Vaticano: Papa responde a críticos do acordo com a China e diz que este abre «percurso inédito» de reconciliação

Francisco fala em «nova página» da história da Igreja Católica no gigante asiático

Igreja/Media: Jornadas nacionais promovem debate sobre presença católica no ambiente digital

Especialistas como Xiskya Valladares, a «monja tuiteira» vão falar em Fátima (mais…)

Multimédia: Mostra divulga aplicações móveis para a informação e para a pastoral

Jornadas de comunicação querem valorizar «boas práticas» já em curso (mais…)

Santarém: Bispo quer diocese empenhada em Ano Missionário para «renovação da Igreja»

D. José Traquina apresenta carta pastoral para 2018-2019, em debate nas Jornadas de Formação do Clero (mais…)

Vaticano: Papa condena «crueldade humana» após viagem ao Báltico (c/vídeo)

Francisco evoca homenagens às vítimas dos regimes totalitários na Lituânia, Letónia e Estónia (mais…)

Vaticano: Papa deseja «nova fase» nas relações com a China

Francisco explica acordo assinado com Pequim sobre a nomeação dos bispos católicos e anuncia mensagem a toda a Igreja (mais…)

Vaticano: Papa denuncia indústria «escandalosa» do armamento

Francisco faz balanço da viagem ao Báltico, mostrando-se impressionado com história de perseguição e «ódio à fé» (mais…)

Vaticano: Papa defende que Igreja está a fazer progressos no combate aos abusos sexuais

Francisco diz que Santa Sé tem determinado «várias condenações», numa matéria que considera «inegociável» (mais…)

 

Coimbra: Presidente da República apoia rede temática coordenada pela Cáritas diocesana

Mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa deixa «recomendações e alertas societais» (mais…)

Lusofonia: Organizações católicas lançam campanha sobre «acesso à justiça» em Angola (c/vídeo)

«Um direito, várias conquistas» é lema da Fundação Fé e Cooperação e do Instituto Mosaiko (mais…)

Aveiro: Diocese vive triénio 2018-2021 dedicado à vocação

D. António Moiteiro afirma que «chamamento de Deus é sempre um desafio» (mais…)

Setúbal: D. Manuel Martins deixou legado de atenção ao próximo, diz atual bispo diocesano (c/vídeo)

Comunidade sadina vai assinalar aniversário da morte do seu primeiro bispo, a 24 de setembro (mais…)

Escutar Aquela Voz

Miguel Oliveira Panão (Professor Universitário), Blog & Autor (mais…)

A cruz escondida

Paquistão: Ser Cristão, no olhar de um jovem de apenas 16 anos de idade (mais…)

Igreja/Media: Jornadas nacionais promovem debate sobre presença católica no ambiente digital

Especialistas como Xiskya Valladares, a «monja tuiteira» vão falar em Fátima (mais…)

Multimédia: Mostra divulga aplicações móveis para a informação e para a pastoral

Jornadas de comunicação querem valorizar «boas práticas» já em curso (mais…)

AGENDA

Set
26
Qua
Património: Seminário «As Catedrais Portuguesas – Lugares de Memória»
Set 26@10:00_16:00
Património: Seminário «As Catedrais Portuguesas - Lugares de Memória»

Lisboa, 25 set 2018 (Ecclesia) – O seminário «As Catedrais Portuguesas – Lugares de Memória”, realiza-se esta quarta-feira, entre as 10h00 e as 16h00, em Lisboa, no quadro das Jornadas Europeias do Património (JEP), que por sua vez, neste ano de 2018, decorrem sob a égide do Ano Europeu do Património Cultural.

É neste ambiente de “celebração e reflexão” que a Direção-Geral do Património Cultural e o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja promovem um “encontro de estudiosos sobre Património Catedralício, assumindo a inestimável centralidade destes monumentos na cultura e na história de Portugal”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

O evento, consagrado à partilha de conhecimento e ao debate de ideias, assinala o termo da exposição «Na Rota das Catedrais – Construções (d)e Identidades», que “pela primeira vez trouxe a público a imensurável riqueza simbólica e material deste grandioso conjunto”, salienta o programa.

Neste Seminário, que olhará para as catedrais no contexto da rota que estes monumentos proporcionam para o conhecimento do país, participam “reputados especialistas”, que darão a conhecer aspetos “específicos de intervenções patrimoniais efetuadas ou em curso”.

Em agenda está também a projeção de futuras ações que se traduzam na permanente valorização destes “lugares de memória”.

Entre os oradores convidados contam-se arquitetos, historiadores de arte, investigadores e responsáveis da Igreja.

O Seminário, que termina com uma mesa redonda e uma visita à exposição guiada pelo seu comissário científico, o historiador de arte Marco Daniel Duarte.

LFS

Set
27
Qui
Media: Jornadas de comunicação analisam produção e distribuição de conteúdos digitais
Set 27@10:00_Set 28@14:00

Encontro marcado para os dias 27 e 28 de setembro é organizado pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e pela Rede Mundial de Oração do Papa

Lisboa, 26 jul 2018 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais anunciou hoje que as Jornadas Nacional de Comunicação Social vão analisar a produção e distribuição de “conteúdos digitais”, assim como a forma de os “tornar relevantes”.

“’APPlica-t’é o tema motivador das jornadas deste ano! Vamos promover diversos workshops sobre conteúdos digitais, a partilha desses conteúdos e as formas de os tornar relevantes, entre muitas mensagens que circulam nas redes e o mundo das aplicações móveis”, afirma D. João Lavrador numa carta de divulgação das Jornadas.

O presidente da Comissão que coordena o setor dos media na Conferência Episcopal Portuguesa indica também que as Jornadas deste ano vão ser organizadas em parceria com a Rede Mundial de Oração do Papa, confiada à Companhia de Jesus, que produz os conteúdos “O vídeo do Papa” e “Click to Pray”, por exemplo, e promovia regularmente as Jornadas de Comunicação Digital.

“Verificamos que existiam pontos comuns nas duas jornadas, tanto nos temas abordados, como nos públicos a que se dirigem. Assim juntamos recursos e saberes para tornar estes dias de encontro e formação ainda mais interessantes para todos os participantes”, acrescenta D. João Lavrador.

O encontro vai decorrer nos dias 27 e 28 de setembro, em Fátima, e corresponde à realização das Jornadas Nacionais de Comunicação Social e às III Jornadas de Comunicação Digital, organizadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e a Rede Mundial de Oração do Papa.

De acordo com o programa preliminar enviado à Agência ECCLESIA, vão estar em debate nas jornadas temas relacionados com novas tendências digitais, marketing digital, produção de conteúdos digitais, aplicações móveis e a comunicação com os jovens.

“Este ano, e na sequência das últimas edições, o nosso encontro terá uma dimensão muito prática, desta vez em torno do marketing digital e da construção de ferramentas para comunicar no ambiente digital, nomeadamente no domínio das aplicações”, acrescenta o documento.

A página da internet www.ecclesia.pt/jornadas2018 disponibiliza outras informações sobre este encontro, assim como o formulário para inscrições.

PR

Jornadas: Programa e oradores

Publicações: Cardeal-patriarca de Lisboa apresenta «contributos para a História» da Misericórdia do Porto
Set 27@18:00

Lisboa, 21 set 2018 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai apresentar a nova publicação ‘Sob o Manto da Misericórdia – Contributos para a História da Santa Casa da Misericórdia do Porto’, a 27 de setembro, na igreja privativa da instituição.

“Assume uma orientação de pendor claramente de investigativo, com a preocupação de ser compreensível e acessível ao público em geral”, realça a Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP).

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a SCMP informa que o “objetivo primordial” é promover uma “reflexão histórica” sobre uma realidade – a instituição, com as suas estruturas, personagens, dinamismos -, potenciando o seu “conhecimento e projetando a continuidade da investigação”.

A Santa Casa da Misericórdia do Porto destaca que a publicação conta “não só a sua história” mas também “a da cidade do Porto e do país”.

Os quatro volumes da obra ‘Sob o Manto da Misericórdia – Contributos para a História da Santa Casa da Misericórdia do Porto’ resultam de “quase três anos de profundos estudos”, por mais de 30 investigadores, que abrangem o percurso da instituição desde 1499 até à atualidade.

Pelas 18h00 do próximo dia 27 de setembro, D. Manuel Clemente, que foi bispo do Porto entre 2007 e 2013, vai apresentar a obra histórica que resulta do protocolo entre a Misericórdia do Porto e o Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa, celebrado em março de 2013.

CB

Set
28
Sex
Solidariedade: Encontro nacional das IPSS promotoras de saúde
Set 28 todo o dia
Solidariedade: Encontro nacional das IPSS promotoras de saúde

Fátima, 17 set 2018 (Ecclesia) – A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) promove, dia 28 deste mês, em Fátima, no Hotel Cinquentenário, o II encontro nacional das IPSS promotoras de saúde.

Esta atividade tem como principal objetivo a “apresentação do estudo «Diagnóstico

de saúde da população servida pelas IPSS associadas da CNIS»”, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Constituído por 3 painéis, o encontro terá a manhã dedicada à apresentação do estudo pela Universidade de Évora e a tarde à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e de Saúde Mental contando com um painel sobre a Contratualização na Saúde – Determinantes da Sustentabilidade.

As conclusões do encontro serão apresentadas por Maria João Quintela, e o encerramento será efetuado pelo padre Lino Maia, presidente da direção da CNIS.

LFS

Set
29
Sáb
Bens culturais: Critérios e práticas de conservação preventiva
Set 29 todo o dia
Bens culturais: Critérios e práticas de conservação preventiva

Santarém, 10 set 2018 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja promove, em parceria com o serviço diocesano de Santarém nesta área, uma ação de formação sobre «Património artístico da igreja – critérios e práticas de conservação preventiva».

A atividade realiza-se a 29 de setembro, no Museu Diocesano de Santarém, e a conferência inaugural é proferida por Eva Raquel sobre «Identificação de problemas: o edifício, o património móvel e integrado», realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Pintura, Escultura, Paramentaria, Metais, Talha e Mobiliário são algumas áreas específicas tratadas nesta iniciativa formativa que pretende identificar “os principais fatores de risco e degradação dos Bens Culturais da Igreja” e “conhecer o conjunto de procedimentos e práticas de conservação preventiva, aconselháveis à correta manutenção do património das igrejas”, sublinha.

LFS

Funchal: Apresentação do novo Programa Pastoral Diocesano
Set 29 todo o dia
Funchal: Apresentação do novo Programa Pastoral Diocesano

Funchal, 07 set 2018 (Ecclesia) – O Convento de Santa Clara no Funchal acolhe, dia 29 deste mês, a assembleia das direções dos secretariados diocesanos, departamentos, movimentos e obras laicais na apresentação do novo programa pastoral diocesano e do calendário geral da Diocese do Funchal.

Esta assembleia terá como pano de fundo o tema do próximo ano pastoral da Diocese do Funchal «Ser cristão. Viver em missão» e começa com uma conferência «Todos, tudo e sempre em Missão» e «Ser cristão. Viver em missão» apresentado pelo padre António Estêvão Fernandes, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Esta assembleia tem como objetivo “criar sintonia entre todos os movimentos e obras laicais no decurso do próximo ano pastoral e ajudá-los, no respeito das suas especificidades”, a integrar as linhas gerais do projeto da Diocese do Funchal.

Na assembleia, pelas 11h15, realiza-se a apresentação do calendário diocesano pelo padre Marcos Gonçalves será programada a Jornada diocesana do Apostolado dos Leigos.

LFS

Jovens Shalom: 50 anos de sacerdócio do fundador
Set 29_Set 30 todo o dia
Jovens Shalom: 50 anos de sacerdócio do fundador

Lisboa, 26 set 2018 (Ecclesia) – O fundador do Movimento de Encontro de Jovens Shalom e da Comunidade Shalom – Sociedade de Vida Apostólica, padre Luiz Carlos, celebra, este ano, 50 anos de ordenação sacerdotal.

Uma vigília de oração, a 29 deste mês pelas 21h30, e uma missa de ação de graças, no dia seguinte pelas 15h00, na Igreja Paroquial de S. Julião da Barra (Oeiras – Lisboa) são os momentos comemorativos, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nascido na ilha Terceira (Açores), Luiz Carlos Contente Garcia de Castro entra para o Seminário Maior Cristo Rei – Huambo (Angola), aos 23 anos tendo celebrado a sua Missa Nova a 7 de julho de 1968 no Huambo – Angola.

Depois de alguns anos no Brasil, o padre Luiz Carlos fundou em Portugal a Comunidade Shalom – Sociedade de Vida Apostólica, e promoveu a difusão do Movimento Encontros de Jovens Shalom, com “uma base Paroquial, que se encontra presente em grande parte do território continental e Açores”, refere a nota.

Aproveitando os “ventos de mudança” que o II Concílio do Vaticano “trouxe à Igreja” na segunda metade dos anos 60 do século XX, o padre Luiz Carlos desenvolve “diversos trabalhos com grupos de jovens, tendo por base as teorias da Educação Libertadora de Paulo Freire”, acrescenta.

LFS

Missões: Exposição itinerante «Pelos Caminhos do Mundo»
Set 29 todo o dia
Missões: Exposição itinerante «Pelos Caminhos do Mundo»

Guimarães, 05 set 2018 (Ecclesia) – A exposição missionária itinerante «Pelos Caminhos do Mundo», promovida pelos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), vai ser inaugurada dia 29 deste mês, pelas 11h00, na Escola Francisco de Holanda, em Guimarães.

Nesta exposição, os IMAG pretendem “oferecer às pessoas deste país a possibilidade de se encontrarem” com um evento que possam “ver e na qual possam participar”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Dividida em três momentos, «Pelos Caminhos do Mundo» é constituída por um “conjunto de roll-ups que, apostando essencialmente na imagem, procuram apontar para um Deus que faz caminho com as pessoas e que as envolve no seu projeto de vida para todos”, refere o comunicado.

Uma série de objetos que “falam do encontro de culturas e religiões” é a proposta do segundo bloco e, finalmente, o terceiro, “em forma de jogo, procura envolver o visitante na aventura de percorrer os caminhos do mundo”.

Em parceria com o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, esta exposição será inaugurada no dia 29 de setembro de 2018 pelas 11h00, na Escola Francisco de Holanda, em Guimarães, permanecendo nestas instalações durante 15 dias.

Posteriormente, a Exposição percorrerá outros espaços do país, lançando-se ela mesma, na aventura dos caminhos da missão.

LFS

Aveiro: Diocese peregrina ao Santuário de Fátima
Set 29@10:00_16:00

Aveiro, 26 ago 2018 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro vai peregrinar ao Santuário de Fátima, com o lema ‘Peregrinos com Maria: Mulher, Mãe e Discípula’, entre as 10h00 e as 16h00, do dia 29 de setembro.

O programa da peregrinação informa que uma vez no santuário mariano, a concentração por arciprestados é no “lado oposto à porta principal” da Basílica da Santíssima Trindade, às 10h00, e uma hora depois o bispo diocesano, D. António Moiteiro, preside à Eucaristia.

Após a Missa, a partir das 12h15, está prevista uma assembleia diocesana dentro do mesmo local de culto.

Da parte da tarde, a Diocese de Aveiro vai reunir-se para a recitação do terço, às 15h30, na Capelinha das Aparições, e depois recebem a bênção e envio para regressarem às suas paróquias.

No seu sítio online, a diocese informa que os arciprestados estão a organizar autocarros para facilitar a deslocação dos diocesanos à Cova da Iria e os párocos têm “mais informações”.

CB

Ecologia: Encontro intitulado «Também somos Terra»
Set 29@10:00_18:00
Ecologia: Encontro intitulado «Também somos Terra»

Lisboa, 19 set 2018 (Ecclesia) – A rede ‘Cuidar da Casa Comum’, projeto ecuménico que envolve várias instituições, organizações, obras e movimentos católicos e cristãos, vai promover ao longo do mês de setembro um conjunto de iniciativas englobadas no Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação.

No dia 29 de setembro, realiza-se um encontro intitulado ‘Também somos Terra’, uma iniciativa aberta a todos quantos queiram participar, no Seminário de Almada, entre as 10h00 e as 18h00, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

«Também somos Terra» é o tema desenvolvido por Manuela Silva, Juan Ambrósio, e Francisco Ferreira que será seguida por uma caminhada orante.

Pelas 13h00 faz-se uma “refeição ecológica e de partilha fraterna” e às 14h30 realiza-se uma leitura encenada «O Homem que plantava árvores» por Júlio Martin.

Após o lado cultural, testemunhos de Maria José Melo Antunes e Rita Veiga; foco ecológico de Envendos; jovens do Liceu Camões, grupo da Ação Católica Rural do Oeste abordam a «Conversão ecológica»

O bispo de Setúbal, D. José Ornelas, preside à celebração da Eucaristia e às 17h30 são lidas as conclusões com leitura de Compromisso

LFS

Portugal: Projeto ecuménico ajuda a dinamizar Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação

 

Braga: Inauguração da Casa da SOPRO com a presença de D. Jorge Ortiga
Set 29@14:30
Braga: Inauguração da Casa da SOPRO com a presença de D. Jorge Ortiga

Braga, 21 set 2018 (Ecclesia) – A «SOPRO – Solidariedade e Promoção ONGD» vai inaugurar a sua casa, dia 29 deste mês, às 14h30, em Barcelinhos (junto ao Colégio La Salle) com a presença do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

Para além da presença de D. Jorge Ortiga, esta cerimónia conta também com o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes e vindo de Espanha o presidente da PROYDE – ONG Espanhola La Salle, Angel Diaz, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O programa de inauguração desta casa, intitulado «Transformar o Mundo em Mudança», conta também com a presença de Miguel Novais (Presidente da SOPRO), Carla Figueiredo (Diretora do Colégio La Salle), Irmão Joaquim Alves (Representante da Comunidade dos Irmãos de La Salle) e José Carlos Ferreira (Presidente da AAALASALLE).

A «SOPRO – Solidariedade e Promoção ONGD» é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e Entidade com o Estatuto de Utilidade Pública, Sem Fins Lucrativos.

LFS

Porto: «Salvar os Oceanos» com o Grupo Ecuménico Jovem
Set 29@14:30
Porto: «Salvar os Oceanos» com o Grupo Ecuménico Jovem

Porto, 21 set 2018 (Ecclesia) – O Grupo Ecuménico Jovem do Porto organiza, dia 29 deste mês, o evento «Salvar os Oceanos».

A atividade pedagógica começa pelas 14h30 em frente ao Edifício Transparente (Porto -Foz) e é uma oportunidade para adultos, crianças e jovens “viverem este Tempo da Criação”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pelas 15h00 começa um workshop sobre a «Sustentabilidade do Planeta» orientado por Catarina Sá Couto e às 15h30 faz-se uma limpeza de praia e a “explicação de como o ambiente também está relacionado com Deus”, acrescenta.

LFS

Leiria-Fátima: Pastoral Familiar convida casais ao diálogo no «Percurso Ela & Ele»
Set 29@20:00
Leiria-Fátima: Pastoral Familiar convida casais ao diálogo no «Percurso Ela & Ele»

Leiria, 27 ago 2018 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima informa que a Pastoral Familiar vai promover uma nova edição do ‘Percurso Ela & Ele / The Marriage Course’, para casais que querem dialogar sobre o casamento, a partir de 22 de setembro.

A organização informa que o objetivo é “ajudar os casais a consolidar a sua relação”, proporcionando-lhes tempos de reflexão e oferecendo “meios para construir um casamento são e duradouro”.

O ‘Percurso Ela & Ele’ são oito sessões, que começam a 22 de setembro, com sete “jantares românticos, à luz das velas e com música ambiente”, e um último encontro para “convívio e balanço do percurso”, a 8 de dezembro.

Em cada sessão um casal apresenta um tema, há depois momentos para o diálogo ‘ela & ele’, a exposição temática pode ser interrompida para exercícios em casal, e no final de cada sessão são “propostos exercícios” para serem feitos em casa por cada casal.

O folheto do percurso informa quais os temas e os dias de cada sessão: Estabelecer bases sólidas (22/09), ‘A arte da comunicação’ (29/09), ‘A resolução de conflitos’ (20/10), ‘O poder do perdão’ (27/10), ‘Pais e sogros’ (10/11), ‘Uma sexualidade verdadeira’ (24/11) e ‘O amor em ação’ (01/12); jantar de convívio e  balanço (08/12).

Os jantares vão ter lugar no restaurante Abissínia, nos Barreiros, Amor, com o valor associado de 20 euros por casal e a Pastoral Familiar da Diocese de Leiria-Fátima informa que quem tiver dificuldades é apoiado pela organização.

O ‘Percurso Ela & Ele / The Marriage Course’ é uma proposta aberta a todos os casais – “casados catolicamente, civilmente ou estar a viver em união de facto”, que conta com “espaço e atividades” para os filhos pequenos.

Os lugares são limitados à capacidade do espaço e o formulário de inscrição, com mais informações, está online, divulga a Diocese de Leiria-Fátima.

“Tem funcionado muito bem, uma aceitação de todas as pessoas que participam e vão sabendo o percurso tem sido muito interessante ver como as pessoas recebem esta ideia”, disse Rita Santos, da Pastoral Familiar de Leiria-Fátima, em declarações à Agência ECCLESIA, na última edição do percurso, no ano pastoral 2017/2018.

CB

Set
30
Dom
Fátima: Encerramento da exposição «O Meu Anjinho da Guarda»
Set 30 todo o dia
Fátima: Encerramento da exposição «O Meu Anjinho da Guarda»

Prolongamento até 30 de setembro no Museu da Consolata

Fátima, 05 set 2018 (Ecclesia) – A exposição temporária «O Meu Anjinho da Guarda» patente em Fátima, no Consolata Museu – Arte Sacra e Etnologia, desde o passado mês de junho, vai continuar até ao dia 30 de setembro.

Esta iniciativa partiu da Liga de Amigos do museu, desafiando os alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico de Fátima a enviarem um “desenho criativo e original da figura do Anjo da Guarda, procurando, entre outros objetivos, valorizar a criatividade e o imaginário infantil”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Promover o sentido e os valores da vida cristã nas crianças e estimulá-las a expressar as suas vivências e conhecimentos adquiridos sobre o tema, através da elaboração de desenho”, realça.

Quarenta trabalhos de mais de uma centena de crianças que responderem ao desafio, encontram-se expostos, estando as molduras e legendas colocadas ao nível da altura das crianças.

Durante as férias foram “muitas as crianças a participar nas oficinas de pintura, onde após a visita à exposição também quiseram pintar o «seu anjinho da guarda»”.

LFS

Solidariedade: Torneio de golfe para ajudar doentes mentais
Set 30 todo o dia
Solidariedade: Torneio de golfe para ajudar doentes mentais

Funchal, 12 set 2018 (Ecclesia) – A Fundação São João de Deus e a Casa de Saúde de São João de Deus vão ser recebidas para a realização, dia 30 deste mês, de um torneio solidário de golfe, promovido pelo Campo do Palheiro Golfe (Funchal – Madeira).

Esta iniciativa pretende apoiar “a inclusão social e profissional de pessoas com doença mental, em especial as que são acompanhadas no centro do Instituto São João de Deus”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa decorre do projeto iniciado em junho de 2017 no Campo de Formação de Golfe do Jamor (Lisboa) e replicado em janeiro de 2018, na Região Autónoma da Madeira, com uma ação de sensibilização para a prática de golfe, na qual participaram mais de 30 utentes da casa de saúde, sublinha a nota.

LFS

NACIONAL

VATICANO

INTERNACIONAL

NOTÍCIAS

EXPERIÊNCIAS DE PERTENÇA