibilidade» para o seu sucessor

«Que D. Nuno Brás se sinta, desde o primeiro dia, amado e acolhido de todo o coração», diz o prelado numa mensagem à diocese madeirense

(mais…)

Funchal: Bispo nomeado para a diocese quer levar o Evangelho às comunidades madeirenses «com coragem e ousadia» (C/vídeo)

Mudança para um contexto insular «não será sinónimo de claustrofobia», realça D. Nuno Brás

(mais…)

AGENDA

Jan
18
Sex
Leiria-Fátima: Encontros vicariais entre o bispo da diocese e os jovens
Jan 18 todo o dia

Foto: Diocese de Leiria-Fátima

Leiria, 28 dez 2018 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima vai percorrer a diocese em encontros vicariais com os jovens, com o tema «quem és Tu, Senhor?», entre 5 de janeiro e 23 de março de 2019.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese de Leiria-Fátima realça que D. António Marto pretende “encontrar os mais novos para os escutar” e fazer-lhes o convite a uma “participação mais ativa na vida das comunidades”.

«Quem és Tu, Senhor?» é a pergunta que serve de ponto de partida para os encontros que vão realizar-se de 5 de janeiro de 2019 a 23 de março.

“Estes encontros vicariais podem ser uma excelente oportunidade para criar dinamismos de pastoral juvenil e vocacional nas paróquias e nas vigararias, ao congregar os elementos das várias paróquias com maior carisma para trabalhar com os jovens e a partir daqui poder estruturar-se um trabalho mais objetivo de pastoral juvenil”, disse o diretor do Departamento diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional (DPJV).

A Diocese de Leiria-Fátima está a viver o primeiro ano de um biénio pastoral dedicado ao tema ‘Jovens, Fé e Vocação’ e uma das iniciativas programadas é um encontro do bispo diocesano com os jovens, nas nove vigararias.

Na sua carta pastoral o cardeal D. António Marto explicou que os encontros vicariais têm como primeira estrutura organizadora e coordenadora o DPJV que preparou um guião que é a base e a orientação às organizações locais, que vão das vigararias às paróquias e a pequenos grupos de trabalho e reflexão.

“Cada vigararia está a trabalhar com metodologias diversas; nalgumas estão a reunir os jovens e a fazer o trabalho preparatório em conjunto; noutras reuniram-se os animadores de jovens e catequistas do 10.º ano de catequese para lançar o trabalho”, explicou o diretor do departamento, o padre André Batista.

No sítio online da Diocese de Leiria-Fátima, o responsável adianta que os encontros destinam-se a todos os jovens, a partir dos 16 anos de idade, “mesmo que não estejam ligados a grupos paroquiais” e é pedida uma “especial mobilização” de grupos paroquiais de jovens, escuteiros e movimentos apostólicos, acólitos, os que fazem a preparação para o Crisma, etc., “sem carácter obrigatório, mas para quem se interesse efetivamente por participar.

CB

Vida Consagrada: CIRP analisa a Pastoral Vocacional em chave sinodal
Jan 18_Jan 20 todo o dia

Fátima, 16 jan 2019 (Ecclesia) – A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) promove, de 18 a 20 de janeiro, em Fátima, um encontro sobre «Pastoral Vocacional em chave sinodal».

O XV encontro da Pastoral das Vocações decorre na Casa de Nossa Senhora das Dores e um dos oradores é o bispo auxiliar do Porto, D. António Augusto Azevedo, que vai falar, no dia 19 deste mês às 15h00, sobre «Sínodo 2018»., refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.

No primeiro dia, às 18h30, o padre Pablo Lima, da Diocese de Viana do Castelo, aborda a temática «Jesus e o animador vocacional».

Para além de D. António Augusto Azevedo, o segundo dia vai ter como conferencista o padre Ricardo Conceição que aborda o tema, às 10h30, «A fé do animador vocacional», acrescenta o programa.

No último dia, «A Sinodalidade como caminho da Pastoral Vocacional» é o pilar da reflexão feita pelo padre Sérgio Leal.

LFS

PV programa 2019

Açores: Instituto Católico de Cultura dinamiza jornada formativa em Ponta Delgada
Jan 18@20:30
Açores: Instituto Católico de Cultura dinamiza jornada formativa em Ponta Delgada

Angra do Heroísmo, Açores, 20 dez 2018 (Ecclesia) – O Instituto Católico de Cultura, da Diocese de Angra, vai dinamizar uma jornada formativa “para discutir a vivência religiosa” atual, nos dias 17 e 18 de janeiro de 2019, em Ponta Delgada.

“Desafia os cristãos a refletirem sobre o modo como vivem a religião e a fé; como se comprometem com a igreja e como conseguem ser testemunhas do Evangelho no quotidiano das suas vidas”, informa o sítio online diocesano ‘Igreja Açores’.

Para falar sobre “vivência religiosa hoje” foram convidados “especialistas de várias áreas da pastoral” e do programa consta uma mesa redonda, às 20h30 de 17 de janeiro de 2019, no Centro Pastoral Pio XII, e uma conferência à mesma hora do dia seguinte na igreja Matriz de Ponta Delgada.

A mesa redonda ‘A vivência Religiosa Hoje’ conta com as intervenções do padre Jorge Cunha, professor de Teologia Moral na Universidade Católica do Porto, que também vai apresentar a conferência ‘O Cristianismo tem futuro?’, a professora catedrática de Bioética na Universidade dos Açores Maria do Céu Patrão Neves, o padre Hélder Miranda Alexandre, reitor do Seminário Episcopal de Angra, o investigador Duarte Nuno Chaves e o diretor do Serviço Diocesano de Cultura, padre Ricardo Tavares.

O sítio online ‘Igreja Açores’ informa que o encontro de formação é aberto ao publico em geral e desenvolvido pelo Instituto Católico de Cultura da Diocese de Angra em parceria com a igreja Matriz de São Sebastião e o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

CB

Porto: Ciclo de «Conversas Amplas» sobre «Agarrar a Missão»
Jan 18@21:30

Porto, 15 jan 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de Vilar do Paraíso (Porto), através da equipa de pastoral da família, organiza o ciclo de «Conversas Amplas» que tem como tema «Agarrar a Missão – Cuidar da Casa Comum».

A primeira conversa realiza-se esta quarta-feira (16 de janeiro) e tem como orador Bernardino Silva, missionário e professor de EMRC, que falará sobre «Refugiados – Presente no Futuro», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Dois dias depois, Sónia Fernandes, antropóloga, vai abordar o tema «Magia do Voluntariado» e a 21 de janeiro «O poder de um sonho» é o ângulo de abordagem do professor universitário, Adelino Cunha.

O bispo auxiliar do Porto, D. António Augusto Azevedo, fala dia 23 de janeiro sobre «Juventude e Igreja do Futuro» e Isabel e Jorge Mayer (psicóloga e engenheiro do ambiente) refletem, dia 30 deste mês, sobre «Fazer a diferença. A pessoa na Economia Social».

Todas as sessões realizam-se às 21h30 e decorrem em vários locais da paróquia de Vila Nova de Gaia (Porto).

LFS

Setúbal: Concerto no início da semana de oração pela unidade dos cristãos
Jan 18@21:30

Barreiro, 14 jan 2019 (Ecclesia) – No salão da Igreja de Santo António da Charneca (Barreiro) vai realizar-se um concerto, dia 18 deste mês, às 21h30, com os «Jovens Focolares», «CCLX-Margem Sul» (Igreja evangélica) e «Life Teen (Paróquia de Palhais/Santo António).

Esta iniciativa na Diocese de Setúbal dá início ao Oitavário de oração pela unidade dos cristãos e alguns jovens vão dar testemunho sobre “a sua experiência de discipulado e de relação com Deus”, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é anualmente celebrada entre os dias 18 e 25 de janeiro, no hemisfério norte, e este ano tem como lema a frase ‘Procurarás a justiça, nada além da justiça’, tirada do livro do Deuteronómio.

LFS

Jan
19
Sáb
Leiria-Fátima: Encontros vicariais entre o bispo da diocese e os jovens
Jan 19 todo o dia

Foto: Diocese de Leiria-Fátima

Leiria, 28 dez 2018 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima vai percorrer a diocese em encontros vicariais com os jovens, com o tema «quem és Tu, Senhor?», entre 5 de janeiro e 23 de março de 2019.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese de Leiria-Fátima realça que D. António Marto pretende “encontrar os mais novos para os escutar” e fazer-lhes o convite a uma “participação mais ativa na vida das comunidades”.

«Quem és Tu, Senhor?» é a pergunta que serve de ponto de partida para os encontros que vão realizar-se de 5 de janeiro de 2019 a 23 de março.

“Estes encontros vicariais podem ser uma excelente oportunidade para criar dinamismos de pastoral juvenil e vocacional nas paróquias e nas vigararias, ao congregar os elementos das várias paróquias com maior carisma para trabalhar com os jovens e a partir daqui poder estruturar-se um trabalho mais objetivo de pastoral juvenil”, disse o diretor do Departamento diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional (DPJV).

A Diocese de Leiria-Fátima está a viver o primeiro ano de um biénio pastoral dedicado ao tema ‘Jovens, Fé e Vocação’ e uma das iniciativas programadas é um encontro do bispo diocesano com os jovens, nas nove vigararias.

Na sua carta pastoral o cardeal D. António Marto explicou que os encontros vicariais têm como primeira estrutura organizadora e coordenadora o DPJV que preparou um guião que é a base e a orientação às organizações locais, que vão das vigararias às paróquias e a pequenos grupos de trabalho e reflexão.

“Cada vigararia está a trabalhar com metodologias diversas; nalgumas estão a reunir os jovens e a fazer o trabalho preparatório em conjunto; noutras reuniram-se os animadores de jovens e catequistas do 10.º ano de catequese para lançar o trabalho”, explicou o diretor do departamento, o padre André Batista.

No sítio online da Diocese de Leiria-Fátima, o responsável adianta que os encontros destinam-se a todos os jovens, a partir dos 16 anos de idade, “mesmo que não estejam ligados a grupos paroquiais” e é pedida uma “especial mobilização” de grupos paroquiais de jovens, escuteiros e movimentos apostólicos, acólitos, os que fazem a preparação para o Crisma, etc., “sem carácter obrigatório, mas para quem se interesse efetivamente por participar.

CB

Viana do Castelo: Encontro sobre «A Beleza da Liturgia, Porta para a Evangelização»
Jan 19_Jan 20 todo o dia
Viana do Castelo: Encontro sobre «A Beleza da Liturgia, Porta para a Evangelização»

Viana do Castelo, 20 dez 2018 (Ecclesia) – O encontro da Pastoral Litúrgica da Diocese de Viana do Castelo vai realizar-se nos dias 19 e 20 de janeiro, no Centro Pastoral Paulo VI (Darque), e tem como tema «A Beleza da Liturgia, Porta para a Evangelização».

“Definição de beleza – É belo o bonito?” por João Manuel Duque, UCP – Braga; “Como é bom estarmos aqui” pelo cónego Luís Manuel Pereira da Silva, pároco da Sé de Lisboa e “Evangelizar através da beleza da liturgia” por D. Bernardino Costa, Abade Singeverga, são o tema de algumas conferências proferidas nesta iniciativa pelo Secretariado da Liturgia da Diocese de Viana do Castelo, lê-se no programa enviada à Agência ECCLESIA.

O encontro tem início e encerramento com D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, e conta também com a participação de Joana Jacinto (especialista em Linguística, UCP – Braga); padre Renato Oliveira (diretor do «Noticias de Viana»); José Carlos Miranda (UCP – Braga); padre Pedro Miranda (Diocese de Coimbra) e o padre José António Pais (capelão do Hospital Universitário de Coimbra).

LFS

Programa do EDPL 2019

Coimbra: Curso sobre «Um olhar cristão sobre a ecologia»
Jan 19@9:00_10:20

Coimbra, 14 jan 2019 (Ecclesia) – A Escola de Teologia e Ministérios da Diocese de Coimbra está a realizar um curso sobre «Cuidar da Casa Comum» que é orientado por Pedro Bingre do Amaral, professor no Instituto Politécnico daquela cidade.

Depois da primeira sessão (12 de janeiro), o ciclo continua nos dias 19 e 26 deste mês e a 02, 09, 16 e 23 de fevereiro no Seminário Maior de Coimbra, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa das 09h00 às 10h20 visa proporcionar um olhar cristão sobre a ecologia.

LFS

Porto: Ciclo de conversas sobre a fragilidade da doença
Jan 19@10:00_13:00

Porto, 09 jan 2019 (Ecclesia) – A próxima sessão do ciclo de conversas do «Grupo ao 3º Dia» sobre «Da fragilidade da doença à ternura lenta e obstinada pela Vida» realiza-se a 19 deste mês, das 10h00 às 13h00, na Universidade Católica Portuguesa – polo do Porto.

O tema desta sessão «O testamento vital» tem como oradoras Mónica Duque (jurista) e Edna Gonçalves (médica), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta atividade pretende “criar um espaço de formato informal e carácter formativo e reflexivo, com temas centrados na pessoa doente”.

A descoberta de uma “doença grave é ocasião de choque e é necessário tempo para integrar essa nova realidade em que a fragilidade, comum a toda a pessoa humana, se torna mais nítida, mais exposta”, acrescenta.

LFS

Viseu: Formação interdiocesana de catequistas sobre «novas adolescências»
Jan 19@10:00_16:30

Guarda, 08 jan 2019 (Ecclesia) – Os Departamentos Diocesanos da Catequese de Aveiro, Coimbra, Lamego, Guarda e Viseu vão promover uma formação para os seus agentes pastorais sobre ‘novas adolescências’, entre as 10h00 e as 16h00 de 19 de janeiro.

“A iniciativa tem como finalidade promover uma reflexão sobre os desafios que as novas adolescências colocam à catequese, nos dias de hoje”, lê-se no sítio online da Diocese da Guarda.

A formação conta com a colaboração do sociólogo e antropólogo Alfredo Teixeira, professor da Universidade Católica Portuguesa, e do padre Paulo Alves, da Diocese de Lamego.

O tema ‘Novas adolescências – desafio à catequese’ vai estar em análise no próximo dia 19, no Seminário de Viseu, e as inscrições para a atividade interdiocesana de catequistas terminam este domingo, 13 de janeiro.

CB

Ecumenismo: Igrejas Cristãs rezam juntas na Diocese do Algarve
Jan 19@16:00

Faro, 09 jan 2019 (Ecclesia) – Os cristãos católicos e greco-católicos, evangélicos, anglicanos, luteranos e ortodoxos no território da Diocese do Algarve vão rezar juntos, no próximo dia 19, no contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2019.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha do Domingo’ contextualiza que esta iniciativa começa pelas 16H00, na igreja de São Francisco, em Faro.

O momento de oração que vai juntar cristãos católicos e greco-católicos, evangélicos, anglicanos, luteranos e ortodoxos é organizado pelo Secretariado para o Diálogo Ecuménico e Inter-religioso da diocese algarvia em parceria com as restantes Igrejas cristãs.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é anualmente celebrada entre os dias 18 e 25 de janeiro, no hemisfério norte, e este ano tem como lema a frase ‘Procurarás a justiça, nada além da justiça’, tirada do livro do Deuteronómio.

Os subsídios para este oitavário foram preparados e publicados em conjunto pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e a Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas.

A Semana de Oração pela Unidade Cristã 2019 foi preparada por cristãos da Indonésia, país asiático com uma população de 265 milhões onde 86% identificam-se como muçulmanos e 10% dos indonésios são cristãos de diversas tradições.

O Oitavário de Oração pelos Cristãos começou a celebrar-se em 1968 e teve como primeiro tema ‘Para o louvor de sua glória’ (Efésios 1,14); Portugal preparou o material em 1996 vivido com o tema ‘Eis que estou à porta e bato’ (Apocalipse 3, 14-22) e o encontro preparatório realizou-se em Lisboa.

CB

Igreja/Ecologia: Conferência sobre os desafios da encíclica «Laudato Si»
Jan 19@17:00

Lisboa, 16 jan 2019 (Ecclesia) – O padre Vasco Pinto de Magalhães vai proferir, dia 19 deste mês, às 17h00, na Igreja de São João de Deus, em Lisboa, sobre a encíclica «Laudato Si – Amor de todos pela Terra»

Esta atividade é promovida pelo Grupo de Meditação Cristã da Igreja de São João de Deus e pretende refletir sobre os desafios à consciência política, social, cultural e moral que este documento proporciona, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A «Laudato Si» é uma encíclica do Papa Francisco, na qual o Papa argentino critica o consumismo e desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

A encíclica foi publicada oficialmente em 18 de junho de 2015.

LFS

Lisboa: Igreja Lusitana Evangélica recebe vigília ecuménica jovem
Jan 19@21:00

Lisboa, 16 jan 2019 (Ecclesia) – O Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa anunciou que a catedral de São Paulo da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana vai receber, este sábado, às 21h00, a Vigília Ecuménica Jovem, da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2019.

“Esta é uma oportunidade para experimentarmos na prática tanto do que nos une, um verdadeiro ecumenismo espiritual que resulta tão necessário. Rezar pela unidade com outros irmãos cristãos é caminhar na direção da comunhão”, assinala o serviço diocesano, na informação enviada à Agência ECCLESIA.

No seu sítio na internet, o organismo explica que para além das Igrejas promotoras da Vigília Ecuménica Jovem – Igreja Presbiteriana, Igreja Católica, Igreja Metodista e Igreja Lusitana – também estão convidadas outras comunidades a participar na noite de oração.

LFS

Lisboa: Igreja Lusitana Evangélica recebe vigília ecuménica jovem

 

Jan
20
Dom
Algarve: Diocese dedica igreja ao seu patrono, São Vicente
Jan 20 todo o dia

Faro, 10 jan 2019 (Ecclesia) – O bispo do Algarve vai presidir à bênção e dedicação da primeira igreja dedicada a São Vicente, padroeiro principal da diocese, às 16h30 de 20 de janeiro, em Rogil, Aljezur.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha do Domingo’ contextualiza que a igreja do Rogil, na Costa Vicentina, era “um anseio antigo dos rogilenses” e a sua construção teve início em 2012, com o lançamento da primeira pedra em maio.

D. Manuel Quintas vai presidir à Eucaristia da solenidade do diácono e mártir São Vicente na igreja da comunidade do Rogil, da Paróquia de Aljezur.

LFS

Algarve: Diocese dedica igreja ao seu patrono, São Vicente

 

França: Marcha pela Vida percorre as ruas de Paris
Jan 20 todo o dia

Cidade do Vaticano, 15 jan 2019 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma mensagem de apoio à 13ª Marcha pela Vida que vai decorrer este domingo, em Paris, promovida por vários organismos, incluindo associações católicas.

O pontífice encoraja os participantes a “testemunhar sem cessar os valores inalienáveis da dignidade humana e da vida”.

O respeito da objeção de consciência na profissão médica é o tema central desta edição da Marcha pela Vida.

“Apesar das tentativas de banalizar o aborto – referem os organizadores – tal gesto representa um verdadeiro caso de consciência para toda a sociedade civil”.

OC

França: Papa envia mensagem de apoio à 13ª Marcha pela Vida

 

NACIONAL

VATICANO

INTERNACIONAL