D. Sean O’Malley elogia presença significativa da comunidade lusófona em Massachusetts

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa durante a cerimónia do Içar da Bandeira Nacional no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, nas Portas da Cidade, Ponta Delgada, Açores, 9 de junho de 2018. ANTÓNIO ARAÚJO/LUSA

Boston, Estados Unidos da América, 10 jun 2018 (Ecclesia) – O arcebispo de Boston, cardeal Sean O’Malley, disse à Agência ECCLESIA que a celebração do Dia de Portugal no Estado norte-americano de Massachusetts é um momento “muito especial” para a comunidade lusófona.

“Vai ser muito especial ter o presidente Rebelo de Sousa aqui, em Boston, neste dia. Sei que as pessoas estão muito entusiasmadas e ansiosas por esta visita”, referiu o responsável, em conversa telefónica.

As comemorações do Dia de Portugal, que se iniciaram no sábado, continuam hoje em Ponta Delgada, nos Açores, estendendo-se a Boston e Providence, nos Estados Unidos da América.

O cardeal Sean O’Malley foi convidado para participar nas celebrações, mas está impedido de participar devido à coincidência de datas com a próxima reunião do Conselho de Cardeais, um órgão consultivo do Papa Francisco, em Roma.

O arcebispo de Boston manifesta o seu “entusiasmo” com a visita do presidente de Portugal numa data que é também “Dia de Camões” (pronunciado em português).

“Aqui, em Massachusetts, é onde a língua de Camões é mais falada nos Estados Unidos, temos uma enorme comunidade açoriana, bem como uma grande comunidade brasileira e cabo-verdiana”, recorda.

D. Sean O’Malley foi bispo de Fall River e estudou português para acompanhar a grande comunidade lusófona presente na região, com quem celebrava o 10 de Junho.

“A vinda do presidente [Rebelo de Sousa] a Massachusetts vai ser um grande estímulo, não só para a comunidade portuguesa, mas para a população lusófona, que é muito considerável”, observa.

O colaborador do Papa assinala que os emigrantes “sentem uma forte ligação aos Açores, a Portugal” e elogia as “maravilhosas tradições” do povo português, no seu país e no mundo.

“Para os católicos, sabemos também que é o dia do Anjo Custódio de Portugal, há uma dimensão de fé nesta data”, conclui.

Ao final da tarde de hoje, decorre a cerimónia do içar da bandeira nacional na Praça Municipal (‘City Hall’) de Boston, onde terão lugar várias iniciativas promovidas por associações da comunidade portuguesa e lusodescendente em Massachusetts.

Este Estado norte-americano acolhe perto de 400 mil portugueses e lusodescendentes.

Na segunda-feira, as comemorações do Dia de Portugal continuam com uma sessão solene na ‘State House’ de Massachusetts, seguindo-se uma receção no navio-escola Sagres.

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai atribuir a 15 de junho o título de ‘Doutor Honoris Causa’ ao arcebispo de Boston, cardeal Sean O’Malley, numa cerimónia marcada para as 17h00, no Auditório Cardeal Medeiros.

A UCP destaca do cardeal Sean O’Malley, presidente da Comissão Pontifícia para a Tutela dos Menores (Santa Sé), o “apoio à comunidade portuguesa” nos Estados Unidos da América, bem como o apoio à Universidade Católica Portuguesa por parte da sua diocese.

OC

Partilhar:
Share