Viseu: D. Armando Esteves foi ordenado bispo

Celebração na Catedral viseense reuniu centenas de pessoas em volta do novo auxiliar da Diocese do Porto (mais…)

Slider

Natal: Cidade da Guarda acolheu cerimónia nacional da «Luz da Paz de Belém»

Iniciativa envolve os Escuteiros e a Cáritas Portuguesa na promoção do ideal da fraternidade

(mais…)

Natal: Bispo de Coimbra aponta a responsabilidade da comunidade diocesana

D. Virgílio Antunes deixou saudação especial às crianças, jovens, idosos, doentes e pobres e às instituições que cuidam deles

(mais…)

Pena de Morte: Papa pede compromisso dos líderes mundiais para a «abolição universal desta forma cruel de castigo»

“Cada vida é sagrada e a dignidade humana deve ser defendida sem exceção», frisa Francisco

(mais…)

Paquistão: Dois irmãos cristãos enfrentam pena de morte por blasfémia

  Qaisar e Amoon Ayub são acusados de publicar na internet material ofensivo contra o Islão

(mais…)

Migrações: Papa realça importância de «incluir» e «dignificar» através da educação

Francisco recebeu artistas e organizadores do concerto de Natal no Vaticano, cuja verba reverte a favor de projetos solidários no Uganda e no Iraque

(mais…)

 

Natal: «Desejar bom Parto a Nossa Senhora é desejar bom Natal» – padre Nélio Tomás

Na Paróquia de Alfragide, no Patriarcado de Lisboa, a comunidade madeirense reuniu-se para celebrar a tradição da “Missa do Parto” (mais…)

JMJ2019: Bispo do Porto convida os jovens a «fazer festa» com a iniciativa «Panamá in Douro» (C/vídeo)

A atividade para quem não tem possibilidade de ir às jornadas mundiais da juventude no Panamá

(mais…)

Natal: Santuário de Fátima apoia projetos para a infância na Guiné-Bissau (c/vídeo)

Coleta tem como destino a iniciativa Nô Kume Sabi dinamizada pelas irmãs Franciscanas de Nossa Senhora da Aparecida (mais…)

Natal: Bispo de Viana do Castelo reserva quadra para estar com os «mais frágeis» da região

Agenda de D. Anacleto de Oliveira prevê encontros com membros da comunidade cigana, com reclusos e com pessoas mais isoladas

(mais…)

Natal: Bispo de Leiria-Fátima lembra os jovens que ainda buscam «um espaço de real inserção» na sociedade

«Exigimos que eles sejam fermento de futuro, mas discriminamo-los e condenamo-los a bater a portas que permanecem fechadas», realça o cardeal D. António Marto

(mais…)

Natal: Bispo de Viseu convida ao encontro com os «mais desfavorecidos da sociedade»

Primeira mensagem de D. António Luciano à diocese nesta quadra (mais…)

Natal: Bispo da Guarda defende «plena inclusão social» de todos, sem esquecer migrantes e refugiados

Mensagem de D. Manuel Felício recorda vítimas da pobreza e desertificação (mais…)

Programa 70x7 do dia 16 de dezembro de 2018

 

Programa Ecclesia do dia 14 de dezembro de 2018

Não receies dizer – “Jesus”

Miguel Oliveira Panão (Professor Universitário), Blog & Autor (mais…)

Amar só tem um porquê

José Luís Nunes Martins (mais…)

Vida Digna Para Todos

Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos
(mais…)

A cruz escondida

Dezenas de cristãos vítimas de massacre na República Centro-Africana (mais…)

AGENDA

Dez
8
Sáb
Natal: «Presépio na Cidade» volta a iluminar Lisboa
Dez 8_Dez 23 todo o dia
Natal: «Presépio na Cidade» volta a iluminar Lisboa

Lisboa, 10 dez 2018 (Ecclesia) – Na Rua Garret, em Lisboa (junto à Basílica dos Mártires) está patente, de 08 a 23 de dezembro o «Presépio da Cidade».

Pelo 19º ano consecutivo, o Presépio na Cidade quer “estar perto das pessoas na rua” e “levar a mensagem de Jesus, de uma forma simples, alegre e acolhedora”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Diariamente, até dia 23 de dezembro, entre as 14h00 e as 19h00, o Presépio na Cidade quer acolher cada um e no final da tarde, pelas 18h30, há oração do Terço.

«O Povo que andava nas trevas viu uma grande Luz» (Isaías 9-2) e «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor» (Lc 2) são as frases mote da iniciativa deste ano.

O «Presépio na Cidade» é um projeto de leigos católicos que nasceu em Lisboa no ano 2000 – ano do Jubileu – com a intenção de celebrar em grande festa o Nascimento de Jesus, convidando a cidade a aproximar-se e a participar deste grande Acontecimento.

“Dar a conhecer o Menino Jesus, à Cidade de Lisboa, e a todos os que nela vivem ou trabalham, num Espírito de Paz, Alegria e Simplicidade” e “repor o verdadeiro sentido do Natal” são os objetivos do «Presépio na Cidade».

LFS

Dez
18
Ter
Vaticano: Santa Sé promove almoço de Natal para pessoas carenciadas
Dez 18 todo o dia
Vaticano: Santa Sé promove almoço de Natal para pessoas carenciadas

Cidade do Vaticano, 14 dez 2018 (Ecclesia) – A Esmolaria Apostólica da Santa Sé, em nome do Papa Francisco, vai promover um almoço de Natal para pessoas mais carenciadas que estão a ser apoiadas pelos serviços da Cáritas Diocesana de Roma.

De acordo com o portal Vatican News, a refeição do dia 18 de dezembro vai estar a cargo dos atletas do Grupo Desportivo ‘Fiamme Gialle’, uma estrutura ligada à Polícia Fiscal italiana.

“Serão os próprios atletas a cozinhar e a servir as mesas dos convidados”, pode ler-se.

LFS

Vaticano: Santa Sé promove almoço de Natal para pessoas mais carenciadas

 

Publicações: Apresentação da obra «Ir a Roma e ver dois Papas»
Dez 18@12:00
Publicações: Apresentação da obra «Ir a Roma e ver dois Papas»

Braga, 10 dez 2018 (Ecclesia) – A obra «Ir a Roma e ver dois Papas» do bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, vai ser lançada dia 18 deste mês, às 12h00, no auditório Vita, em Braga.

Com apresentação do padre Fernando Caldas (reitor do Colégio Português de Roma entre 2011 e 2017) o lançamento vai ser antecedido de um auto de natal pelos alunos do Colégio João Paulo II pelas 11h30, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estas crónicas foram escritas durante a permanência de D. Nuno Almeida em Roma, coincidindo com a renúncia do Papa Bento VXI e eleição e tomada de posse do Papa Francisco.

No prefácio escrito pelo padre José Fernando Caldas salienta-se que “na sua escrita encontramos a sensibilidade e a delicadeza da sua vida, descortinamos a força da fé que lhe guia o caminhar, saboreamos pequenas sementes que trazem dentro a força que muda o mundo”.

LFS

Solidariedade: Celebração do Dia Internacional dos Migrantes
Dez 18@18:00
Solidariedade: Celebração do Dia Internacional dos Migrantes

O JRS (Serviço Jesuíta aos Refugiados) está a organizar, no âmbito da RIM (Rede Interinstitucional para Migrantes), a celebração do Dia Internacional dos Migrantes, no dia 18 de dezembro, a partir das 18 horas, nos Anjos70, em Lisboa,

“Eu também sou voz” é o nome do evento onde os participantes podem “conversar, ouvir histórias, comer e ouvir música”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa conta com a presença de Cyntia de Paula, presidente da Casa do Brasil,  Fathuma Mawoon e Mohamed Hussain, casal do Sri Lanka em Portugal desde 2014, Ananias Chomola, trabalhador-estudante moçambicano e Tonecas Prazeres, músico são-tomense com uma longa carreira musical.

A Rede Interinstitucional para Migrantes (RIM) pretende contribuir para “uma melhor integração dos migrantes em território nacional através da cooperação entre instituições da sociedade civil”, lê-se.

LFS

Jesuítas: Conferência sobre «Pedro Arrupe a caminho dos altares»
Dez 18@21:30
Jesuítas: Conferência sobre «Pedro Arrupe a caminho dos altares»

Lisboa, 06 dez 2018 (Ecclesia) – O padre Pedro Miguel Lamet, jesuíta que foi o biógrafo do padre Pedro Arrupe, vai estar em Portugal para dar uma conferência sobre o antigo superior geral dos Jesuítas cujo processo de beatificação arrancou recentemente.

«Pedro Arrupe a caminho dos altares» é o título da conferência deste jesuíta que vai acontecer no dia 18 de dezembro, às 21h30, no auditório do Colégio São João de Brito, em Lisboa, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta reflexão vai ser antecedida pela apresentação do último livro do autor, intitulada «Saborear e saber» (recolhe a sabedoria de várias tradições religiosas), editada pela Tenacitas e apresentada pelo padre Vasco Pinto de Magalhães.

Além da “pertinência da sua obra”, a vinda do padre Pedro Miguel Lamet a Portugal para falar de Pedro Arrupe “ganha particular relevância”, tendo em conta o anúncio do início do processo de beatificação do jesuíta, que foi feito em julho pelo Superior-geral dos Jesuítas, padre Arturo Sosa, acrescenta.

Apesar de o processo já estar em marcha, a abertura oficial da causa deverá acontecer no dia 5 de fevereiro, data em que se assinala a morte do antigo superior geral da Companhia de Jesus.

O Padre Pedro Arrupe foi um jesuíta espanhol que nasceu em 1907, tendo sido missionário no Japão durante muitos anos e foi Superior Geral da Companhia de Jesus entre 1965 e 1983.

LFS

Dez
19
Qua
Lisboa: Universidade Católica promove homenagem ao padre João Seabra
Dez 19@19:00_20:00

Foto www.presidencia.pt, padre João Seabra

Lisboa, 13 dez 2018 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai homenagear o padre João Seabra no dia 19 de dezembro, em Lisboa.

A sessão de homenagem, em torno da publicação do livro “Não sou dono da verdade, mas sou possuído por ela”, que reúne 70 textos sobre  padre João Seabra, vai contar com intervenções de Luísa Leal de Faria, professora catedráfica da Faculdade de Ciências Humanas, e de António Pedro Barreiro, aluno do Instituto de Estudos Políticos da UCP

Promovida por iniciativa da reitora da UCP e do capelão da universidade, a homenagem vai decorrer às 19h00, no edifício da “Católica Lisbon School of Business & Economics”.

João Seabra nasceu em Lisboa, em 1949; licenciou-se pela Faculdade de Direito de Lisboa e entrou para o Seminário dos Olivais em 1973, fez a licenciatura em Teologia na Universidade Católica Portuguesa e em Direito Canónico, na Universidade de Salamanca.

Ordenado sacerdote a 5 de novembro de 1978, pelo cardeal D. António Ribeiro, foi capelão da Universidade Católica, pároco em Santos-o-Velho e na igreja de Nossa Senhora da Encarnação, no Chiado (Lisboa).

PR

Dez
21
Sex
Natal: Comunidade Vida e Paz promove festa com pessoas em situação de sem-abrigo
Dez 21_Dez 23 todo o dia

Objetivo é continuar a «ajudar a reconstruir os sentidos de vida dos convidados»

Lisboa, 23 nov 2018 (Ecclesia) – A Comunidade Vida e Paz (CVP) vai dinamizar uma nova edição da festa de Natal com as pessoas em situação de sem-abrigo 2018, entre 21 e 23 de dezembro, na Cantina da Cidade Universitária, em Lisboa.

“A Festa é para os nossos convidados! É para lhes mostrar que a mudança é possível, que o primeiro passo está mesmo ao alcance deles e que nós os iremos acompanhar neste caminho”, explica a comunidade, no seu sítio na internet.

A festa realiza-se há 30 anos e os voluntários da Vida e Paz querem “espalhar ainda mais magia” na Cantina da Cidade Universitária com todos os seus convidados.

Além da animação que marca esta iniciativa, com música e atividades lúdicas, com a ceia de Natal, a festa da CVP é também uma ocasião para ajudar em áreas como a saúde ou a higiene, a documentação, como o o cartão de cidadão, e continuar a desafiar os sem-abrigo a predisporem-se para a reabilitação, a acreditar num futuro diferente.

A primeira edição, em 1989, teve lugar na Alameda das Universidades de Lisboa, onde os dias de festa “foram cheios de alegria e de situações curiosas” como a falta de alimentos mas, sempre que isso acontecia e, para “grande surpresa, apareciam benfeitores para apoiar”.

“Com o passar do tempo a Festa foi crescendo tendo-se tornado num marco do Natal da cidade de Lisboa”, realça a CVP.

A Comunidade Vida e Paz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, que assume como missão “apoiar as pessoas sem-abrigo de Lisboa com o objetivo de as reabilitar e reinserir como cidadãos participativos na sociedade”.

CB/OC

Porto: O “Mistério do Natal na Iconografia” na Torre dos Clérigos
Dez 21 todo o dia
Porto: O “Mistério do Natal na Iconografia” na Torre dos Clérigos

Porto, 05 dez 2018 (Ecclesia) – Ao longo do mês de dezembro, a Torre dos Clérigos, no Porto, realiza iniciativas para celebrar a quadra natalícia e Luis Casimiro vai fazer duas visitas guiadas sobre a iconografia neste monumento.

No dia 08 e 21 deste mês, Luis Casimiro é o guia de duas visitas guiadas ao monumento emblemático da cidade do Porto que tem como lema «O Mistério do Natal na Iconografia dos Clérigos», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ainda no âmbito das visitas, Germano Silva orienta, dia 29 deste mês, o «UpTOWN» (Torre dos Clérigos, Paço Episcopal, Sé e Museu de Arte e arqueologia na Igreja de São Lourenço)

Ao longo do mês de dezembro, a Torre dos Clérigos tem uma agenda cultural onde o Natal é o pilar central dos seus acontecimentos.

LFS

Porto: Misericórdia atribui título de irmão honorário a quatro personalidades
Dez 21@19:00_20:00
Porto: Misericórdia atribui título de irmão honorário a quatro personalidades

Porto, 17 dez 2018 (Ecclesia) – A Misericórdia do Porto vai atribuir, dia 21 deste mês, o título de irmão honorário a “quatro personalidades”: D. António Taipa, padre Américo Aguiar, Artur Santos Silva e Luis Valente de Oliveira.

A sessão solene vai decorrer na Igreja privativa da Misericórdia (Porto – Rua das Flores), às 19h00, e a atribuição do diploma de irmão honorário da misericórdia do Porto é “a inscrição, como irmão da Misericórdia, de alguém que a mesa administrativa decide honrar publicamente, desse modo, em razão de relevantes serviços prestados à instituição e dos seus méritos reconhecidos pela comunidade civil”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Dez
23
Dom
Porto: Homenagem a D. António Taipa
Dez 23@16:00
Porto: Homenagem a D. António Taipa

Porto, 23 nov 2018 (Ecclesia) – A Diocese do Porto vai dar graças pela “vida, serviço e testemunho” de D. António Taipa numa celebração, dia 23 de dezembro, às 16h00, na Sé daquela cidade.

O atual bispo do Porto, D. Manuel Linda escreveu por ocasião da nomeação do sucessor do bispo auxiliar do Porto que “o senhor D. António Taipa tem servido exemplarmente esta Diocese há mais de cinquenta anos e nos ofícios mais delicados: formador e reitor do Seminário Maior, no estudo e no ensino da teologia bíblica, membro das mais diversas estruturas pastorais e de participação diocesanas e nacionais, bispo auxiliar e administrador diocesano”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Sensível, afetuoso, sociável, culto e fidelíssimo, marcou positivamente uma geração de sacerdotes e conquistou a simpatia e admiração do laicado”, refere.

Nessa mesma missa concelebrará D. Armando Esteves Domingues que a partir dessa data substituirá D. António Taipa no serviço pastoral da diocese como bispo auxiliar.

LFS

Dez
24
Seg
Natal: Bispo de Viana do Castelo passa quadra natalícia com os «mais frágeis»
Dez 24 todo o dia
Natal: Bispo de Viana do Castelo passa quadra natalícia com os «mais frágeis»

Viana do Castelo, 17 dez 2018 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo quer fazer deste Natal uma oportunidade para estar com os “mais frágeis” da região, e nesse sentido vai promover encontros com membros da comunidade cigana, com reclusos e com pessoas mais “sós”.

Esta agenda especial do bispo prossegue depois com uma visita aos reclusos, “com quem celebrará Eucaristia na tarde do dia 24 de dezembro”.

Como já é tradição nesta quadra natalícia, D. Anacleto de Oliveira quer também estar com aqueles que vivem mais isolados no território, e por isso vai cear com estas pessoas mais “sós”, na noite de Natal, um evento que vai ter lugar na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

A par destas iniciativas mais orientadas para as comunidades mais carenciadas, o bispo de Viana do Castelo vai presidir à ‘bênção das grávidas’, no dia 23 de dezembro às 18h00; e à tradicional ‘Missa do Galo’, no dia 24 de dezembro, pelas 23h00, ambas as celebrações na Sé diocesana.

LFS

Natal: Bispo de Viana do Castelo reserva quadra para estar com os «mais frágeis» da região

 

Porto: «Natal dos Sós» na Casa dos Girassóis
Dez 24 todo o dia
Porto: «Natal dos Sós» na Casa dos Girassóis

Porto, 11 dez 2018 (Ecclesia) – A iniciativa «Natal dos Sós» promovida pela Paróquia da Campanhã (Porto) que se realiza na noite da consoada (24 de dezembro) vai realizar-se, este ano, na Casa dos Girassóis.

Desde 1987 que esta paróquia do Porto “oferece neste dia” a Ceia de Natal, “não é uma festa comum mas um ambiente simples e familiar em que cada um é chamado pelo seu primeiro nome”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Alguns jovens e adultos tratam do acolhimento e outros dedicam-se a cozinhar com aquilo que a Associação Nun’Álvares oferece, abrindo a dispensa”, acrescenta.

Habitualmente, são “meia centena de pessoas”, de diversa proveniência e estatuto social, que “não aguentam a solidão nessa noite e vêm formar «família», em busca de um abraço acolhedor e de uma ceia tradicional”, sublinha a nota.

A Casa dos Girassóis “oferece carinho a quem mais precisa” e foi benzida a 21 de abril deste ano, pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda.

LFS

Dez
28
Sex
Taizé: Madrid espera «lufada de ar fresco e irreverência» dos jovens
Dez 28 2018_Jan 1 2019 todo o dia
Taizé: Madrid espera «lufada de ar fresco e irreverência» dos jovens

Madrid, Espanha, 17 dez 2018 (Ecclesia) – De 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2018, a cidade de Madrid acolhe, pela primeira vez, o Encontro Europeu de jovens animado pela comunidade de Taizé.

O tema do Encontro foi proposto num texto do irmão Alois, prior de Taizé, publicado para a ocasião: «Não esqueçamos a hospitalidade»

Os delegados do Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Madrid, padres Luíz Melchor Sanchez e Pedro Lamata, afirmam que o encontro de final de ano vai “aproximar as pessoas da Igreja e as várias Igrejas entre si”.

“Será também um sinal de Esperança na Juventude que, não raras vezes, é vista como pouco empenhada e alheada da construção de um Mundo melhor”, disse o padre Pedro Lamata.

O prior da Comunidade de Taizé, o irmão Alois, anunciou que o 41.º Encontro Europeu de Jovens vai decorrer na cidade de Madrid, entre 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2019.

Neste contexto, os padres Luíz Melchor Sanchez e Pedro Lamata adiantaram que esperam que os participantes levem “um novo fulgor” à cidade.

“Uma lufada de ar fresco e irreverência que só os jovens acrescentam a qualquer lugar onde se reúnam”, referiram os delegados do Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Madrid.

O padre Luíz Sanchez realçou que a capital espanhola “é uma cidade que abraça”.

“[Madrid] quer conhecer a tua história e a tua cultura, que se importa com os teus sentimentos e com aquilo que és. Sejam todos benvindos!”, disse o sacerdote espanhol em declarações à jovem portuguesa Vanessa Alves, que integrou a Media Team de Taizé no encontro em Basileia.

Esta vai ser a quarta cidade espanhola a receber a espiritualidade da comunidade monástica francesa depois de Barcelona, Santiago de Compostela e Valência.

Foi publicada nas redes sociais uma oração do irmão Alois pelo final da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2018, que termina hoje no hemisfério norte, onde pode ler-se: “Nós gostaríamos de ser sempre sustentados pela paixão da unidade. Concede que todos aqueles que Te amam sejam um sinal de paz e reconciliação na família humana.”

O Oitavário desde o dia 18 tem sido vivido com o tema “A tua mão, Senhor, é poderosa!” (EX 15,6), do livro do Êxodo, e os subsídios foram preparados pelas Igrejas das Caraíbas.

O encontro europeu 2017 promovido pela Comunidade Taizé reuniu 20 mil jovens em oração e celebração ecuménica, em Basileia, na Suíça.

CB

Dez
29
Sáb
Porto: O “Mistério do Natal na Iconografia” na Torre dos Clérigos
Dez 29 todo o dia
Porto: O “Mistério do Natal na Iconografia” na Torre dos Clérigos

Porto, 05 dez 2018 (Ecclesia) – Ao longo do mês de dezembro, a Torre dos Clérigos, no Porto, realiza iniciativas para celebrar a quadra natalícia e Luis Casimiro vai fazer duas visitas guiadas sobre a iconografia neste monumento.

No dia 08 e 21 deste mês, Luis Casimiro é o guia de duas visitas guiadas ao monumento emblemático da cidade do Porto que tem como lema «O Mistério do Natal na Iconografia dos Clérigos», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ainda no âmbito das visitas, Germano Silva orienta, dia 29 deste mês, o «UpTOWN» (Torre dos Clérigos, Paço Episcopal, Sé e Museu de Arte e arqueologia na Igreja de São Lourenço)

Ao longo do mês de dezembro, a Torre dos Clérigos tem uma agenda cultural onde o Natal é o pilar central dos seus acontecimentos.

LFS

Jan
1
Ter
Vaticano: «A boa política está ao serviço da paz» no Dia Mundial da Paz
Jan 1 todo o dia
Vaticano: «A boa política está ao serviço da paz» no Dia Mundial da Paz

Cidade do Vaticano, 06 nov 2019 (Ecclesia) – A Sala de Imprensa da Santa Sé informou hoje que o tema para o Dia Mundial da Paz que se vai assinalar no dia 1 de janeiro de 2019 é “A boa política está ao serviço da paz”.

Numa nota divulgada pela Sala de Imprensa, a Santa Sé afirma que “a responsabilidade política pertence a cada cidadão”, nomeadamente “quem recebeu o mandato de proteger e governar”, salvaguarda o direito e incentiva “ao diálogo entre os atores da sociedade, entre gerações e culturas”.

“Não há paz sem confiança recíproca”, acrescenta o comentário ao tema da Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz.

LFS

Vaticano: «A boa política está ao serviço da paz» é o tema para Dia Mundial da Paz

 

Deficiência: Inclusão na Igreja deve começar no «conselho pastoral» de cada comunidade

Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência lança inquérito para conhecer realidade paroquial (mais…)

Deficiência: Quando a inclusão aumenta o sentido de Igreja

Mãe de cinco filhos, Carmo Diniz conta como integração plena do seu filho evangeliza comunidade paroquial (mais…)

Igreja/Sociedade: Serviço Pastoral propõe comunidades «mais inclusivas» das pessoas com deficiência

Mensagem assinala Dia Internacional, evocando «barreiras físicas e psíquicas» a superar (mais…)

ENTREVISTA

REPORTAGEM

Igreja/Portugal: Sem aposta clara nos jovens, Sínodo 2018 terá sido «oportunidade perdida», sublinham delegados da CEP (c/vídeo)

Tema vai estar em debate na próxima assembleia plenária do episcopado católico, em Fátima

 

NACIONAL

VATICANO

INTERNACIONAL