Viseu: 10 milhões de estrelas tem de ser “luz de atitude e compromisso” – D. António Luciano

Gesto da Cáritas Portuguesa destina-se às vítimas dos incêndios da diocese de Viseu e ao apoio à Venezuela

(mais…)

Igreja: Novo bispo auxiliar do Porto sabe «o que é trabalhar» desde pequeno e quer «construir pontes entre pessoas»

Ordenação episcopal de D. Armando Esteves vai decorrer este domingo, em Viseu
(mais…)

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Slider

Natal: «Desejar bom Parto a Nossa Senhora é desejar bom Natal» – padre Nélio Tomás

Na Paróquia de Alfragide, no Patriarcado de Lisboa, a comunidade madeirense reuniu-se para celebrar a tradição da “Missa do Parto” (mais…)

Natal: Bispo de Coimbra aponta a responsabilidade da comunidade diocesana

D. Virgílio Antunes deixou saudação especial às crianças, jovens, idosos, doentes e pobres e às instituições que cuidam deles

(mais…)

Natal: Bispo do Porto quer proximidade à pobreza e solidão

D. Manuel Linda deixa primeira mensagem em vídeo por altura do Natal e aponta a “lição do presépio”

(mais…)

JMJ2019: Bispo do Porto convida os jovens a «fazer festa» com a iniciativa «Panamá in Douro» (C/vídeo)

A atividade para quem não tem possibilidade de ir às jornadas mundiais da juventude no Panamá

(mais…)

Migrações: Papa realça importância de «incluir» e «dignificar» através da educação

Francisco recebeu artistas e organizadores do concerto de Natal no Vaticano, cuja verba reverte a favor de projetos solidários no Uganda e no Iraque

(mais…)

COP24: Igrejas cristãs querem ajudar a salvar o mundo

Vaticano deixa alertas para consequências do aquecimento global (mais…)

Vaticano: Francisco pede «solução humanitária» para crise migratória

Papa recebeu novos embaixadores de Granada, Gâmbia, Bahamas, Suíça, Cabo Verde, Islândia, Turquemenistão, Malta, Catar e Estónia (mais…)

França: Papa condena atentado em Estrasburgo

Francisco expressou a sua solidariedade às famílias das vítimas

(mais…)

Ano C – 3.º Domingo do Advento

E nós, que devemos fazer? (mais…)

 

Natal: Bispo de Leiria-Fátima lembra os jovens que ainda buscam «um espaço de real inserção» na sociedade

«Exigimos que eles sejam fermento de futuro, mas discriminamo-los e condenamo-los a bater a portas que permanecem fechadas», realça o cardeal D. António Marto

(mais…)

Natal: Bispo de Viseu convida ao encontro com os «mais desfavorecidos da sociedade»

Primeira mensagem de D. António Luciano à diocese nesta quadra (mais…)

Natal: Bispo da Guarda defende «plena inclusão social» de todos, sem esquecer migrantes e refugiados

Mensagem de D. Manuel Felício recorda vítimas da pobreza e desertificação (mais…)

Fátima: Misericórdia é a «chave de leitura» para o século XXI

O cardeal D. António Marto é o primeiro a participar numa série de 13 podcasts com o título «#Fátima no século XXI»

(mais…)

Natal: Bispo de Aveiro recorda migrantes que vivem em contextos «muito vulneráveis» no país

«O Menino Deus não pode permanecer em lugares onde não há acolhimento», realça D. António Moiteiro Ramos

(mais…)

Vila Real: Presépio dá vida a colégio salesiano desativado em Poiares

«Este ano quisemos fazer algo em grande, porque não sabemos o que vai ser do edifício», realça Fátima Pereira

(mais…)

Programa Ecclesia do dia 14 de dezembro de 2018

3º domingo do Advento – Ano C

Amar só tem um porquê

José Luís Nunes Martins (mais…)

Mudar 1% por dia

Miguel Oliveira Panão (Professor Universitário), Blog & Autor (mais…)

A cruz escondida

Dezenas de cristãos vítimas de massacre na República Centro-Africana (mais…)

AGENDA

Dez
8
Sáb
Natal: «Presépio na Cidade» volta a iluminar Lisboa
Dez 8_Dez 23 todo o dia
Natal: «Presépio na Cidade» volta a iluminar Lisboa

Lisboa, 10 dez 2018 (Ecclesia) – Na Rua Garret, em Lisboa (junto à Basílica dos Mártires) está patente, de 08 a 23 de dezembro o «Presépio da Cidade».

Pelo 19º ano consecutivo, o Presépio na Cidade quer “estar perto das pessoas na rua” e “levar a mensagem de Jesus, de uma forma simples, alegre e acolhedora”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Diariamente, até dia 23 de dezembro, entre as 14h00 e as 19h00, o Presépio na Cidade quer acolher cada um e no final da tarde, pelas 18h30, há oração do Terço.

«O Povo que andava nas trevas viu uma grande Luz» (Isaías 9-2) e «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor» (Lc 2) são as frases mote da iniciativa deste ano.

O «Presépio na Cidade» é um projeto de leigos católicos que nasceu em Lisboa no ano 2000 – ano do Jubileu – com a intenção de celebrar em grande festa o Nascimento de Jesus, convidando a cidade a aproximar-se e a participar deste grande Acontecimento.

“Dar a conhecer o Menino Jesus, à Cidade de Lisboa, e a todos os que nela vivem ou trabalham, num Espírito de Paz, Alegria e Simplicidade” e “repor o verdadeiro sentido do Natal” são os objetivos do «Presépio na Cidade».

LFS

Dez
15
Sáb
Igreja: Fafe recebe imagem da beata Maria Clara do Menino Jesus
Dez 15_Dez 16 todo o dia
Igreja: Fafe recebe imagem da beata Maria Clara do Menino Jesus

Braga, 21 nov 2018 (Ecclesia) – As paróquias de Paços e São Gens do arciprestado de Fafe (Arquidiocese de Braga) recebem, nos dias 15 e 16 de dezembro, a imagem da beata Maria Clara do Menino Jesus, fundadora das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC).

Depois da visita a algumas paróquias de outras dioceses, a imagem da beata Maria Clara do Menino Jesus vai estar dois dias naquelas paróquias minhotas onde a congregação trabalha nas áreas da Pastoral Juvenil e Pastoral Familiar, refere a Equipa de Pastoral da CONFHIC, na sua Programação para este Ano Missionário.

No passado mês de agosto, a Juventude Franciscana Portuguesa (JUFRA) realizou a «semana do irmão», atividade de voluntariado franciscano nestas paróquias do arciprestado de Fafe e desta ação nasceram dois grupos de Jovens: Rainha da Esperança, em São Gens e Passos de Assis, em Paços que têm vindo a partilhar das atividades pastorais da Congregação, salienta uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A beata Maria Clara foi “a primeira mulher” a enviar irmãs para Cabo Verde, Índia e Angola e também pioneira na evangelização nas “periferias existenciais” de Lisboa.

LFS

Natal: «Presépios do Mundo» em exposição no Sardoal
Dez 15 todo o dia
Natal: «Presépios do Mundo» em exposição no Sardoal

Sardoal, 11 dez 2018 (Ecclesia) – No âmbito da quadra Natalícia e com o intuito de enaltecer a Fé e a Religiosidade que caracterizam o Concelho de Sardoal, o Centro Cultural Gil Vicente tem patente, de 15 de dezembro a 26 de janeiro de 2019, a exposição «Presépios do Mundo – O Imaginário Africano».

A mostra integra presépios da coleção Rui Sequeira, pertencentes à Diocese de Portalegre-Castelo Branco, que “dão a conhecer diferentes representações populares e etnográficas da natividade em África”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A inauguração da exposição decorre no dia 15 de dezembro, sendo antecedida por uma visita às capelas da vila ornamentadas com Presépios.

De referir que, nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro, as capelas e igrejas do concelho de Sardoal vão estar adornadas com presépios elaborados pelos sardoalenses.

LFS

Viana do Castelo: Festa de Natal no acampamento da comunidade cigana
Dez 15 todo o dia
Viana do Castelo: Festa de Natal no acampamento da comunidade cigana

Viana do Castelo, 19 nov 2018 (Ecclesia) – O Secretariado da Mobilidade Humana da diocese de Viana do Castelo organiza, dia 15 de dezembro, pelas 15h00, uma festa de natal com as crianças do acampamento da comunidade cigana, por trás das Bombas da Galp, em Darque.

Na festa haverá “distribuição de brinquedos e jogos educativos para os mais pequenos, advinda de recolha que tem vindo a ser feita ao longo do ano e ainda de material escolar, doado aquando da campanha feita nesse sentido, para os meninos que já frequentam a escola”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

No final será servido um pequeno lanche, “oferta da Diocese de Viana do Castelo”, refere.

Numa altura em que o espírito de Natal “se vai desvirtuando dos seus valores mais íntimos”, o facto de estarem “junto de gente tão necessitada, é um momento propício para lhes demonstrar que não estão sós nesta sua caminhada difícil e penosa pela vida”.

LFS

Dez
16
Dom
Advento: «A Luz da Paz de Belém» na Guarda
Dez 16 todo o dia
Advento: «A Luz da Paz de Belém» na Guarda

Guarda, 03 dez 2018 (Ecclesia) – O projeto intitulado «A Luz da Paz de Belém” foi assumindo um estatuto de atividade de referência que marca um percurso de preparação para o tempo de Natal e este ano realiza-se, a 16 deste mês, na cidade da Guarda.

Esta iniciativa é organizada pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE) e pela Cáritas e pretende ser a luz que marca em cada partilha, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa “A Luz da Paz de Belém” foi lançado pela televisão pública austríaca, no âmbito de um programa social intitulado “Light in the Dark” (Luz no Escuro), dedicado a pessoas carentes, tanto na Áustria como nos países vizinhos.

Progressivamente os escuteiros austríacos fizeram sair da “caixa mágica” este projeto com algumas adaptações à vida escutista, mas mantendo sempre o espírito do serviço às crianças carenciadas.

LFS

Igreja: D. Armando Esteves ordenado na Sé de Viseu
Dez 16 todo o dia
Igreja: D. Armando Esteves ordenado na Sé de Viseu

Viseu, 29 out 2018 (Ecclesia) – O bispo auxiliar do Porto, D. Armando Esteves, vai ser ordenado a 16 de dezembro, na Sé de Viseu.

O Papa a 27 de outubro D. Armando Esteves Domingues, até agora vigário-geral da Diocese de Viseu, como novo bispo auxiliar da Diocese do Porto.

Nas suas primeiras declarações, D. Armando Esteves Domingues, de 61 anos, realça uma notícia “que não esperava” e que por isso chegou como um “choque”, por tudo o que envolve a missão de bispo.

Aquele responsável agradece no entanto “a confiança que o Papa depositou nele” e dá também “graças a Deus” por, “ao fim de tantos anos” de missão sacerdotal e pastoral, o “continuar a chamar para novas tarefas”, neste caso na Diocese do Porto.

LFS

Porto: D. Armando Esteves Domingues nomeado bispo auxiliar da diocese

 

Publicações: Apresentação da obra «Marcelo Rebelo de Sousa – O Presidente dos Afetos»
Dez 16 todo o dia
Publicações: Apresentação da obra «Marcelo Rebelo de Sousa - O Presidente dos Afetos»

Lisboa, 28 nov 2018 (Ecclesia) – O livro «Marcelo Rebelo de Sousa – O Presidente dos Afetos» vai ser apresentado em Lisboa, no El Corte Inglés, às 18h30, por Fátima Campos Ferreira, no dia 12 de dezembro, data de aniversário do Presidente da República.

A obra foi escrita por Cláudia Sebastião e tem a chancela da Paulus Editora vai ser também apresentada no Porto, dois dias depois, às 21h00, na Livraria Telos-Paulus, por Júlio Magalhães que entrevistou durante muitos anos Marcelo Rebelo de Sousa nos domingos da TVI, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 16 de dezembro, às 17h00, na sede da Associação de Vítimas de Pedrógão Grande, o livro «Marcelo Rebelo de Sousa – O Presidente dos Afetos» vai ser apresentado por Nádia Piazza.

O livro da jornalista Cláudia Sebastião, trata “o lado pessoal, humano e social do atual Presidente da República e resulta de uma investigação exaustiva a bibliografia, declarações de Marcelo Rebelo de Sousa – antes e depois de ser eleito Chefe de Estado – e também várias entrevistas com muitas pessoas que têm lidado de perto com ele em áreas a que tem dado especial relevo durante o mandato”, acrescenta a nota.

Marcelo Rebelo de Sousa é “amigo de longa data da PAULUS Editora” e “colaborou por diversas vezes na escrita de prefácios e apresentações de livros”.

LFS

Publicações: Obra mostra Marcelo Rebelo de Sousa como «O Presidente dos afetos»

Lisboa: «Presépio Vivo» no adro da Igreja de São Domingos Rana
Dez 16@14:00_19:00
Lisboa: «Presépio Vivo» no adro da Igreja de São Domingos Rana

Lisboa, 06 dez 2018 (Ecclesia) – No dia 16 de dezembro, entre as 14h00 e as 19h00, no adro da Igreja de São Domingos de Rana (Lisboa) vai estar patente ao público um presépio vivo.

A abertura realiza-se às 14h00, depois segue-se a festa de Natal da Catequese sendo a representação do nascimento de Jesus feita às 18h30, a iniciativa termina com a adoração ao menino, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A organização pede que os visitantes levem um alimento não perecível em favor dos mais necessitados e estejam vestidos à moda do tempo de Jesus.

LFS

Évora: Assembleia diocesana do Movimento da Mensagem de Fátima
Dez 16@15:00
Évora: Assembleia diocesana do Movimento da Mensagem de Fátima

Évora, 13 dez 2018 (Ecclesia) – A Assembleia do Movimento da Mensagem de Fátima da Arquidiocese de Évora realiza-se a 16 deste mês, naquela cidade, onde vai ser apresentado o plano de atividades deste movimento.

No centenário da morte de São Francisco Marto sob o tema «Consolai o vosso Deus», a conferência inaugural, proferida por Nuno Neves, tem como pilar «A atualidade e expectativas do MMF», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, vai apresentar, pelas 17h15, o livro «Em nome dos Pastorinhos».

LFS

Dez
18
Ter
Publicações: Apresentação da obra «Ir a Roma e ver dois Papas»
Dez 18@12:00
Publicações: Apresentação da obra «Ir a Roma e ver dois Papas»

Braga, 10 dez 2018 (Ecclesia) – A obra «Ir a Roma e ver dois Papas» do bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, vai ser lançada dia 18 deste mês, às 12h00, no auditório Vita, em Braga.

Com apresentação do padre Fernando Caldas (reitor do Colégio Português de Roma entre 2011 e 2017) o lançamento vai ser antecedido de um auto de natal pelos alunos do Colégio João Paulo II pelas 11h30, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estas crónicas foram escritas durante a permanência de D. Nuno Almeida em Roma, coincidindo com a renúncia do Papa Bento VXI e eleição e tomada de posse do Papa Francisco.

No prefácio escrito pelo padre José Fernando Caldas salienta-se que “na sua escrita encontramos a sensibilidade e a delicadeza da sua vida, descortinamos a força da fé que lhe guia o caminhar, saboreamos pequenas sementes que trazem dentro a força que muda o mundo”.

LFS

Jesuítas: Conferência sobre «Pedro Arrupe a caminho dos altares»
Dez 18@21:30
Jesuítas: Conferência sobre «Pedro Arrupe a caminho dos altares»

Lisboa, 06 dez 2018 (Ecclesia) – O padre Pedro Miguel Lamet, jesuíta que foi o biógrafo do padre Pedro Arrupe, vai estar em Portugal para dar uma conferência sobre o antigo superior geral dos Jesuítas cujo processo de beatificação arrancou recentemente.

«Pedro Arrupe a caminho dos altares» é o título da conferência deste jesuíta que vai acontecer no dia 18 de dezembro, às 21h30, no auditório do Colégio São João de Brito, em Lisboa, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta reflexão vai ser antecedida pela apresentação do último livro do autor, intitulada «Saborear e saber» (recolhe a sabedoria de várias tradições religiosas), editada pela Tenacitas e apresentada pelo padre Vasco Pinto de Magalhães.

Além da “pertinência da sua obra”, a vinda do padre Pedro Miguel Lamet a Portugal para falar de Pedro Arrupe “ganha particular relevância”, tendo em conta o anúncio do início do processo de beatificação do jesuíta, que foi feito em julho pelo Superior-geral dos Jesuítas, padre Arturo Sosa, acrescenta.

Apesar de o processo já estar em marcha, a abertura oficial da causa deverá acontecer no dia 5 de fevereiro, data em que se assinala a morte do antigo superior geral da Companhia de Jesus.

O Padre Pedro Arrupe foi um jesuíta espanhol que nasceu em 1907, tendo sido missionário no Japão durante muitos anos e foi Superior Geral da Companhia de Jesus entre 1965 e 1983.

LFS

Dez
19
Qua
Lisboa: Universidade Católica promove homenagem ao padre João Seabra
Dez 19@19:00_20:00

Foto www.presidencia.pt, padre João Seabra

Lisboa, 13 dez 2018 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai homenagear o padre João Seabra no dia 19 de dezembro, em Lisboa.

A sessão de homenagem, em torno da publicação do livro “Não sou dono da verdade, mas sou possuído por ela”, que reúne 70 textos sobre  padre João Seabra, vai contar com intervenções de Luísa Leal de Faria, professora catedráfica da Faculdade de Ciências Humanas, e de António Pedro Barreiro, aluno do Instituto de Estudos Políticos da UCP

Promovida por iniciativa da reitora da UCP e do capelão da universidade, a homenagem vai decorrer às 19h00, no edifício da “Católica Lisbon School of Business & Economics”.

João Seabra nasceu em Lisboa, em 1949; licenciou-se pela Faculdade de Direito de Lisboa e entrou para o Seminário dos Olivais em 1973, fez a licenciatura em Teologia na Universidade Católica Portuguesa e em Direito Canónico, na Universidade de Salamanca.

Ordenado sacerdote a 5 de novembro de 1978, pelo cardeal D. António Ribeiro, foi capelão da Universidade Católica, pároco em Santos-o-Velho e na igreja de Nossa Senhora da Encarnação, no Chiado (Lisboa).

PR

Dez
21
Sex
Natal: Comunidade Vida e Paz promove festa com pessoas em situação de sem-abrigo
Dez 21_Dez 23 todo o dia

Objetivo é continuar a «ajudar a reconstruir os sentidos de vida dos convidados»

Lisboa, 23 nov 2018 (Ecclesia) – A Comunidade Vida e Paz (CVP) vai dinamizar uma nova edição da festa de Natal com as pessoas em situação de sem-abrigo 2018, entre 21 e 23 de dezembro, na Cantina da Cidade Universitária, em Lisboa.

“A Festa é para os nossos convidados! É para lhes mostrar que a mudança é possível, que o primeiro passo está mesmo ao alcance deles e que nós os iremos acompanhar neste caminho”, explica a comunidade, no seu sítio na internet.

A festa realiza-se há 30 anos e os voluntários da Vida e Paz querem “espalhar ainda mais magia” na Cantina da Cidade Universitária com todos os seus convidados.

Além da animação que marca esta iniciativa, com música e atividades lúdicas, com a ceia de Natal, a festa da CVP é também uma ocasião para ajudar em áreas como a saúde ou a higiene, a documentação, como o o cartão de cidadão, e continuar a desafiar os sem-abrigo a predisporem-se para a reabilitação, a acreditar num futuro diferente.

A primeira edição, em 1989, teve lugar na Alameda das Universidades de Lisboa, onde os dias de festa “foram cheios de alegria e de situações curiosas” como a falta de alimentos mas, sempre que isso acontecia e, para “grande surpresa, apareciam benfeitores para apoiar”.

“Com o passar do tempo a Festa foi crescendo tendo-se tornado num marco do Natal da cidade de Lisboa”, realça a CVP.

A Comunidade Vida e Paz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, que assume como missão “apoiar as pessoas sem-abrigo de Lisboa com o objetivo de as reabilitar e reinserir como cidadãos participativos na sociedade”.

CB/OC

Porto: O “Mistério do Natal na Iconografia” na Torre dos Clérigos
Dez 21 todo o dia
Porto: O “Mistério do Natal na Iconografia” na Torre dos Clérigos

Porto, 05 dez 2018 (Ecclesia) – Ao longo do mês de dezembro, a Torre dos Clérigos, no Porto, realiza iniciativas para celebrar a quadra natalícia e Luis Casimiro vai fazer duas visitas guiadas sobre a iconografia neste monumento.

No dia 08 e 21 deste mês, Luis Casimiro é o guia de duas visitas guiadas ao monumento emblemático da cidade do Porto que tem como lema «O Mistério do Natal na Iconografia dos Clérigos», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ainda no âmbito das visitas, Germano Silva orienta, dia 29 deste mês, o «UpTOWN» (Torre dos Clérigos, Paço Episcopal, Sé e Museu de Arte e arqueologia na Igreja de São Lourenço)

Ao longo do mês de dezembro, a Torre dos Clérigos tem uma agenda cultural onde o Natal é o pilar central dos seus acontecimentos.

LFS

Dez
23
Dom
Porto: Homenagem a D. António Taipa
Dez 23@16:00
Porto: Homenagem a D. António Taipa

Porto, 23 nov 2018 (Ecclesia) – A Diocese do Porto vai dar graças pela “vida, serviço e testemunho” de D. António Taipa numa celebração, dia 23 de dezembro, às 16h00, na Sé daquela cidade.

O atual bispo do Porto, D. Manuel Linda escreveu por ocasião da nomeação do sucessor do bispo auxiliar do Porto que “o senhor D. António Taipa tem servido exemplarmente esta Diocese há mais de cinquenta anos e nos ofícios mais delicados: formador e reitor do Seminário Maior, no estudo e no ensino da teologia bíblica, membro das mais diversas estruturas pastorais e de participação diocesanas e nacionais, bispo auxiliar e administrador diocesano”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Sensível, afetuoso, sociável, culto e fidelíssimo, marcou positivamente uma geração de sacerdotes e conquistou a simpatia e admiração do laicado”, refere.

Nessa mesma missa concelebrará D. Armando Esteves Domingues que a partir dessa data substituirá D. António Taipa no serviço pastoral da diocese como bispo auxiliar.

LFS

Deficiência: Inclusão na Igreja deve começar no «conselho pastoral» de cada comunidade

Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência lança inquérito para conhecer realidade paroquial (mais…)

Deficiência: Quando a inclusão aumenta o sentido de Igreja

Mãe de cinco filhos, Carmo Diniz conta como integração plena do seu filho evangeliza comunidade paroquial (mais…)

Igreja/Sociedade: Serviço Pastoral propõe comunidades «mais inclusivas» das pessoas com deficiência

Mensagem assinala Dia Internacional, evocando «barreiras físicas e psíquicas» a superar (mais…)

ENTREVISTA

REPORTAGEM

Igreja/Portugal: Sem aposta clara nos jovens, Sínodo 2018 terá sido «oportunidade perdida», sublinham delegados da CEP (c/vídeo)

Tema vai estar em debate na próxima assembleia plenária do episcopado católico, em Fátima

 

NACIONAL

VATICANO

INTERNACIONAL