Vaticano: Papa pede fim de violência e do derramamento de sangue na Nicarágua

Francisco mostra-se «muito preocupado» com os confrontos no país da América Central

Dia da Terra: Organizações católicas retiram milhões de euros de empresas ligadas a combustíveis fósseis

Política de «desinvestimento» nas energias poluentes segue indicações do Papa Francisco

Vocações: D. José Cordeiro quer jovens «destemidos» na luta por «ideais profundos»

Bispo de Bragança-Miranda sublinhou que a Igreja precisa dos mais novos (mais…)

Pastoral da Saúde: Cuidados Paliativos «não são prioridade política»

Médicos Católicos estão contra a eutanásia e afirma necessidade de investir nos profissionais de saúde

(mais…)

Vaticano: Papa preside à ordenação de 16 sacerdotes e pede padres misericordiosos

Francisco assinalou o 55.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações (mais…)

Vaticano: Eucaristia educa para a justiça e a misericórdia, diz o Papa

Francisco recebeu visita de milhares de peregrinos italianos (mais…)

Cuba: Papa Francisco pede aos jovens compromisso para construir «pátria de hoje»

País sul-americano conheceu esta semana novo presidente depois de 60 anos da família Castro no poder

(mais…)

Igreja/Vocações: Quando acolher jovens significa ajudar a perceber onde serão mais felizes

António Raimundo e Carla Carreira testemunham que a procura de resposta não é um «sim» definitivo

(mais…)

Igreja/Política: Assembleia Legislativa dos Açores aprovou voto de congratulação a D. José Bettencourt

Em destaque a ordenação episcopal e nomeação como núncio apostólico do prelado luso-canadiano (mais…)

Património: Coleção inédita vai dar a conhecer «mestres da arte cristã» em Portugal

Igreja Católica e Estado assinam protocolo de colaboração para divulgação de autores que deixaram marca em território nacional, a começar pelo escultor medieval Pero (mais…)

Guarda: Bispo pede investimento no «discernimento vocacional» para que jovens assumam «risco da escolha»

Mensagem de D. Manuel Felício para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações (mais…)

Um fio de luz

Carlos Andrade Costa (mais…)

Ser santo com hábitos diários

Miguel Oliveira Panão (Professor Universitário), Blog & Autor (mais…)

Editorial Cáritas

Acção Socio Educativa dos Jesuítas e o colégio de São Fiel [ver caderno]

A Dignidade do Feminino em Luiza Andaluz

Carlos Liz, consultor em estudos de opinião e de mercado. (mais…)

Porto: Novo bispo convoca diocese para combate ao individualismo e à violência (C/vídeo)

D. Manuel Linda quer «contar com todos» no início da sua nova missão (mais…)

AGENDA

Abr
15
Dom
Semana de Oração pelas Vocações apresenta proposta de felicidade pela voz dos jovens
Abr 15_Abr 22 todo o dia
Semana de Oração pelas Vocações apresenta proposta de felicidade pela voz dos jovens

Bragança, 09 abr 2018 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal vai viver, de 15 a 22 de abril, a Semana de Oração pelas Vocações, este ano com propostas da Diocese de Bragança-Miranda, incluindo um vídeo com jovens

O guião nacional para iniciativa inclui a mensagem do Papa Francisco, uma proposta de rosário vocacional e Lectio Divina, uma vigília de oração e catequeses para crianças e para jovens.

O Secretariado da Pastoral Juvenil e Vocacional da Diocese de Bragança-Miranda chamou os jovens no hino ‘É Cristo que me chama a ser Feliz’, gravado em vídeo, bem como um conjunto de propostas para apoiar as comunidades, os grupos de catequese e de formação, nomeadamente nas celebrações.

LFS

Igreja/Portugal: Semana de Oração pelas Vocações apresenta proposta de felicidade pela voz dos jovens (c/vídeo)

 

Braga: Semana de Oração pelas Vocações
Abr 15_Abr 22 todo o dia
Braga: Semana de Oração pelas Vocações

Braga, 20 mar 2018 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Braga promoveu a apresentação da peça de teatro ‘Job que gritas em mim’, como preparação e divulgação da Semana de Oração pelas Vocações, agendada para 15 a 22 de abril.

A semana especial na Arquidiocese de Braga vai ter como tema ‘Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor’, entre 15 e 22 de abril.

LFS

Braga: Teatro desafiou à vivência da Semana de Oração pelas Vocações

 

Abr
21
Sáb
Fátima: Sessão sobre «Sofrimento e liberdade, sacrifício e reparação»
Abr 21_Abr 22 todo o dia
Fátima: Sessão sobre «Sofrimento e liberdade, sacrifício e reparação»

Fátima, 26 jan 2018 (Ecclesia) – O projeto ‘Escola do Santuário’ vai começar este mês no santuário nacional, com casa cheia para a primeira sessão, dedicada às questões levantadas pelo Papa na sua visita de maio de 2017.

Num comunicado enviado a Agência ECCLESIA, o Santuário informa que os itinerários formativos “são alicerçados” na ideia de que Fátima “é um lugar de experiência de Deus”, onde cada peregrino é convidado a experimentar essa presença.

Para 2018, o santuário mariano propõe três itinerários abertos ao público em geral, num máximo de 40 participantes por sessão.

Entre sábado e domingo, o tema será ‘Nossa Senhora de Fátima – Qual Maria?’.

“Desta pergunta do Papa Francisco parte o primeiro itinerário, cujo objetivo é aprofundar as interrogações deixadas pelo Papa na Capelinha das Aparições, na primeira peregrinação internacional do Centenário, para corrigir alguns desvios da devoção mariana e descobrir Maria como ‘uma Mestra da vida espiritual’; a ‘bendita por ter acreditado’ e a ‘Virgem Maria do Evangelho venerada pela Igreja Orante’, adianta a instituição católica.

A 17 e 18 de março é o tema genérico ‘Trindade e Eucaristia, adoração e solidariedade’; em abril, nos dias 21 e 22, fala-se sobre ‘Sofrimento e liberdade, sacrifício e reparação’.

No comunicado destacam-se também as três edições dos ‘Encontros de Espiritualidade para Aposentados’, para pessoas com mais de 65 anos, que têm a duração de quatro dias, em março.

Estes encontros específicos pretendem aprofundar o conhecimento do significado do acontecimento Fátima “nos dramas do século XX e do novo milénio” e vão proporcionar uma descoberta da Mensagem como fonte de espiritualidade “para viver de forma gratificante e fecunda a aposentação”.

Segundo comunicado, o último itinerário da Escola do Santuário vai decorrer entre 21 e 27 de maio com o tema ‘O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal’.

“A ‘Escola do Santuário’ tem por missão aprofundar e descobrir a Mensagem de Fátima e a sua espiritualidade promovendo a iniciação, o crescimento e o amadurecimento espiritual a partir da Mensagem; o reconhecimento da eclesialidade da Mensagem e da sua relevância pastoral bem como a leitura da Mensagem em relação com experiências significativas da contemporaneidade”, desenvolve o Santuário.

Para além dos momentos orantes, das sessões orientadas em sala e deslocações a diversos lugares do santuário, a Aljustrel e aos Valinhos, os participantes vão também “interpretar e refletir” sobre Maria na “linguagem artística”, como nos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

CB/OC

Abr
22
Dom
CNE: Milhares de escuteiros portugueses comemoram o seu patrono
Abr 22 todo o dia
CNE: Milhares de escuteiros portugueses comemoram o seu patrono

Lisboa, 17 abr 2018 (Ecclesia) – Os escuteiros portugueses comemoram, dia 23 deste mês, o dia de São Jorge, patrono dos discípulos de Baden Powell, com várias atividades.

Em Portugal realizam-se várias atividades promovidas pelas juntas regionais dos escuteiros, “com grande moldura humana e espiritual”, em dois fins-de-semana diferentes (21 e 22 e 27 e 28 de abril) “das quais sublinhamos a de Lisboa que reúne no dia 22, a partir das 09:30, na Portela de Sintra mais de sete mil escuteiros, a do Porto a 28 de Abril, em Paredes, a de Setúbal também a 28 de abril no Seixal, no decorrer dos Jogos da Primavera, e Aveiro a 29 de abril em Ílhavo”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A figura de patrono reveste-se de “grande importância na vida do escuteiro uma vez que a formação de crianças e jovens através do exemplo é uma das características do escutismo”.

Nesse dia, as diversas regiões escutistas promovem “atividades e jogos que servirão para reforçar o conhecimento do seu patrono, para realçar as suas características e valores e sobretudo para enriquecer pedagogicamente a relação entre escuteiros”.

LFS

Igreja/Cultura: Encenação sobre «Anunciação» apresentada na Associação Católica do Porto
Abr 22 todo o dia
Igreja/Cultura: Encenação sobre «Anunciação» apresentada na Associação Católica do Porto

Porto, 27 mar 2018 (Ecclesia) – A encenação sobre a «Anunciação» vai ser apresentada nos dias 09, 14 e 22 de abril na Associação Católica do Porto

A iniciativa «Temos Mãe, temos Maria» é um “teatro religioso” com atores profissionais e texto e encenação de Castro Guedes, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A «Anunciação do Senhor» é, na Bíblia, um dos “momentos raros de diálogo entre o Céu e a Terra”, realça a nota.

Os “grandes temas” voltam a ser “encenados de forma artística” e assim acontece com a proposta de Deus “feita a uma mulher que veio a ser Mãe de Jesus e depois dada por Cristo na Cruz como mãe dos cristãos”.

A representação de Daniela Jesus e Miguel Branca exprimem “a luta” entre Maria e José, e o canto com harpa de João Carlos Soares exprime o que Deus na Bíblia foi dizendo à humanidade.

LFS

Dia Mundial das Vocações: Papa desafia jovens católicos a superar «tentações da ideologia e do fatalismo»
Abr 22 todo o dia
Dia Mundial das Vocações: Papa desafia jovens católicos a superar «tentações da ideologia e do fatalismo»

Cidade do Vaticano, 04 dez 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco desafiou os jovens católicos a superar as “tentações da ideologia e do fatalismo” na mensagem para o Dia Mundial das Vocações 2018, ano em que a Igreja vai dedicar uma assembleia do Sínodo dos Bispos às novas gerações.

“Hoje temos grande necessidade do discernimento e da profecia, de superar as tentações da ideologia e do fatalismo e de descobrir, no relacionamento com o Senhor, os lugares, instrumentos e situações através dos quais Ele nos chama”, escreve o pontífice, na mensagem divulgada esta segunda-feira pelo Vaticano.

O texto tem como título ‘Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor’.

O Papa sublinha que a vocação cristã “tem sempre uma dimensão profética”.

“Como nos atesta a Escritura, os profetas são enviados ao povo, em situações de grande precariedade material e de crise espiritual e moral, para lhe comunicar em nome de Deus palavras de conversão, esperança e consolação”, precisa.

O 55.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações vai ser celebrado a 22 de abril de 2018, IV Domingo de Páscoa.

A XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro do próximo ano, será dedicada aos jovens, particularmente à relação entre fé e vocação.

“Não estamos submersos no acaso, nem à mercê duma série de eventos caóticos; pelo contrário, a nossa vida e a nossa presença no mundo são fruto duma vocação divina”, realça Francisco.

O Papa realça a necessidade de impedir que a voz de Deus seja “sufocada pelas muitas inquietações e solicitações” do quotidiano.

“Não poderemos descobrir a chamada especial e pessoal que Deus pensou para nós, se ficarmos fechados em nós mesmos, nos nossos hábitos e na apatia de quem desperdiça a sua vida no círculo restrito do próprio eu”, adverte.

Francisco deixa votos de que cada católico seja capaz de “ler por dentro a vida”, no momento presente.

“Cada um de nós é chamado – à vida laical no matrimónio, à vida sacerdotal no ministério ordenado, ou à vida de especial consagração – para se tornar testemunha do Senhor, aqui e agora”, assinala.

A mensagem conclui-se com uma referência à Virgem Maria, “a jovem menina de periferia que escutou, acolheu e viveu a Palavra de Deus feita carne”.

OC

Bens Culturais: Início dos encontros «Com Expressões de Fé Viva» em Viseu
Abr 22@15:30
Bens Culturais: Início dos encontros «Com Expressões de Fé Viva» em Viseu

Viseu, 13 abr 2018 (Ecclesia) – Nas comemorações dos dez anos do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu vai realizar-se, de abril a dezembro, o ciclo de conferências «Encontros com Expressões de Fé Viva».

A primeira conferência decorre no Seminário Maior de Viseu, dia 22 deste mês, às 15h30, e está a cargo de Marco Daniel Duarte e Fátima Eusébio que abordam os temas «Santuário de Fátima, lugar de Bens Culturais – chaves de leitura para a paisagem da fé ao longo de 100 anos» e «A devoção de Nossa Senhora de Fátima na Diocese de Viseu», lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Aveiro: Orfeão de Barrô em concerto solidário pelo seminário
Abr 22@16:00
Aveiro: Orfeão de Barrô em concerto solidário pelo seminário @ Aveiro | Aveiro District | Portugal

Aveiro, 16 abr 2018 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro recebe um concerto solidário do Orfeão de Barrô “em favor do seminário”, no próximo domingo, último dia da Semana de Oração pela Vocações 2018.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese de Aveiro informa que o concerto solidário começa às 16h00 e decorre no auditório do seminário diocesano.

CB

Leiria: Diocese em festa com ordenações de sacerdotes e diáconos
Abr 22@16:00
Leiria: Diocese em festa com ordenações de sacerdotes e diáconos

Leiria, 19 abr 2018 (Ecclesia) – No encerramento da Semana de Oração pelas Vocações, dia 22 deste mês, na Sé de Leiria vão ser ordenados três diáconos e dois padres.

A celebração vai ser presidida por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, na Sé, pelas 16h00 e os novos diáconos são o seminarista diocesano Rui Ruivo e os frades franciscanos Luis Mota e Sérgio Gois, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os dois novos padres são os diáconos António Cardoso e Eduardo Caseiro.

A anteceder esta celebração, haverá uma vigília de oração, no Convento de São Francisco (Portela), em Leiria, na sexta-feira, dia 20, às 21h00.

LFS

Abr
23
Seg
Lisboa: Instituto Diocesano da Formação Cristã dinamiza novas edições de cursos à distância
Abr 23 todo o dia
Lisboa: Instituto Diocesano da Formação Cristã dinamiza novas edições de cursos à distância

Lisboa, 11 abr 2018 (Ecclesia) – O Instituto Diocesano da Formação Cristã, do Patriarcado de Lisboa, vai promover uma nova edição dos cursos à distância ‘Mensagem Cristã I e II’, respetivamente sobre ‘Revelação e Fé’ e ‘Bíblia e Jesus Cristo’, que se iniciam este mês de abril.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o instituto informa que a formação se destina a todos que “desejam aprofundar a sua fé cristã” e preparar-se para uma “ação pastoral qualificada” nas suas comunidades e testemunhar a fé na sociedade em que vivem.

No curso Mensagem Cristã I ‘Revelação e Fé’ vão ser abordados temas como “o sentido da vida, o mistério do Homem e o mistério de Deus, o ateísmo, a relação entre a ciência e a fé”, e começa a 23 de abril, data em que encerram as inscrições para a formação.

O Instituto Diocesano da Formação Cristã assinala que para os formandos que terminaram com aproveitamento estão abertas as inscrições para a Mensagem Cristã II, sobre ‘Bíblia e Jesus Cristo’, que se inicia no próximo dia 30.

LFS

Lisboa: Instituto Diocesano da Formação Cristã dinamiza novas edições de cursos à distância

 

Turismo Religioso: Ações de formação centradas na interpretação e comunicação do património a norte
Abr 23_Abr 24 todo o dia
Turismo Religioso: Ações de formação centradas na interpretação e comunicação do património a norte

Porto, 03 abr 2018 (Ecclesia) – A Direção Regional de Cultura do Norte vai promover as Jornadas Técnicas ‘Do conhecer ao dar a conhecer’, sobre interpretação e comunicação do património a norte, em quatro dioceses portuguesas, entre abril e junho.

As ações de formação no âmbito do projeto Rota das Catedrais começam este mês de abril, nos dias 23 e 24, na Diocese de Vila Real, no arquivo distrital.

As jornadas têm como público-alvo os técnicos de informação e animação turística, os especialistas em Turismo Cultural e do Património, guias-intérpretes e técnicos de agências de viagens.

LFS

Turismo Religioso: Ações de formação centradas na interpretação e comunicação do património a norte

 

Santa Sé: Conselho consultivo de cardeais (C9) reúne-se em abril
Abr 23_Abr 25 todo o dia
Santa Sé: Conselho consultivo de cardeais (C9) reúne-se em abril

Vaticano, 28 fev 2018 (Ecclesia) – A próxima reunião do Conselho de Cardeais (C9), criado pelo Papa Francisco para o aconselhar na reforma da Cúria Romana vai decorrer de 23 a 25 de abril, no Vaticano.

Na última reunião, o C9 debateu a criação de tribunas regionais para julgar casos de abusos sexuais.

A sala de imprensa da Santa Sé refere que o Papa e os elementos do chamado C9 debateram “diversas opções” para que a Congregação para a Doutrina da Fé possa “processar em tempos breves” os casos de abusos de menores.

Entre os outros temas abordados, estiveram o “estatuto teológico das conferências episcopais” e a “contenção de custos” na Santa Sé.

Na sua exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’, o Papa alertou para uma “centralização excessiva”, que, “em vez de ajudar, complica a vida da Igreja e a sua dinâmica missionária”.

LFS/OC

Vaticano: Papa estuda criação de tribunas regionais para julgar casos de abusos sexuais

 

Igreja/Bioética: UCP organiza colóquio «Eutanásia ou a Cultura do Cuidado»
Abr 23@14:30_19:00
Igreja/Bioética: UCP organiza colóquio «Eutanásia ou a Cultura do Cuidado»

Lisboa, 16 abr 2018 (Ecclesia) – «A Eutanásia e a Cultura do Cuidado» é o tema em debate na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, dia 23 de abril, entre as 14h30 e as 19h00, com Theo A. Boer (Lindeboom Professor of Health Care Ethics, University Kampen), e outros especialistas das áreas do Direito e Saúde.

Theo A. Boer é membro da Comissão de Supervisão da Lei sobre a Eutanásia na Holanda entre 2005 e 2014, que discutirá o tema “Eutanásia e o paradoxo da morte assistida. O caso Holandês”.

Esta iniciativa, que decorre no auditório Cardeal Medeiros da UCP, conta com dois painéis de discussão, com os temas «Eutanásia e Estado de Direito» e «A medicina na resposta à dor», sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O painel «Eutanásia e Estado de Direito» é constituído por especialistas em Direito, Jorge Pereira da Silva (diretor da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP); Conceição Cunha (professora da Escola do Porto da Faculdade de Direito da UCP) e Tiago Duarte (PLMJ).

Na mesa sobre «A medicina na resposta à dor», o tema será discutido por Miguel Oliveira e Silva (médico e professor catedrático FMUL), Manuel Mendes Silva (Conselho de Ética da Ordem dos Médicos) e Germano de Sousa (antigo Bastonário da Ordem dos Médicos).

Esta iniciativa é organizada pela Universidade Católica Portuguesa, com a colaboração da Rádio Renascença, de «Toda a Vida Tem Dignidade» e da Agência ECCLESIA.

LFS

Publicações: Lançamento da obra «Radix, Matrix» sobre as origens do cristianismo
Abr 23@18:00
Publicações: Lançamento da obra «Radix, Matrix» sobre as origens do cristianismo

Lisboa, 18 abr 2018 (Ecclesia) – A Universidade Católica Editora vai apresentar no dia 23 de abril a obra ‘Radix, Matrix’, da investigadora italiana Teresa Bartolomei, sobre as origens do Cristianismo enquanto modelo para a reconfiguração da sociedade.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, a autora destaca a relevância de estudar a Igreja primitiva, e todo o processo que decorreu até à criação de uma “comunidade única”, para perceber que caminhos devem ser adotados hoje, em que há cada vez maior necessidade de conjugar comunidades culturais, religiosas e políticas diferentes”.

“Já não vivemos em sociedades unitárias, monolíticas e de monopólio religioso como acontecia há anos. E temos que encontrar formas de coexistência que não sejam monoculturas separadas, porque o risco é que a sociedade fique fragmentada em mundos diferentes que não têm diálogo”, aponta a investigadora.

LFS

UCP: Livro destaca caráter «revolucionário» do Cristianismo face a sociedade «fragmentada»

 

 

Guarda: Jornadas do conhecimento dedicadas aos «Jovens – Pluralidade, Diálogos e Desafios»
Abr 23@21:00_22:00
Guarda: Jornadas do conhecimento dedicadas aos «Jovens – Pluralidade, Diálogos e Desafios»

Seia, 19 fev 2018 (Ecclesia) – As jornadas do conhecimento em Seia (Diocese da Guarda) começam a 01 de março e encerram a 12 de maio e têm como tema «Jovens – Pluralidade, Diálogos e Desafios».

Esta iniciativa, organizada pela «Galeria Paz de Espírito», da Diocese da Guarda, através do arciprestado de Seia e dos professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, conta com reflexões do D. Manuel Felício e do cientista Carvalho Rodrigues, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As XI jornadas do conhecimento terão o seu início (01 de março) na Casa Municipal da Cultura de Seia, com a abertura da exposição: “Existência e Convivências”, que retratam os 10 anos de existência da Galeria Paz de Espírito, incluindo ainda, a realização de uma conferência com o bispo da Guarda, D. Manuel Felício, subordinada ao tema: “Paz de Espírito: Juventude, Irreverência e Sonho”.

Nesta atividade vão realizar-se 5 fóruns jovens, nas diversas Escolas do concelho de Seia, nomeadamente na Escola Superior de Turismo e Hotelaria, na Escola Secundária, na Escola Abranches Ferrão e na Escola Guilherme Correia de Carvalho.

Destes fóruns, vai sair “uma Carta de Princípios, que será apresentada no último dia das Jornadas, a 12 de maio”.

No dia 09 de março, o padre Vítor Silva e Célia Oliveira vão refletir sobre «DeZafios» e o tema «Jovens e a Vocação» são temáticas abordadas, 10 de abril, pelo padre Rafael Neves e Cristina Sousa.

No dia 18 de abril, o professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Juan Ambrósio, reflete sobre «Família: Modelos e Afetos” e o padre Carlos Godinho aborda o tema «Ambiente e turismo».

«Saúde, Tecnologias e Bem-Estar» é o mote da conferência, dia 23 de abril, na Escola Secundária de Seia, pelo cientista Carvalho Rodrigues.

LFS