Família: Dignidade humana «não vem por decreto» mas por filiação divina – Cardeal Peter Turkson

Presidente do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral falou no Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora

NOTÍCIAS

EXPERIÊNCIAS DE PERTENÇA

Igreja/Cultura: D. António Francisco dos Santos homenageado em exposição no Mosteiro de Grijó

D. Manuel Linda espera que exposição «ajude» a ir ter com «os pobres, os infelizes e os sem-esperança» (mais…)

Sociedade: JOC desafia à transformação de «situações gritantes de pressão escolar e laboral»

Juventude Operária Católica concluiu Campanha Nacional afirmando que os «jovens não são bestas de carta nem máquinas»
(mais…)

 

Portalegre-Castelo Branco: Pastoral da Juventude e Vocações dinamizou Campo de Férias Católico

Desafio de «embarcar» mobilizou 23 jovens, entre os 12 e os 15 anos,

(mais…)

Porto: Bispo presidiu à Procissão do Triunfo em honra de Nossa Senhora do Carmo

D. Manuel Linda destaca contributo das ordens religiosas para o «culto, cultura» e «caridade» (mais…)

Braga: Arcebispo nomeou casal para equipa missionária em Moçambique

D. Jorge Ortiga mobiliza comunidades a terem «perfil missionário na sua estrutura orgânica» (mais…)

Síria: Fundação Ajuda a Igreja que Sofre aprova pacote de três milhões de euros para apoio ao país

Objetivo é «contribuir para aliviar a grave situação em que o povo sírio se encontra»

(mais…)

Família: Papa exorta jovens a «não ficarem acomodados» diante os desafios de hoje

Francisco enviou video-mensagem aos participantes de uma assembleia organizada pela Conferência Episcopal das Antilhas 

(mais…)

Refugiados: Igreja Católica critica «manipulação» social que tem levado à «hostilidade perante quem chega»

Responsáveis do CCEE por este setor pastoral na Europa estiveram reunidos em Estocolmo, na Suécia

(mais…)

Vaticano: Papa desafia cristãos a ser missionários, evitando vaidades e riquezas

Francisco diz que evangelizadores não são «divas em turnê», mas devem ser pobres (mais…)

Incêndios: Escuteiros da Ramada unidos pela floresta

Corpo Nacional de Escutas tem a decorrer atividade nacional de reflorestação (mais…)

Igreja: Ação Católica Rural definiu plano para 2018/2019 inquieta com «inversão de valores»

Movimento continua campanha para apoiar populações afetadas pelos incêndios de 2017 (mais…)

Braga: Arcebispo pede aos sacerdotes para «primeiriar» a reinvenção da diocese e a definição de «um plano de nova evangelização»

D. Jorge Ortiga presidiu à ordenação cinco padres, disse que vai visitar todos no próximo ano e enviou uma equipa missionária para Moçambique (mais…)

Angra: 11 casais e um sacerdote participam no encontro internacional das Equipas de Nossa Senhora

«Através deste movimento podemos de facto chegar às famílias» – Cónego Gregório Rocha (mais…)

A fingir também se vive o que é real

Miguel Oliveira Panão (Professor Universitário), Blog & Autor (mais…)

O valor da boa educação

José Luís Nunes Martins (mais…)

A cruz escondida

Síria: Hospital solidário no Vale dos Cristãos com o apoio da AIS (mais…)

Editorial Cáritas

A aliança do pensar o do fazer na Covilhã [ver caderno]

AGENDA

Jul
15
Dom
Aveiro: Diocese promove campo de férias missionário para jovens
Jul 15@17:00_Jul 22@12:00

Aveiro, 16 mai 2018 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Animação Missionária de Aveiro está a organizar um campo de férias, para jovens dos 16 aos 25 anos, que se vai realizar de 15 a 22 de julho, e as inscrições terminam este domingo.

“No espaço de uma semana são convidados a rasgar horizontes e a dar um pouco mais de si aos outros, num lugar e ambiente diferente, atentos ao próximo”, refere a organização.

A Diocese de Aveiro informa que as vagas para o Campo de Férias MissiOn são limitadas e as inscrições online terminam este domingo, dia 20 de maio.

Entre 15 e 22 de julho, os jovens dos 16 aos 25 anos, “ligados à vida cristã” da Igreja Católica em Aveiro, vão partilhar “tempos de diversão e desporto” mas também “formativos e espirituais”.

O Serviço Diocesano de Animação Missionária já tem agendado também quatro encontros obrigatórios de preparação/formação, no Centro Universitário Fé e Cultura – CUFC, sempre das 10h30 às 12h30: Dias 26 de maio; 9 e 23 de junho e 7 de julho.

Nesses encontros vão ser apresentadas “todas as indicações” sobre o que cada participante deve levar na mochila e as “orientações necessárias” para que corra bem a atividade onde vai haver “limitação no uso de telemóveis e/ou outros aparelhos eletrónicos”, e no acesso à internet.

A organização do Campo de Férias MissiOn, nos detalhes “antes” da inscrição, refere que “é fundamental” para a atividade “espírito de aventura, boa disposição, simplicidade e trabalho”.

CB

Jul
16
Seg
Fátima: Encontro internacional das Equipas de Nossa Senhora
Jul 16_Jul 21 todo o dia
Fátima: Encontro internacional das Equipas de Nossa Senhora

Fátima, 12 jun 2018 (Ecclesia) – O cardeal Peter Turkson, presidente do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (organismo da Santa Sé) vai proferir, dia 19 de julho, em Fátima, uma conferência sobre «Ecologia Humana: Fraternidade e Comunhão».

A reflexão deste cardeal natural do Gana está integrada no Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora que se realiza, de 16 a 21 de julho, em Fátima, na Basílica da Santíssima Trindade, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O padre e poeta José Tolentino de Mendonça vai ser o orador principal deste encontro e, todas as manhãs, vai apresentar uma meditação feita com base num versículo do Evangelho da passagem do «Filho Pródigo».

Esses trechos da Sagrada Escritura vão remeter para cinco temas, um em cada dia: Liberdade, Dissipação, Arrependimento, Misericórdia e Festa, realça a nota.

LFS

Família: Encontro internacional das Equipas de Nossa Senhora realiza-se em Fátima
Jul 16_Jul 21 todo o dia
Família: Encontro internacional das Equipas de Nossa Senhora realiza-se em Fátima @ Fátima | Santarém District | Portugal

Lisboa, 12 jan 2018 (Ecclesia) – O presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, cardeal Peter Turkson, vai estar no XII Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora (ENS) que se realiza em Fátima, de 16 a 21 de julho.

Ao longo dos dias, a organização espera cerca de 9 mil equipistas, oriundos de 65 países, vão refletir-se temáticas sobre “A liberdade cristã, a ecologia humana e o perdão”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesta atividade vai estar também presente o arcebispo de Valladolid e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Ricardo Blazquez, e de D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa.

Além das conferências que decorrerão na Basílica da Santíssima Trindade haverá ainda propostas de meditação apresentadas diariamente pelo padre José Tolentino de Mendonça.

Os dias de atividade deste encontro ficarão ainda marcados pelo testemunho de vários casais, com vivências muito distintas”, refere um comunicado, salientando que as inscrições terminam no próximo dia 15 de janeiro e podem ser feitas no site www.endfatima2018.pt.

LFS

Jul
17
Ter
Dia Internacional Nelson Mandela assinalado em Portugal
Jul 17_Jul 18 todo o dia
Dia Internacional Nelson Mandela assinalado em Portugal

Lisboa, 17 jul 2018 (Ecclesia) – O Instituto Padre António Vieira assinala o centésimo aniversário do nascimento de Nelson Mandela com conferências e iniciativas através do projeto “Academia de Líderes Ubuntu”.

A “Academia de Líderes Ubuntu”, projeto do Instituto Padre António Vieira (IPAV), “que tem em Nelson Mandela um dos seus grandes inspiradores, não podia deixar de comemorar esta data”, refere a página da internet da iniciativa.

Desde 2010 a inspirar “jovens para liderarem como Mandela”, esta academia organizou um programa de atividades e iniciativas nesta semana em que se assinala o centésimo aniversário do nascimento de Nelson Mandela, a 18 de julho.

Uma das conferências acontece esta terça-feira e conta com intervenções de convidados nacionais e internacionais sobre o “impacto que o exemplo de Nelson Mandela teve nas suas vidas, quer através de um contacto pessoal, quer através da inspiração intergeracional junto dos mais jovens”, como se pode ler.

O painel de oradores conta com D. Ximenes Belo, prémio nobel da Paz 1996, Rui Marques, presidente do IPAV e Eugénia Quaresma, da Academia de Líderes Ubuntu e diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações, entre outros.

Esta quarta-feira, dia Internacional Nelson Mandela, acontece ainda a iniciativa “Pontes Mandela”, uma ação de sensibilização, com distribuição de postais que inspirem para a construção de pontes, em torno da memória de Nelson Mandela, que vão ser entregues nas pontes 25 de abril e Vasco da Gama e em várias estações ferroviárias da cidade de Lisboa.

O Dia Internacional Nelson Mandela é uma comemoração internacional instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em novembro de 2009, a ser comemorado em todos os dias 18 de julho, data de nascimento do líder sul-africano, “instando o Mundo a assinalar a efeméride fazendo a diferença nas comunidades em que se inserem”.

SN

Jul
19
Qui
Braga: D. Jorge Ortiga publica carta pastoral dedicada ao desporto
Jul 19@11:30
Braga: D. Jorge Ortiga publica carta pastoral dedicada ao desporto

Braga, 17 jun 2018 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, vai  apresentar, esta quinta-feira, a carta pastoral «Desporto: Escola e Missão de Humanidade».

A apresentação decorre no Bar do Espaço Vita, em Braga, pelas 11h30, e conta com a presença de vários representantes da área do Desporto.

O arcebispo de Braga explicou que pretende enviar o novo documento “a todas as associações desportivas na arquidiocese, não como doutrina feita, intromissão”, num campo que não é o da Igreja Católica mas “como oportunidade” de “participar e dar contributo positivo à realidade do desporto”.

LFS

Braga: D. Jorge Ortiga anuncia carta pastoral dedicada ao desporto

 

Publicações: Livro «Nós, os Padres» vai ser apresentado na Diocese do Algarve
Jul 19@21:30

Faro, 10 jul 2018 (Ecclesia) – O padre Miguel Neto, da Diocese do Algarve, é um dos sacerdotes entrevistados do livro ‘Nós, os Padres’ e vai estar na apresentação da nova publicação, pelas 21h30, de 19 de julho, na igreja de Santo António, em Tavira.

Para além do padre Miguel Neto, diretor do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve, também a diretora da editora Alêtheia, Zita Seabra, e o padre Gonçalo Portocarrero de Almada, que escreve o texto final da obra, vão participar na apresentação de ‘Nós, os Padres’.

Os 11 sacerdotes de diferentes dioceses e congregações religiosas responderam a um questionário, com temas institucionais e questões pessoais, proposto pela editora e que permite saber o porquê das suas escolhas e os caminhos que percorreram e percorrem enquanto padres.

“São excelentes padres, pessoas fantásticas e que vivem de uma dedicação imensa aos outros”, destaca Zita Seabra.

A nova publicação conta com o prefácio do bispo de Lamego que explica que em ‘Nós, os Padres’ “não são retratos de plástico, anódinos e assético”,” mas “vê-se bem que não foi por desgosto ou desamor, mas por um amor maior, por mais amor” que escolheram o sacerdócio.

“Será sobretudo interessante e surpreendente, de modo particular para quem tem a ideia feita de que os padres são cinzentos e monótonos, feitos de renúncias e sacrifícios vários, verificar que palpita nestes onze retratos, não apenas uma vida igual a tantas outras, mas também uma alegria nova, um amor novo, um grande abraço à vida”, desenvolve D. António Couto, no livro que é apresentado pelas 21h30, de 19 de julho, na igreja de Santo António, em Tavira.

CB

Jul
20
Sex
São Tomé e Príncipe: Projeto «Bairro Limpo» dos Leigos para o Desenvolvimento
Jul 20 todo o dia
São Tomé e Príncipe: Projeto «Bairro Limpo» dos Leigos para o Desenvolvimento

Lisboa, 07 jun 2018 (Ecclesia) – A organização católica Leigos para o Desenvolvimento (LD) está a dinamizar uma campanha de crowdfunding (angariação de fundos) para o Projeto ‘Bairro Limpo’, o Bairro da Boa Morte, em S. Tomé e Príncipe.

A angariação de fundos decorre até ao dia 20 de julho, e se atingiram o objetivo vão comprar uma moto-carrinha para “agilizar a recolha e transporte de lixo” e tornar mais eficiente a gestão de resíduos.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a organização católica não-governamental para o desenvolvimento explica que no Bairro da Boa Morte, na cidade de São Tomé, à “paisagem tropical e verdejante” junta-se o lixo que faz parte da paisagem “como os coqueiros ou as mangueiras”.

Para resolver o problema ambiental no bairro periférico da capital de S. Tomé e Príncipe, os Leigos para o Desenvolvimento estão a promover uma campanha de crowdfunding para angariar dois mil e quinhentos euros (2.500€).

LFS

São Tomé e Príncipe: Projeto «Bairro Limpo» – crowdfunding dos Leigos para o Desenvolvimento

 

Turismo Religioso: Apresentação de brochura sobre a igreja dos Terceiros de Braga
Jul 20@18:30

Igreja dos Terceiros (2006) Foto: Direção-Geral do Património Cultural

Braga, 17 jul 2018 (Ecclesia) – A Comissão administrativa da Venerável Ordem Terceira de São Francisco vai apresentar uma brochura sobre a igreja dos Terceiros, no âmbito da sua valorização, conservação e promoção, esta sexta-feira, dia 20, às 18h30, em Braga.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, informa que a apresentação da brochura de divulgação ‘A Igreja da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco’ “desvenda os mistérios” da construção da igreja e reúne os aspetos “de maior destaque do monumento”.

A Comissão Administrativa da Venerável Ordem Terceira de São Francisco assinala que o folheto assume como objetivos “a promoção e divulgação” junto dos visitantes, para “potenciar” a participação ativa da igreja dos Terceiros no desenvolvimento da Região Norte, no âmbito do Turismo Religioso.

‘Valorização, Conservação e Promoção da Igreja dos Terceiros’ é cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020, Norte 2020 e vai ser apresentado dia 20 de julho, às 18h30, no referido local de culto, na Arquidiocese de Braga.

No seu sítio online, a Direção-geral do Património Cultural informa que a igreja dos Terceiros, no centro histórico de Braga, foi mandada construir pela Ordem Terceira de São Francisco, “que pretendia dispor de uma sede própria, originalmente sediada na Sé de Braga, com estatutos aprovados em 1615 (reformados em 1680) e, depois, na capela do Espírito Santo, no Hospital de São Marcos”.

CB

Lisboa: Apresentação «Requiem pela Aurora de Amanhã» nos Jerónimos
Jul 20@21:30
Lisboa: Apresentação «Requiem pela Aurora de Amanhã» nos Jerónimos

Lisboa, 09 jul 2018 (Ecclesia) – D. José Tolentino Mendonça assina o texto do ‘Requiem pela Aurora de Amanhã’, escrito pelo centenário do fim da I Guerra Mundial, e que vai ser apresentado às 21h30 de 20 de julho, no Mosteiro dos Jerónimos.

A organização explica que ‘Requiem pela Aurora de Amanhã’, do compositor João Madureira, “discorre ao longo do texto” de D. Tolentino Mendonça “desde a discórdia entre Caim e Abel, gérmen da primeira guerra entre os homens, até à sua redenção após a passagem pelo sacrificado Médio Oriente dos nossos dias”.

Para além de autor do texto, o novo arcebispo português vai ser também o narrador na apresentação do ‘Requiem pela Aurora de Amanhã’, e conta com o acompanhamento da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Obra estreia no Mosteiro dos Jerónimos, a 20 de julho, evocando centenário do fim da I Guerra Mundial

LFS

Jul
21
Sáb
Vida Consagrada: «Sunset Prayer» na Praia da Ericeira
Jul 21@16:00_0:00
Vida Consagrada: «Sunset Prayer» na Praia da Ericeira

Lisboa, 21 jun 2018 (Ecclesia) – A Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima organiza, dia 21 de julho, das 16h00 às 00h00, na Praia da Ericeira (Patriarcado de Lisboa) a iniciativa «Sunset Prayer» (Oração ao pôr-do-sol).

Esta atividade naquela praia da zona Oeste destina-se a jovens com mais de 15 anos e tem como mote «Naquele dia, ao entardecer…», lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Traz um coração aberto às surpresas de Deus”, pedem as Servas de Nossa Senhora de Fátima que foram fundadas pela Madre Luíza Andaluz.

LFS

Vida Consagrada: Capuchinhos celebram 60 anos de presença no Concelho de Gondomar
Jul 21@16:00

Gondomar, 13 jul 2018 (Ecclesia) – Os Franciscanos Capuchinhos vão assinalar 60 anos de presença no Concelho de Gondomar numa celebração que comemora também os 50 anos de sacerdócio de frei António Pojeira e frei Acílio Mendes, a partir das 16h00, de 21 de julho.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a organização informa que a sessão evocativa começa por recordar o primeiro momento da chegada dos Capuchinhos a Gondomar até à atualidade por frei Vítor Arantes, às 16h00, na cripta da igreja.

Em 1958, os Capuchinhos estabeleceram-se na casa-solar da antiga Quinta da Bouça-Cova que compraram para ser o Seminário Menor e começou por receber 87 seminaristas.

O segundo momento celebrativo é a Eucaristia com os sacerdotes Jubilados – frei António Pojeira e frei Acílio Mendes – a partir das 19h00, na igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Gondomar.

A Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos foi criada a 29 de junho de 1969, os religiosos já tinham fraternidades em Barcelos, Porto, Gondomar, Fátima, Lisboa e Coimbra.

Os Franciscanos Capuchinhos surgiram em 1525, o nome surgiu pelo povo pela forma do capuz do hábito.

CB

Jul
22
Dom
Episcopado: Tomada de posse de D. António Luciano na diocese de Viseu
Jul 22 todo o dia
Episcopado: Tomada de posse de D. António Luciano na diocese de Viseu

Viseu, 21 jun 2018 (Ecclesia) – O novo bispo de Viseu, D. António Luciano, vai tomar posse na diocese a 22 de julho.

O novo bispo português nasceu a 26 de Março de 1952, em Corgas, freguesia e paróquia de Sandomil (Seia), distrito e Diocese da Guarda, trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra; ordenado padre em 1985, foi capelão no Hospital da Guarda e na Universidade da Beira Interior, onde foi professor, assim como na Universidade Católica, em Viseu.

No fim da celebração de ordenação (17 de junho), D. António Luciano dirigiu palavras de agradecimento a todos os presentes e desejou “ousadia, renovação, força, coragem” para as dioceses de Viseu e da Guarda.

O início do trabalho pastoral de D. António Luciano na Diocese de Viseu vai decorrer no dia 22 de julho, sucedendo a D. Ilídio Leandro que pediu a resignação ao Papa Francisco por motivos de saúde.

LFS

Igreja: D. António Luciano foi ordenado bispo na Sé da Guarda

 

 

Funchal: Primeiro Campo de (Fé)rias Católico Madeirense
Jul 22_Jul 27 todo o dia
Funchal: Primeiro Campo de (Fé)rias Católico Madeirense

Funchal, 04 jun 2018 (Ecclesia) – O primeiro Campo de (Fé)rias Católico Madeirense, Buzicos,  realiza-se de 22 a 27 de julho e vai contar com dezassete animadores, um padre, crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos.

Durante 6 dias e 5 noites vão realizar-se “um rol de atividades que promete transformar uma semana na melhor semana do Verão”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os Campos de Férias Católicos (CFC), que já se realizam há muitos anos em Portugal e em número suficiente para ter sido criada, em outubro de 2015, uma Rede CFC, “são diferentes de qualquer outro programa de férias”.

Distinguem-se porque “proporcionam uma vivência espiritual estruturada, inspirada na alegria do Evangelho” e o objetivo é “viver, de um modo curto mas intensivo, uma proposta de relação próxima com Jesus, através do conhecimento pessoal, da relação com o outro, também da catequese e no contexto de natureza”.

O CFC da Madeira, que recebeu o nome de Buzicos – termo madeirense para criança pequena – não irá afastar-se muito do modelo tradicional dos campos que já se realizam há muitos anos no continente.

Estes campos decorrem normalmente em ambiente rural, despojado de tudo o que é considerado supérfluo.

LFS

Jul
23
Seg
Portugal: «Liturgia e Espiritualidade» no centro do Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica
Jul 23_Jul 27 todo o dia
Portugal: «Liturgia e Espiritualidade» no centro do Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica

Fátima, 10 abr 2018 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) anunciou que o seu próximo encontro nacional de reflexão vai “aprofundar o mistério da Liturgia como fonte e cume de toda a espiritualidade cristã”.

O Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica tem como tema ‘Liturgia e Espiritualidade’ e realiza-se de 23 a 27 julho, em Fátima.

“A espiritualidade é uma palavra que se usa para exprimir realidades muito diferentes, mas que se referem sempre ao essencial em causa; A espiritualidade da liturgia não se encontra nas rubricas nem nas cerimónias, mas na vida em Cristo, que tem o seu início e o seu termo nos ritos e nas preces”, explica o secretariado da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade.

LFS

Portugal: «Liturgia e Espiritualidade» no centro do Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica

 

Jul
25
Qua
EUA: Washington vai acolher cimeira sobre liberdade religiosa
Jul 25_Jul 26 todo o dia
EUA: Washington vai acolher cimeira sobre liberdade religiosa

Lisboa, 05 jun 2018 (Ecclesia) – A cidade de Washington, nos Estados Unidos da América, vai acolher, nos dias 25 e 26 de julho, uma cimeira sobre liberdade religiosa no mundo.

De acordo com a Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS), este encontro “ao mais alto nível” surge por iniciativa do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e tem como objetivo “colocar esta questão de direitos humanos no centro da agenda dos EUA”.

Mike Pompeo sublinha a importância de “agir” numa matéria que tem causado “especial preocupação” em todo o mundo.

LFS

EUA:  Washington vai acolher cimeira «ao mais alto nível» sobre liberdade religiosa

Liberdade Religiosa: Ocidente e a Europa têm que ser «provocados para dar a cara e ser voz» – Catarina Martins

 

Consistório 2018: Cardeal António Marto admite que sentiu «peso» diferente

Francisco disse ao bispo de Leiria-Fátima que o cardinalato é uma «carícia de Nossa Senhora» ">(mais…)

Consistório 2018: Papa criou D. António Marto como cardeal

Celebração incluiu entrega do barrete vermelho, anel e bula de nomeação ">(mais…)

Évora: Presidente da República enviou telegrama de saudação a D. Francisco Senra Coelho

Marcelo Rebelo de Sousa desejou «melhores venturas» ao novo arcebispo

(mais…)

Vaticano: Arcebispo de Évora recebe pálio a 2 de setembro

Insígnia foi entregue ao núncio apostólico, que a vai impor a D. Francisco Senra Coelho

(mais…)

Portugal: Parlamento aprova voto de louvor pela nomeação de D. José Tolentino Mendonça para Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé

Texto saúda «ato que engradece o nome de Portugal, da Igreja Católica Portuguesa e das Letras portuguesas» (mais…)

Igreja/Portugal: Cardeal-patriarca e ministro da Cultura elogiam escolha de José Tolentino Mendonça para cargo no Vaticano

D. Manuel Clemente sublinha «sensibilidade cultural e pastoral» do novo arcebispo português (mais…)

Portugal: Presidente da República felicita D. José Tolentino Mendonça pela nomeação para o Vaticano

«Esta nomeação é um ato que engrandece o nome de Portugal», afirma Marcelo Rebelo de Sousa (mais…)

NACIONAL

VATICANO

INTERNACIONAL