Iniciativa da Fraternidade Verbum Dei vai decorrer no dia 10 de novembro, na Aula Magna da Universidade de Lisboa

Lisboa 29 out 2018 (Ecclesia) – A Fraternidade Verbum Dei vai promover o colóquio “3 Milhões de Nós” (3MN) para jovens, pais, professores, educadores e pessoas que “lidam com a juventude” na Aula Magna, em Lisboa, num dia “discussão” sobre os três milhões de jovens portugueses.

“A ideia é ser um dia muito interativo. Vários intervenientes vão falar sobre os jovens e fundamentalmente vão interpelar os jovens e perceber o que os jovens pensam, o que sentem, como veem os eu futuro e a sua realidade atual em diversos aspetos”, afirmou Paulo Oom, que integra a organização do congresso.

Para o pediatra, o objetivo é discutir sobre os jovens em três contextos: “a relação com os outros, a relação com a sociedade e a relação com Deus”.

“Nós fomos ambiciosos! Quando pensamos ‘onde vamos organizar’, pensamos numa das maiores salas de Lisboa. Achamos que é um tema tão importante e tão esquecido atualmente que valia a pena pensar numa sala grande e numa sala cheia”, acrescenta em declarações à Agência ECCLESIA.

Numa entrevista emitida no programa Ecclesia desta segunda-feira, na RTP2, Paulo Oom referiu que o objetivo é falar sobre as causas dos jovens portugueses, sublinhado a importância de estarem presentes “todos os que lidam com os jovens”

O objetivo não é “ditar sentenças”, mas fazer um levantamento das perspetivas dos jovens e principalmente “ouvir os jovens e fazer um fórum de discussão”, sublinhou.

Na apresentação do “3 Milhões de Nós” (3MN) Carolina Branco acrescentou que querem “criar um espaço de comunicação entre jovens e adultos que lidam diretamente com os jovens, pais educadores, professores”.

A imagem do encontro, criada pela designer que integra também o grupo organizador, traduz o objetivo do congresso, através de uma linguagem “apelativa”.

“Brincamos com os balões, uma letra mais jovem, para tentar espelhar os ideais do dia que queremos dar aos jovens”, acrescenta Carolina Branco.

A irmã Núria Frau, Missionária Verbum Dei, recordou que a ideia de um congresso sobre os jovens nasceu ainda antes da realização do Sínodo dos Bispos e teve como motivação o encontro dos diferentes membros da Fraternidade Verbum Dei e o seu interesse em “continuar a fazer algo” em conjunto.

“O que queremos é que seja um grande evento que tenha impacto para todos os que estamos implicados em acompanhar os jovens e também vivermos a nossa juventude”, afirmou a religiosa.

A irmã Núria Frau sublinhou que são os “jovens que evangelizam os outros jovens”, uma metodologia que marca os Grupos de Jovens Fraternos que as Missionárias Verbum Dei dinamizam na Paróquia do Campo Grande, e disse que o objetivo é criar ambiente de diálogo, também entre “crentes e não crentes”, incluindo os oradores, que não têm de falar “desde uma perspectiva cristã”, preocupando-se antes pela “transmissão de valores”.

“O Papa está a dizer-nos para sair das nossas igrejas, para criar palcos que sejam para todos”, disse a irmã Núria, acrescentando que “há que ir muito mais àquilo que nos une e que é capaz de criar os valores que nos façam acreditar que ‘ser humanos’ é o melhor que podemos ter”.

O congresso ‘3MN’ vai decorrer no dia 10 de novembro, sábado, na Aula Magna da Universidade de Lisboa; o programa indica sessões plenária durante a manhã com diferentes conferencistas em cada um de três temas (“Eu e com os outros”, “Eu com a sociedade” e “Eu e a espiritualidade”) e três mesas redondas de tarde, sobre voluntariado, empreendedorismo e convicções.

PR

Partilhar:
Share