JMJ 2019: Emoção na receção ao Papa e um pedido de pronunciamento sobre a Venezuela (C/vídeo)

Ruas da cidade do Panamá viveram o primeiro encontro com Francisco

(mais…)

Portugal: Papa envia «bênçãos de alegria e paz» em mensagem ao presidente da República

Voo que levou Francisco ao Panamá sobrevoou território português, no Continente e nos Açores (mais…)

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Slider

Sociedade: Presidente da Cáritas Portuguesa condena ataques na Bela Vista

«Não existe nada que justifique a violência», diz Eugénio Fonseca (mais…)

Direitos Humanos: Cáritas Portuguesa pede «resposta humana» e solidária para migrantes e refugiados

Parlamento da República acolhe audição pública sobre «Pacto Global para as migrações ordenadas» (mais…)

Ecumenismo: Bispo do Algarve incentiva à unidade dos cristãos em defesa dos mais pobres

Representantes de várias Igrejas reuniram-se na igreja de São Francisco (mais…)

Viana do Castelo: Jornada Litúrgica mobilizou perto de 600 participantes

Bispo D. Anacleto Oliveira instituiu 31 novos Ministros Extraordinários da Comunhão (mais…)

 

Venezuela: Bispos rezam pelo país e pedem respeito pelos direitos da população

Líder do parlamento, o opositor Juan Guaidó, autoproclamou-se presidente interino (mais…)

Vaticano: Papa anuncia viagem ao Japão em novembro de 2019 e intenção de visitar o Iraque

Em viagem para o Panamá, Francisco critica recurso a «muros» para travar migrantes (mais…)

Vaticano: Papa pede educação sem «colonizações ideológicas»

Francisco associa-se a jornada internacional promovida pelas Nações Unidas (mais…)

Programa Ecclesia do dia 23 de janeiro de 2019

 

Programa Ecclesia do dia 22 de janeiro de 2019

Reflexões sobre o vácuo

P. Nuno Tovar de Lemos, sj (mais…)

A cruz escondida

Índia: Dois irmãos consagram as suas vidas a Deus após ataques de Orissa (mais…)

Igreja/Sociedade: Presidente da República saúda D. Nuno Brás pela sua designação como bispo do Funchal

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha «vasta e brilhante carreira de serviço à Igreja e à comunidade» (mais…)

Funchal: D. António Carrilho pede «total disponibilidade» para o seu sucessor

«Que D. Nuno Brás se sinta, desde o primeiro dia, amado e acolhido de todo o coração», diz o prelado numa mensagem à diocese madeirense

(mais…)

Funchal: Bispo nomeado para a diocese quer levar o Evangelho às comunidades madeirenses «com coragem e ousadia» (C/vídeo)

Mudança para um contexto insular «não será sinónimo de claustrofobia», realça D. Nuno Brás

(mais…)

AGENDA

Jan
20
Dom
Algarve: Bispo vai visitar paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo
Jan 20_Jan 27 todo o dia

Foto: Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Faro, 19 jan 2019 (Ecclesia) – O bispo do Algarve vai começar a segunda visita pastoral do ano 2018/2019 nas paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, a partir deste domingo, 20 de janeiro, até dia 27 deste mês.

D. Manuel, Quintas vai iniciar a visita pastoral com a Eucaristia, às 9h00, na Paróquia Raposeira, indo depois para as comunidades de Sagres e Vila do Bispo onde preside à Missa às 10h30 e 12h00, respetivamente.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’, destaca-se o feriado municipal em Vila do Bispo pela solenidade do diácono e mártir São Vicente, seu padroeiro e da Diocese do Algarve, no dia 22.

Segundo o programa, D. Manuel Quintas na próxima terça-feira participa nas comemorações do Dia do Município, a partir das 9h00, junto à câmara municipal com o hastear da bandeia, seguindo-se a sessão solene da Assembleia Municipal.

Ainda no dia 22, às 11h00, o bispo preside à Eucaristia na igreja de Vila do Bispo, participa na procissão e às 15h30 marca presença na inauguração do Monumento aos Antigos Combatentes.

Entre 20 e 27 de janeiro, D. Manuel Quintas vai visitar a câmara municipal e as juntas de freguesia, o posto da GNR, o quartel dos bombeiros, a Fortaleza de Sagres, o lar da Santa Casa da Misericórdia e os centros de dia e a doca de pesca.

Durante a segunda visita pastoral do ano 2018/2019, às paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, o bispo diocesano vai reunir também com o Conselho Económico, as equipas de animação e os agentes pastorais dos diversos serviços paroquiais.

CB

Jan
21
Seg
Leiria: Formação do clero sobre «dinâmica de liderança»
Jan 21_Jan 25 todo o dia

Leiria, 17 jan 2019 (Ecclesia) – O curso de formação permanente do clero da Diocese de Leiria-Fátima tem como tema «Dinâmica de liderança, escolha de colaboradores e a sua capacitação» e realiza-se, de 21 a 25 deste mês, na Casa Geral das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (Linda-a-Pastora – Lisboa).

O curso vai ser orientado pelo presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores de Empresas (ACEGE), João Pedro Tavares, e outros colaboradores, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A atividade realiza-se em dois turnos, o primeiro de 21 a 25 de janeiro e o segundo de 28 de janeiro a 1 de fevereiro.

Além do tema mencionado, serão ainda abordados outros de atualidade e interesse para a atividade pastoral: a importância dos registos paroquiais, o discernimento espiritual e pastoral, o acompanhamento dos fiéis divorciados a viver em nova união, a reestruturação da catequese da adolescência e a partilha de iniciativas e projetos de pastoral juvenil vicarial e paroquial.

LFS

Jan
22
Ter
Funchal: Diocese promove semana de atualização para leigos e consagrados
Jan 22_Jan 24 todo o dia
Funchal: Diocese promove semana de atualização para leigos e consagrados

Funchal, 11 jan 2019 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal vai promover uma jornada de atualização para leigos e consagrados, com o tema ‘Uma Igreja missionária, acompanhar, discernir e integrar’, entre 22 e 24 de janeiro, na igreja do Colégio.

No programa publicado online, a diocese informa que o seu bispo, D. António Carrilho, é responsável pela abertura das jornadas de formação no próximo dia 22, às 19h30.

O padre Amaro Gonçalo Lopes, da Diocese do Porto, apresenta a 23 de janeiro o tema ‘Paróquias Missionárias. Como?’

No último dia das jornadas de atualização para leigos e consagrados da Diocese do Funchal, o vigário-geral do Patriarcado de Lisboa, cónego Francisco Tito Espinheira, apresenta uma conferência sobre “acompanhar, discernir e integrar a fragilidade” a partir da aplicação do capítulo VIII da exortação apostólica do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’.

Segundo o programa, uma hora depois, é apresentado o livro ‘Caminhada em Matrimónio: um guia para os noivos e famílias’ pelo padre Rui Pontes do Secretariado Diocesano da Família e CPM – Centros de Preparação para o Matrimónio.

CB/OC

 

UCP: Universidade promove formação sobre «Humanidade em movimento. Cultura, História, Educação»
Jan 22@18:00_Jan 24@21:00

Lisboa, 08 jan 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia e Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), vão promover a primeira Winter School, com o tema ‘Humanidade em movimento. Cultura, História, Educação’, de 22 a 24 de janeiro, em Lisboa.

Segundo o programa enviado à Agência ECCLESIA, os três dias de estudo sobre ‘Humanidade em movimento. Cultura, História, Educação’ vão ser divididos nas palavras-chave – ‘tradições’, ‘servidões’ e ‘migrações’ – que orientam as diferentes conferências, respetivamente, a 22, 23 e 24 deste mês.

A ação de formação contínua decorre entre as 18h00 e as 21h00, no último dia o professor Américo Pereira, diretor da Escola de Inverno, vai fazer uma conclusão dos trabalhos e no final das duas sessões anteriores há sempre uma “síntese doutrinal”.

A UCP informa que a Winter School 2019 realiza-se em colaboração com o seu Instituto de Ciências da Saúde, a UNESCO, o CEFI, a Cáritas Portuguesa e o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, no Auditório Pe. José Bacelar e Oliveira, em Lisboa.

A primeira Winter School sobre ‘Humanidade em movimento. Cultura, História, Educação’ da Faculdade de Teologia e Faculdade de Ciências Humanas é de inscrição obrigatória (online), até dia 20 de janeiro.

CB

Jan
24
Qui
Aveiro: Celebrações da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos na Igreja Metodista
Jan 24_Jan 25 todo o dia

Aveiro, 17 jan 2019 (Ecclesia) – A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2019 vai ser assinalada na Diocese de Aveiro, nos dias 24 e 25 de janeiro, pelas 21h00, em templos da Igreja Metodista.

O Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos realiza-se anualmente de 18 a 25 de janeiro, no hemisfério norte;na Diocese de Aveiro, a iniciativa vai ser vivida nas igrejas Metodistas de Aveiro (Rua Oudinot) e na de Aguada de Cima, no Concelho de Águeda.

‘Procurarás a justiça, nada além da justiça’ é o tema para o ano de 2019, que foi preparado por um grupo diferentes comunidades cristãs da Indonésia, país asiático de maioria muçulmana.

LFS

Aveiro: Igreja Metodista recebe celebrações da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

 

Leiria: Conferências sobre «Desafios da Ética Social Cristã»
Jan 24@17:15

Leiria, 21 jan 2019 (Ecclesia) – O Seminário Diocesano de Leiria vai acolher, dia 24 deste mês, duas conferências integradas no módulo interdisciplinar «Desafios da Ética Social Cristã».

Nesta iniciativa – promovida pelo Centro de Cultura e Formação Cristã – a primeira conferência, às 19h15, tem como tema «Como educam os cristãos?» e tem como oradora Maria da Conceição Azevedo, professora de ética na UTAD, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Porquê uma igreja pobre para os pobres?» é o tema da segunda conferência, às 21h00, que é proferida Ana Mansoa, diretora do Centro Padre Alves Correia.

LFS

Jan
25
Sex
Direitos Humanos: Lançamento do «Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo»
Jan 25@18:00

Porto, 15 jan 2019 (Ecclesia) – O «Relatório sobre 2018 a Liberdade Religiosa no Mundo» vai ser lançado no Porto, no auditório do Paço Episcopal, dia 25 deste mês, às 18h00, com apresentação de D. Manuel Linda.

Este relatório, da responsabilidade da Fundação AIS/ACN analisa a situação da “liberdade religiosa em 196 países, no período de dois anos até Junho de 2018 inclusive, com base nos testemunhos de representantes da Igreja local, documentos oficiais, artigos de agências de notícias e outros media especializados em assuntos religiosos, bem como nas informações fornecidas por organizações de direitos humanos”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com este documento, a Fundação AIS/ACN pretende apresentar um “compêndio geral do grau de liberdade religiosa existente em cada um dos países do mundo, além das formas e motivos da repressão que padecem os diferentes grupos religiosos”.

LFS

Direitos Humanos: Liberdade religiosa está cada vez mais ameaçada, diz relatório de fundação pontifícia

 

ACEGE: Debate sobre «Harmonização e conciliação entre trabalho e família»
Jan 25@19:30

Braga, 09 jan 2019 (Ecclesia) – A Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) de Braga vai realizar um jantar/debate, dia 25 de janeiro, sobre «Harmonização e conciliação entre trabalho e família».

Este encontro vai decorrer no Hotel Moutados (Vila Nova de Famalicão) e conta como oradores Jorge Líbano Monteiro e Dulce Noronha e Sousa, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) foi constituída em 1952, sob a denominação UCIDT – União Católica de Industriais e Dirigentes de Trabalho, é uma associação sem fins lucrativos.

LFS

Franciscanos: Sessão do ciclo «Deus tem mais que um nome»
Jan 25@21:00

Lisboa, 16 jan 2019 (Ecclesia) – A próxima sessão do ciclo «Deus tem mais que um nome» realiza-se dia 25 deste mês, às 21h00, no Centro Cultural Franciscano (CCF), e tem como orador João César das Neves.

Naquele local (Largo da Luz, nº11 – Lisboa), o professor universitário vai falar sobre «Cristianismo» e a iniciativa é promovida pelo CCF e Externato da Luz, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 21 deste mês, no mesmo local vai realizar-se, entre as 21h00 e as 23h00, um encontro sobre espiritualidade.

LFS

Jesuítas: Tertúlias no Centro Académico de Braga
Jan 25@21:00_23:00

Braga, 08 jan 2019 (Ecclesia) – O Centro Académico de Braga (CAB) realiza, neste mês de Janeiro (08, 22 e 25), três reflexões sobre o Papa, Família e a Geração K.

O padre José Frazão vai falar, esta noite, das 21h00 às 23h00, sobre «Agir com o Papa – A Alegria do Evangelho e o humor», naquele espaço ligado à Companhia de Jesus (Jesuítas), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A 22 deste mês, o sacerdote jesuíta Miguel Almeida aborda a temática «Não somos casados pela Igreja. Somos família?» e a 25 de janeiro, o padre António Santana reflete sobre «Os K vão aos kopos».

LFS

JMJ 2019: Diocese da Guarda propõe vivência das Jornadas Mundiais da Juventude em quatro pontos da região
Jan 25@21:00_Jan 26@0:00

Foto: Diocese da Guarda

Guarda, 10 jan 2019 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional, da Diocese da Guarda, está a desafiar os jovens do território para uma vigília de oração no dia 25 de janeiro, em ligação às Jornadas Mundiais da Juventude do Panamá.

De acordo com o jornal ‘A Guarda’, a iniciativa vai decorrer em simultâneo em quatro pontos diferentes da diocese egitaniense – Fundão, Covilhã, Guarda e Seia –, a partir das 21h00, e pretende “envolver os jovens da região no espírito das Jornadas”.

O padre Rafael Neves, coordenador do Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional, da Diocese da Guarda, salienta que apesar de as próximas JMJ se realizarem “num lugar distante do nosso país”, isso não deve impedir ninguém de viver e acompanhar este encontro.

Aquele sacerdote desafia os mais novos da Diocese da Guarda a “unirem-se pela oração ao Papa e a todos os jovens que a ele estarão associados” no Panamá, entre 22 e 27 de janeiro.

No Fundão, a vigília de oração proposta pela Diocese da Guarda, a 25 de janeiro, está marcada para a igreja Matriz; na Covilhã a celebração vai decorrer na Capela dos Serviços Sociais da Universidade da Beira Interior; em Seia está marcada para a igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Quanto à Guarda, a organização ainda irá definir um local para esta celebração.

Todos os momentos de oração serão guiados por “um tema e um esquema comum, preparado pela equipa da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional”, refere o padre Rafael Neves.

O sacerdote pede que as vigílias nos vários lugares sejam “preferencialmente dinamizadas por jovens e para jovens, não excluindo a participação de outras pessoas que se queiram associar” a esta iniciativa.

A 34.ª edição das Jornadas Mundiais da Juventude, presididas pelo Papa Francisco, terão como tema ‘Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra’, e deverá contar com mais de 200 mil participantes, de 155 países.

Portugal irá participar nas JMJ 2019 com cerca de 300 elementos de 12 dioceses e quatro movimentos, acompanhados por seis bispos e 30 voluntários.

JCP

Porto: Celebração ecuménica nacional na Igreja Ortodoxa Russa
Jan 25@21:30

Porto, 16 jan 2019 (Ecclesia) – A Igreja Ortodoxa Russa na cidade do Porto vai acolher, dia 25 deste mês, às 21h30, a celebração ecuménica diocesana com a celebração nacional onde vão estar os hierarcas das diversas confissões religiosas.

Com o tema central «Procuraras a Justiça e nada mais do que a justiça» (Deuteronómio 16, 18-20), a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos realiza-se em todo o mundo, há mais de 100 anos, entre os dias 18 e 25 de janeiro, foi este ano preparada pelos cristãos da Indonésia, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O movimento ecuménico, “suscitado pelo Espírito Santo”, tem diversas expressões na cidade do Porto, dinamizadas pela Comissão Ecuménica do Porto, “que ano após ano, se renovam, com o propósito de chegar e envolver mais pessoas na busca da unidade entre os cristãos para que mais possam crer e viver animados pela alegria do Evangelho”.

Na celebração, será lançado o Roteiro Ecuménico para o ano 2019, com propostas mensais dinamizadas pelas Igrejas, permitindo a quem o desejar, vivenciar e conhecer a riqueza da diversidade que subsiste na Igreja de Cristo.

Ao longo da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos realizam-se várias celebrações tanto em Igrejas católicas como de outras confissões religiosas.

LFS

Jan
26
Sáb
Algarve: Dia do Catequista é vivido em São Brás de Alportel
Jan 26 todo o dia

Faro, 15 jan 2019 (Ecclesia) – O Sector da Catequese da Infância e Adolescência do Algarve vai promover o Dia Diocesano do Catequista, dedicado ao tema ‘Igreja em Missão’, a partir das 09h00 do próximo dia 26, na Paróquia de São Brás de Alportel.

Após o acolhimento e a oração da manhã, os catequistas algarvios vão ouvir uma reflexão sobre o tema ‘Igreja em Missão’, apresentada pelo padre Paulinus Anyabuoke, da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos).

O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, também vai estar presente e preside à Eucaristia que encerra as atividades da manhã.

Segundo o programa, depois do almoço partilhado está a ser organizado um momento cultural, seguindo-se a oração final e do encerramento do Dia Diocesano do Catequista 2019.

O jornal ‘Folha do Domingo’ informa que na Diocese do Algarve existem cerca de 1100 catequistas ao serviço nas suas cerca de 80 paróquias cerca de 10 mil crianças e adolescentes.

CB

Braga: Atividade sobre «O Diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais»
Jan 26 todo o dia

 

Braga, 03 jan 2018 (Ecclesia) – Na cidade de Braga vai realizar-se, dias 26 de janeiro e 09 de fevereiro, a 4ª edição da ação de formação «Do clique ao toque – O Diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais».

Esta iniciativa assume que a “educação religiosa, num contexto cultural fortemente influenciado pelos dispositivos eletrónicos articulados em rede, pode ser percebida como algo que radica no mais íntimo de cada indivíduo e que reconfigura a sua forma de ver e perceber o mundo, que dá um novo sentido”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesta atividade formativa realizam-se várias conferências: «Virtudes para a era digital»?» por Bruno Nobre; «Um tempo para se desconectar, um tempo para a introspeção? Educar os ritmos quotidianos» por Gemma Serrano e «Ser professor no século XXI: desafios da era da mobilidade» por Ana Amélia Carvalho, lê-se no programa.

A sociedade atual “exige cada vez mais que os seus cidadãos sejam competentes em diversas áreas do saber para que sejam capazes de responder aos novos e crescentes desafios que esta lhes coloca”.

A escola “não pode ficar à margem deste cenário pelo que urge que alunos e professores saibam, conscientemente, retirar benefícios do uso das tecnologias e recursos” que o mundo digital propõe.

«Do clique ao toque – O Diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais» é organizado pela Faculdade de Teologia, em Braga, com o apoio da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã.

LFS

JMJ 2019: Diocese de Bragança-Miranda aposta na iniciativa «Do Panamá a Vinhais»
Jan 26_Jan 27 todo o dia

Guarda, 10 jan 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional da Diocese de Bragança-Miranda vai promover nos dias 26 e 27 de janeiro a iniciativa ‘Do Panamá a Vinhais’, ligada às Jornadas Mundiais da Juventude que este mês vão decorrer naquele país.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a irmã Conceição Borges, da organização, explica que o evento pretende ser “uma ligação orante entre a diocese transmontana e as Jornadas Mundiais da Juventude que se realizam no Panamá”.

O programa da iniciativa ‘Do Panamá a Vinhais, aberta a todos os jovens do território, inclui uma vigília de oração, no sábado dia 26 de janeiro, pelas 21h00 na igreja matriz de Vinhais; e uma ligação em direto ao Panamá, às 23h00, para acompanhamento em direto da vigília do Papa Francisco com os jovens.

No domingo, dia 27 de janeiro, terá lugar em Vinhais uma eucaristia a partir das 11h00, com uma cerimónia de entrega da Cruz.

Com o lema ‘Eu aposto na vida’, esta celebração eucarística tem em vista o próximo Dia Diocesano da Juventude, que vai decorrer na vila de Vinhais no dia 11 de maio.

Da Diocese de Bragança-Miranda, está prevista a participação de três elementos nas JMJ do Panamá: um sacerdote, o padre Eduardo Novo, e duas jovens, todos provenientes dos concelhos Torre de Moncorvo e Macedo de Cavaleiros, e ligados aos Jovens Marianos da Imaculada Conceição.

O bispo da região transmontana, D. José Cordeiro, também estará presente no evento, em solo panamiano, em representação da Conferência Episcopal Portuguesa, integrado numa comitiva com outros cinco bispos portugueses.

Além da deslocação ao Panamá, e da aposta na iniciativa ‘Do Panamá a Vinhais’, a Diocese de Bragança-Miranda também estará representada no evento ‘Panamá in Douro’, da Diocese do Porto, nos dias 26 e 27 de janeiro em Gondomar, através de um grupo de jovens salesianos de Mirandela.

As JMJ nasceram por iniciativa de João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude, e têm-se afirmado como um grande acontecimento religioso e cultural para jovens de todo o mundo.

A 34.ª edição do maior encontro internacional de jovens, que decorrerá entre 22 e 27 de janeiro no Panamá, tem como tema ‘Eis a serva do Senhor; Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra’, e deverá contar com pelo menos 200 mil jovens inscritos de 155 países.

JCP

NACIONAL

VATICANO

INTERNACIONAL