JMJ 2019: D. Joaquim Mendes descreve «ambiente de festa» à espera dos peregrinos

113 escolas e 88 paróquias abriram as suas portas para acolher os participantes nas atividades da «pré-jornada»
(mais…)

JMJ 2019: Cardeal-patriarca parte para o Panamá à espera de receber jornada em 2022 (c/áudio)

D. Manuel Clemente fala em acontecimento «irrepetível» (mais…)

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Slider

Viana do Castelo: Jornada Litúrgica mobilizou perto de 600 participantes

Bispo D. Anacleto Oliveira instituiu 31 novos Ministros Extraordinários da Comunhão (mais…)

Panamá: Papa Francisco vai consagrar altar da catedral, após intervenção de técnicos portugueses (c/vídeo)

Empresa de Lousada restaurou também retábulo-mor e património integrado do monumento da UNESCO (mais…)

Sociedade: D. Pio Alves distinguido como «Cidadão de Honra» de Viana do Castelo

Município do Alto Minho destaca «notáveis serviços de cidadania» do bispo, natural do concelho (mais…)

Leiria-Fátima: Bispo encontra-se com os jovens para «abrir horizontes» e partilhar «pistas» de reflexão

«Procuro tirar teias de aranha que andam na cabeça de muita gente» – D. António Marto (mais…)

Igreja/Media: Papa inscreve-se em aplicação portuguesa que ajuda a rezar (c/vídeo)

Padre António Valério, coordenador internacional da plataforma Click To Pray, fala em momento «histórico e surpreendente»
(mais…)

 

Vaticano: Papa pede educação sem «colonizações ideológicas»

Francisco associa-se a jornada internacional promovida pelas Nações Unidas (mais…)

Vaticano: Papa suprimiu Comissão Pontifícia «Ecclesia Dei»

Francisco indica que funções são assumidas pela Congregação para a Doutrina da Fé (mais…)

Ecumenismo: Papa realça «compromisso comum» pela «justiça» a delegação Luterana da Finlândia

Francisco salientou o «serviço de caridade e um testemunho de fé comum» a exercer (mais…)

Programa Ecclesia do dia 21 de janeiro de 2019

Programa 70X7 do dia 20 de janeiro de 2019

 

A cruz escondida

Apaixonada, Warda Masihiya fugiu de casa. E até mudou de religião (mais…)

Editorial Cáritas

A aliança do pensar o do fazer em Beja [ver caderno]

Igreja/Sociedade: Presidente da República saúda D. Nuno Brás pela sua designação como bispo do Funchal

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha «vasta e brilhante carreira de serviço à Igreja e à comunidade» (mais…)

Funchal: D. António Carrilho pede «total disponibilidade» para o seu sucessor

«Que D. Nuno Brás se sinta, desde o primeiro dia, amado e acolhido de todo o coração», diz o prelado numa mensagem à diocese madeirense

(mais…)

Funchal: Bispo nomeado para a diocese quer levar o Evangelho às comunidades madeirenses «com coragem e ousadia» (C/vídeo)

Mudança para um contexto insular «não será sinónimo de claustrofobia», realça D. Nuno Brás

(mais…)

AGENDA

Jan
20
Dom
Algarve: Bispo vai visitar paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo
Jan 20_Jan 27 todo o dia

Foto: Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Faro, 19 jan 2019 (Ecclesia) – O bispo do Algarve vai começar a segunda visita pastoral do ano 2018/2019 nas paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, a partir deste domingo, 20 de janeiro, até dia 27 deste mês.

D. Manuel, Quintas vai iniciar a visita pastoral com a Eucaristia, às 9h00, na Paróquia Raposeira, indo depois para as comunidades de Sagres e Vila do Bispo onde preside à Missa às 10h30 e 12h00, respetivamente.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’, destaca-se o feriado municipal em Vila do Bispo pela solenidade do diácono e mártir São Vicente, seu padroeiro e da Diocese do Algarve, no dia 22.

Segundo o programa, D. Manuel Quintas na próxima terça-feira participa nas comemorações do Dia do Município, a partir das 9h00, junto à câmara municipal com o hastear da bandeia, seguindo-se a sessão solene da Assembleia Municipal.

Ainda no dia 22, às 11h00, o bispo preside à Eucaristia na igreja de Vila do Bispo, participa na procissão e às 15h30 marca presença na inauguração do Monumento aos Antigos Combatentes.

Entre 20 e 27 de janeiro, D. Manuel Quintas vai visitar a câmara municipal e as juntas de freguesia, o posto da GNR, o quartel dos bombeiros, a Fortaleza de Sagres, o lar da Santa Casa da Misericórdia e os centros de dia e a doca de pesca.

Durante a segunda visita pastoral do ano 2018/2019, às paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, o bispo diocesano vai reunir também com o Conselho Económico, as equipas de animação e os agentes pastorais dos diversos serviços paroquiais.

CB

Jan
21
Seg
Leiria: Formação do clero sobre «dinâmica de liderança»
Jan 21_Jan 25 todo o dia

Leiria, 17 jan 2019 (Ecclesia) – O curso de formação permanente do clero da Diocese de Leiria-Fátima tem como tema «Dinâmica de liderança, escolha de colaboradores e a sua capacitação» e realiza-se, de 21 a 25 deste mês, na Casa Geral das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (Linda-a-Pastora – Lisboa).

O curso vai ser orientado pelo presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores de Empresas (ACEGE), João Pedro Tavares, e outros colaboradores, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A atividade realiza-se em dois turnos, o primeiro de 21 a 25 de janeiro e o segundo de 28 de janeiro a 1 de fevereiro.

Além do tema mencionado, serão ainda abordados outros de atualidade e interesse para a atividade pastoral: a importância dos registos paroquiais, o discernimento espiritual e pastoral, o acompanhamento dos fiéis divorciados a viver em nova união, a reestruturação da catequese da adolescência e a partilha de iniciativas e projetos de pastoral juvenil vicarial e paroquial.

LFS

Jan
22
Ter
Direitos Humanos: Audição pública sobre o «Pacto Global para as migrações ordenadas»
Jan 22 todo o dia

Foto: Lusa

Lisboa, 17 jan 2019 (Ecclesia) – Na Assembleia da República (Lisboa) vai realizar-se, dia 22 deste mês, das 10h00 às 17h30, a audição pública «Pacto Global para as Migrações Ordenadas, Seguras e Regulares – da sua adoção à implementação nacional».

Na sessão de abertura, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, fala sobre «A importância e pertinência do Pacto Global para as Migrações» e, de seguida, o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, aborda o tema «Migrações: mais do que um desafio, uma oportunidade», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Ao longo do dia, os vários oradores vão refletir sobre «Apresentação do trabalho desenvolvido pela Cáritas Portuguesa e parceiros no âmbito das migrações e desenvolvimento»; «Da adoção do Pacto Global para as migrações à sua implementação nacional»; «O Pacto Global das Nações Unidas para as migrações aos nossos olhos» e «O papel e contributo da sociedade civil e a importância das parcerias», refere o programa.

LFS

Programa da Audição Pública

Funchal: Diocese promove semana de atualização para leigos e consagrados
Jan 22_Jan 24 todo o dia
Funchal: Diocese promove semana de atualização para leigos e consagrados

Funchal, 11 jan 2019 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal vai promover uma jornada de atualização para leigos e consagrados, com o tema ‘Uma Igreja missionária, acompanhar, discernir e integrar’, entre 22 e 24 de janeiro, na igreja do Colégio.

No programa publicado online, a diocese informa que o seu bispo, D. António Carrilho, é responsável pela abertura das jornadas de formação no próximo dia 22, às 19h30.

O padre Amaro Gonçalo Lopes, da Diocese do Porto, apresenta a 23 de janeiro o tema ‘Paróquias Missionárias. Como?’

No último dia das jornadas de atualização para leigos e consagrados da Diocese do Funchal, o vigário-geral do Patriarcado de Lisboa, cónego Francisco Tito Espinheira, apresenta uma conferência sobre “acompanhar, discernir e integrar a fragilidade” a partir da aplicação do capítulo VIII da exortação apostólica do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’.

Segundo o programa, uma hora depois, é apresentado o livro ‘Caminhada em Matrimónio: um guia para os noivos e famílias’ pelo padre Rui Pontes do Secretariado Diocesano da Família e CPM – Centros de Preparação para o Matrimónio.

CB/OC

 

Estudos Teológicos: Palestra de Jens Schlieter na Universidade Católica Portuguesa
Jan 22@11:30

Lisboa, 16 jan 2019 (Ecclesia) – O Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove, dia 22 deste mês, às 11h30, na Sala dos Descobrimentos (Edifício Biblioteca Universitária João Paulo II) daquela instituição uma conferência com Jens Schlieter.

A palestra do diretor adjunto do Instituto dos Estudos de Religião da Universidade de Berna, Jens Schlieter, tem como pilar «Science of Religion and Theology in the Academy – Conflicts and Possible Solutions», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

UCP: Universidade promove formação sobre «Humanidade em movimento. Cultura, História, Educação»
Jan 22@18:00_Jan 24@21:00

Lisboa, 08 jan 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia e Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), vão promover a primeira Winter School, com o tema ‘Humanidade em movimento. Cultura, História, Educação’, de 22 a 24 de janeiro, em Lisboa.

Segundo o programa enviado à Agência ECCLESIA, os três dias de estudo sobre ‘Humanidade em movimento. Cultura, História, Educação’ vão ser divididos nas palavras-chave – ‘tradições’, ‘servidões’ e ‘migrações’ – que orientam as diferentes conferências, respetivamente, a 22, 23 e 24 deste mês.

A ação de formação contínua decorre entre as 18h00 e as 21h00, no último dia o professor Américo Pereira, diretor da Escola de Inverno, vai fazer uma conclusão dos trabalhos e no final das duas sessões anteriores há sempre uma “síntese doutrinal”.

A UCP informa que a Winter School 2019 realiza-se em colaboração com o seu Instituto de Ciências da Saúde, a UNESCO, o CEFI, a Cáritas Portuguesa e o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, no Auditório Pe. José Bacelar e Oliveira, em Lisboa.

A primeira Winter School sobre ‘Humanidade em movimento. Cultura, História, Educação’ da Faculdade de Teologia e Faculdade de Ciências Humanas é de inscrição obrigatória (online), até dia 20 de janeiro.

CB

Jesuítas: Tertúlias no Centro Académico de Braga
Jan 22@21:00_23:00

Braga, 08 jan 2019 (Ecclesia) – O Centro Académico de Braga (CAB) realiza, neste mês de Janeiro (08, 22 e 25), três reflexões sobre o Papa, Família e a Geração K.

O padre José Frazão vai falar, esta noite, das 21h00 às 23h00, sobre «Agir com o Papa – A Alegria do Evangelho e o humor», naquele espaço ligado à Companhia de Jesus (Jesuítas), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A 22 deste mês, o sacerdote jesuíta Miguel Almeida aborda a temática «Não somos casados pela Igreja. Somos família?» e a 25 de janeiro, o padre António Santana reflete sobre «Os K vão aos kopos».

LFS

Jan
23
Qua
Lisboa: Encontros de Santa Isabel sobre a «Liturgia como lugar de “encontro”»
Jan 23@21:30_23:00

 

Lisboa, 02 jan 2019 (Ecclesia) – Os encontros de Santa Isabel de 2019 realizam-se nos dias 09, 16, 23 e 30 deste mês, sempre às 21h30, no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e têm como tema «Liturgia como lugar de “encontro” – Na receção da Constituição Sinodal de Lisboa».

A primeira sessão tem como orador D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, que falará sobre «Viver a liturgia como lugar de encontro» sendo a conversa moderada por Maria Cortez de Lobão, realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Uma semana depois, Sofia Campos Cruz e Diogo Assunção abordam o tema «Partilhar a Palavra e celebrar juntos a Eucaristia» (GE, 142) que será moderado por Joana Caiado.

«De que falamos quando dizemos “encontro”?» é o angulo de reflexão de Marta Brites e Juan Ambrosio, dia 23 deste mês, sendo moderados pelo padre José Manuel Pereira de Almeida.

O padre João Eleutério é o último conferencista dos encontros de Santa Isabel de 2019, dia 30 deste mês, para falar sobre «Encontros e desencontros na catolicidade da Igreja».

LFS

Porto: Ciclo de «Conversas Amplas» sobre «Agarrar a Missão»
Jan 23@21:30

Porto, 15 jan 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de Vilar do Paraíso (Porto), através da equipa de pastoral da família, organiza o ciclo de «Conversas Amplas» que tem como tema «Agarrar a Missão – Cuidar da Casa Comum».

A primeira conversa realiza-se esta quarta-feira (16 de janeiro) e tem como orador Bernardino Silva, missionário e professor de EMRC, que falará sobre «Refugiados – Presente no Futuro», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Dois dias depois, Sónia Fernandes, antropóloga, vai abordar o tema «Magia do Voluntariado» e a 21 de janeiro «O poder de um sonho» é o ângulo de abordagem do professor universitário, Adelino Cunha.

O bispo auxiliar do Porto, D. António Augusto Azevedo, fala dia 23 de janeiro sobre «Juventude e Igreja do Futuro» e Isabel e Jorge Mayer (psicóloga e engenheiro do ambiente) refletem, dia 30 deste mês, sobre «Fazer a diferença. A pessoa na Economia Social».

Todas as sessões realizam-se às 21h30 e decorrem em vários locais da paróquia de Vila Nova de Gaia (Porto).

LFS

Jan
24
Qui
Aveiro: Celebrações da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos na Igreja Metodista
Jan 24_Jan 25 todo o dia

Aveiro, 17 jan 2019 (Ecclesia) – A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2019 vai ser assinalada na Diocese de Aveiro, nos dias 24 e 25 de janeiro, pelas 21h00, em templos da Igreja Metodista.

O Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos realiza-se anualmente de 18 a 25 de janeiro, no hemisfério norte;na Diocese de Aveiro, a iniciativa vai ser vivida nas igrejas Metodistas de Aveiro (Rua Oudinot) e na de Aguada de Cima, no Concelho de Águeda.

‘Procurarás a justiça, nada além da justiça’ é o tema para o ano de 2019, que foi preparado por um grupo diferentes comunidades cristãs da Indonésia, país asiático de maioria muçulmana.

LFS

Aveiro: Igreja Metodista recebe celebrações da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

 

Leiria: Conferências sobre «Desafios da Ética Social Cristã»
Jan 24@17:15

Leiria, 21 jan 2019 (Ecclesia) – O Seminário Diocesano de Leiria vai acolher, dia 24 deste mês, duas conferências integradas no módulo interdisciplinar «Desafios da Ética Social Cristã».

Nesta iniciativa – promovida pelo Centro de Cultura e Formação Cristã – a primeira conferência, às 19h15, tem como tema «Como educam os cristãos?» e tem como oradora Maria da Conceição Azevedo, professora de ética na UTAD, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Porquê uma igreja pobre para os pobres?» é o tema da segunda conferência, às 21h00, que é proferida Ana Mansoa, diretora do Centro Padre Alves Correia.

LFS

Jan
25
Sex
Direitos Humanos: Lançamento do «Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo»
Jan 25@18:00

Porto, 15 jan 2019 (Ecclesia) – O «Relatório sobre 2018 a Liberdade Religiosa no Mundo» vai ser lançado no Porto, no auditório do Paço Episcopal, dia 25 deste mês, às 18h00, com apresentação de D. Manuel Linda.

Este relatório, da responsabilidade da Fundação AIS/ACN analisa a situação da “liberdade religiosa em 196 países, no período de dois anos até Junho de 2018 inclusive, com base nos testemunhos de representantes da Igreja local, documentos oficiais, artigos de agências de notícias e outros media especializados em assuntos religiosos, bem como nas informações fornecidas por organizações de direitos humanos”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com este documento, a Fundação AIS/ACN pretende apresentar um “compêndio geral do grau de liberdade religiosa existente em cada um dos países do mundo, além das formas e motivos da repressão que padecem os diferentes grupos religiosos”.

LFS

Direitos Humanos: Liberdade religiosa está cada vez mais ameaçada, diz relatório de fundação pontifícia

 

ACEGE: Debate sobre «Harmonização e conciliação entre trabalho e família»
Jan 25@19:30

Braga, 09 jan 2019 (Ecclesia) – A Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) de Braga vai realizar um jantar/debate, dia 25 de janeiro, sobre «Harmonização e conciliação entre trabalho e família».

Este encontro vai decorrer no Hotel Moutados (Vila Nova de Famalicão) e conta como oradores Jorge Líbano Monteiro e Dulce Noronha e Sousa, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) foi constituída em 1952, sob a denominação UCIDT – União Católica de Industriais e Dirigentes de Trabalho, é uma associação sem fins lucrativos.

LFS

Franciscanos: Sessão do ciclo «Deus tem mais que um nome»
Jan 25@21:00

Lisboa, 16 jan 2019 (Ecclesia) – A próxima sessão do ciclo «Deus tem mais que um nome» realiza-se dia 25 deste mês, às 21h00, no Centro Cultural Franciscano (CCF), e tem como orador João César das Neves.

Naquele local (Largo da Luz, nº11 – Lisboa), o professor universitário vai falar sobre «Cristianismo» e a iniciativa é promovida pelo CCF e Externato da Luz, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 21 deste mês, no mesmo local vai realizar-se, entre as 21h00 e as 23h00, um encontro sobre espiritualidade.

LFS

Jesuítas: Tertúlias no Centro Académico de Braga
Jan 25@21:00_23:00

Braga, 08 jan 2019 (Ecclesia) – O Centro Académico de Braga (CAB) realiza, neste mês de Janeiro (08, 22 e 25), três reflexões sobre o Papa, Família e a Geração K.

O padre José Frazão vai falar, esta noite, das 21h00 às 23h00, sobre «Agir com o Papa – A Alegria do Evangelho e o humor», naquele espaço ligado à Companhia de Jesus (Jesuítas), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A 22 deste mês, o sacerdote jesuíta Miguel Almeida aborda a temática «Não somos casados pela Igreja. Somos família?» e a 25 de janeiro, o padre António Santana reflete sobre «Os K vão aos kopos».

LFS

NACIONAL

VATICANO

INTERNACIONAL